O que fazer para acalmar bebê agitado?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Aproximá-lo do peito para ouvir o som familiar pode ajudar a acalmar a criança. Segure a criança com e se balance movimentando os quadris para as laterais e flexionando levemente o joelho. Tudo com suavidade, para não assustar o pequeno. Música pode ser uma boa distração para o seu bebê agitado.

Balance seu filho
Balançar a criança é outro método eficaz quando pensamos em como acalmar o bebê. Balance seu filho com movimentos leves e delicados, fazendo com que ele se mexa de forma suave durante a ação. Esses movimentos vão deixar o pequeno mais tranquilo. Existem algumas formas de fazer esse balanço.

As ervas mais indicadas nesse caso são: camomila, calêndula e hortelã. A camomila é além de calmante e digestiva, também é ótima para a pele sensível do bebê.

Por exemplo, você pode dar um banho quente no seu filho, ler uma historinha para ele, cantar uma canção de ninar ou fazer uma massagem. Escolha duas ou três atividades e faça-as todos os dias na mesma ordem e no mesmo horário, para que o seu bebê comece a associá-las ao momento de dormir.

R.: Crianças saudáveis podem ter muita energia para gastar. Na idade da sua filha, entre 1 e 2 anos, gostam de explorar o espaço à sua volta – e algumas não param um segundo sequer mesmo. Isso pode ser totalmente normal.

Tristeza, apatia, perda de interesse, agressividade ou choro excessivo, podem ser sinais de que algo não vai bem com seu pequeno. Nesse sentido, para ajuda-lo é necessário buscar um acompanhamento profissional. Em casos de agitação, inquietude e falta de atenção, a terapia pode ser uma grande aliada.

Se o bebê estiver com um comportamento irritado, agitado (chamamos de “fussy” em inglês), empurrando o peito, gritando, chorando ou dormindo no peito, você pode oferecer o outro lado. Se esse comportamento persistir, em todas as mamadas e ao oferecer os dois lados, procure ajuda.

camomila

1- Favorece o sono
Em caso de dúvidas se bebê pode tomar chá, um chazinho de camomila é uma ótima ideia para os pequenos com dificuldades para dormir. Logo, por conta das suas propriedades calmantes, a bebida auxilia as crianças a ter uma noite de sono tranquila.

Se você está buscando soluções para o seu filho ter uma noite de sono tranquila, saiba que há ótimas opções de fitoterápicos para a criança dormir, como valeriana, passiflora e laranja amarga.

Além dos banhos com balde ou de banheira, uma opção muito interessante os banhos de ervas. A camomila, a aveia e o amido de milho são produtos de matéria vegetal com altas propriedades terapêuticas e que podem ser combinados com a água do banho para fazerem os bebês relaxarem antes de dormir.

Conheça 6 calmantes naturais para ansiedade

  • Calmante natural 2 - Melissa (Melissa officinalis) ...
  • Calmante natural 3 - Mulungu (Erythrina vellutina Willd.) ...
  • Calmante natural 4 - Valeriana (Valeriana officinalis) ...
  • Calmante natural 5 - Magnólia (Magnolia officinalis.) ...
  • Calmante natural 6 - Crataegus (Crataegus oxyacantha L.)

Os extratos das plantas medicinais Matricaria chamomilla (Camomila) e Passiflora alata (Maracujá), presentes em doses seguras para crianças nesse produto, possuem capacidade calmante de maneira 100% natural.

Este medicamento não deve ser utilizado por crianças menores de 5 anos.

Efeito Vulcânico
É demonstrado com irritabilidade e a relutância na hora do sono. É chamado assim exatamente por se parecer com a erupção de um vulcão, que acontece quando vapores e gases se acumulam e são libertados sob elevada pressão de forma violenta.

5 passos para acalmar o bebê para Dormir a noite toda

  1. Com uma bola de Pilates. Essa atividade pode ser utilizada em bebês com mais de 3 meses de vida, que é quando ele já consegue segurar melhor o pescoço. ...
  2. Dar um banho. ...
  3. Fazer uma massagem. ...
  4. Colocar músicas calmas. ...
  5. Barulho contínuo.

Já os bebês hiperativos são aqueles que, já nos primeiros dias de vida, arregalam os olhos, passam mais tempo acordados, franzem a testa muito precocemente e reclamam de tudo: do leite não sair adequadamente, do incômodo da roupa, de ficar sozinho. Eles não ficam quietos um minuto.

Hiperativo: está sempre se mexendo ou mexendo em alguma coisa. Não gosta nada de ficar quieto!

Estresse Infantil – Como Identificar os Sintomas
Já os sintomas físicos que podem ser considerados sinais de estresse são: tiques, gagueira, dores de cabeça e de barriga, diarreia crônica, falta de apetite, tensão muscular, bruxismo, náuseas e enurese noturna.

Muito barulho e agitação
Ambientes muito barulhentos podem não só deixar o bebê irritado, como também atrapalhar a qualidade do sono dele. Por essa razão, músicas, conversas e aparelhos eletrônicos muito altos podem incomodar bastante os pequenos. Nesse sentido, o ideal mesmo é evitar ambientes com essa atmosfera.

Frustração, cansaço e fome são as causas mais comuns. As crianças podem gritar, chorar, se agitar, rolar no chão, jogar coisas e bater os pés durante uma crise de raiva. Caso uma distração não interrompa a crise, a criança pode precisar ser removida da situação.