O que fazer para acelerar o crescimento de uma árvore?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.7 / 5 3 votos

O berço pode ficar maior, mas nunca menor, pois, o solo compactado existente no local do plantio, pode dificultar o desenvolvimento das novas árvores. Com o solo descompactado ao redor da nova muda é facilitado o acesso das raízes aos nutrientes necessários para acelerar o crescimento.

Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo. Se optar por um produto granulado, aplique NPK 4-14-8 uma vez a cada seis meses em volta das raízes da àrvore, seguindo a proporção indicada pelo fabricante no rótulo da embalagem.

Normalmente a deficiência no crescimento das plantas está associada com alguns dos chamados “fatores limitantes de crescimento”. Os erros mais comuns envolvendo esses fatores são acesso à pouca luz, excesso de nutrientes na terra, baixa quantidade de dióxido de carbono, muita água e temperatura desregulada.

Angico Branco

Angico Branco
O desenvolvimento desta árvore no campo é bastante rápido, pode alcançar facilmente 4 a 5 metros em 2 anos.

Árvores demoram até 15 anos para atingir fase adulta.

Os macronutrientes mais importantes para o desenvolvimento das plantas são o nitrogênio, o potássio e o fósforo. Além desses, são também essenciais para as plantas o cálcio, o magnésio e o enxofre. Quanto aos micronutrientes, os principais para elas são: boro, cloro, molibdênio, cobre, ferro, zinco e manganês.

O nitrogênio (N) faz parte dos adubos do tipo NPK, é o principal ingrediente dos estercos e serve pra muitas coisas nas plantas. Pra você ter uma ideia da importância do nitrogênio, não existem proteínas nenhuma sem ele — inclusive no nosso corpo.

NPK é um tipo de adubo que ajuda a planta a crescer rapidamente, pois possui nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) na composição. O primeiro é responsável pelo crescimento e pelo fortalecimento de caules, folhas e raízes.

Como adubar: É importante lembrar-se das raízes, por isso a adubação deve ser feita por toda projeção da copa, ou seja, até onde a árvore faz sombra. Aplique o adubo no solo, exceto próximo ao tronco – a distância ideal para a aplicação é de 25 a 50 cm a partir dele.

De modo geral, a adubação com NPK 04-14-08 para frutíferas é indicada para a fase de enraizamento e para as fases de floração e frutificação.

Húmus de minhoca
Também conhecido como vermicomposto, é considerado um dos melhores adubos, afinal, as minhocas fazem o processo de decomposição de resíduos orgânicos presentes no solo, deixando apenas os nutrientes para as plantas consumirem. Além disso, é possível comprá-lo já preparado.

As plantas precisam de água, sais minerais, ar, luz e calor para viver. As plantas alimentam-se de forma diferente da dos animais.

Podas mal realizadas podem causar danos irreversíveis por toda a vida da árvore. Aprenda quando e como realizar os cortes antes de se equipar com ferramentas de poda. As árvores não se recuperam da mesma forma que pessoas. Quando uma árvore é danificada, ou sofre um ferimento, ela terá que crescer por cima da lesão.

Existe um ditado árabe que diz: "Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!". Isso porque, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos.

Guapuruvu

O Guapuruvu é uma das espécies mais notáveis deste artigo. Pelo simples fato de que esta árvore consegue atingir mais (bem mais que isso, segundo minhas experiências) de 3 metros de altura, por ano, desde seu plantio.