O que fazer para abrir o esôfago?

Perguntado por: nribeiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

A dilatação esofágica é um procedimento que permite o médico dilatar uma área estreita do seu esôfago. O médico pode utilizar varias técnicas para este procedimento. Pode ser realizada com auxílio direto da endoscopia ou alternar através de sondas dilatadoras calibrosas passadas através da boca para o esôfago.

Pode haver um estreitamento do esôfago. Quando os alimentos e líquidos saem da boca, eles passam através da garganta. A deglutição de alimentos e líquidos começa voluntariamente... leia mais (o tubo oco que vai da garganta ao estômago) ou ele pode estar completamente obstruído (bloqueado).

Acalasia
Ocorre quando o músculo esfíncter localizado na parte inferior do esôfago deixa de funcionar adequadamente, dificultando a passagem de alimentos ou líquidos para o estômago, causando dilatação do esôfago.

Tratamento do espasmo esofágico
Antidepressivos tricíclicos também são utilizados para relaxar os músculos, podendo ser também administrados. Outros medicamentos como, por exemplo, a nitroglicerina, nitratos de ação prolongada e medicamentos com efeitos anticolinérgicos. (por exemplo, a diciclomina) são menos eficazes.

Os espasmos do esófago são difíceis de tratar. No entanto, os sintomas podem ser aliviados com nitroglicerina, nitratos de ação prolongada, diciclomina ou com bloqueadores dos canais do cálcio, como a nifedipina. Por vezes são necessários analgésicos potentes para alívio das dores.

Tratar o refluxo com remédios caseiros pode ser uma fria

  • Água com limão. Dizem que o limão tem um efeito alcalinizante no organismo e por isso ajuda a neutralizar a acidez do estômago, evitando a dor que o refluxo provoca.
  • Chá de gengibre. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Chá de camomila. ...
  • Suco de babosa. ...
  • Betaína. ...
  • Mostarda.

A dificuldade de engolir, chamada de disfagia, acontece quando o transporte do bolo alimentar da boca até o estômago apresenta algum problema, dando a sensação de que algo está preso na garganta. A disfagia pode ser ocasional, resultado da ingestão rápida de alimentos ou da falta de mastigação adequada.

Mastigar bem os alimentos, ingerir líquidos sem gás às refeições e andar ou sentar-se por 2 horas após uma refeição - ao invés de se deitar - pode ajudar o esvaziamento gástrico. O médico também pode recomendar que se evite alimentos gordurosos e fibrosos.

Proteínas. Quando se trata de proteínas, carne moída ou purê, carne de porco e aves protegerão o esôfago, assim como os caldos feitos com esses ingredientes. Evite carne seca, bacon, linguiça ou salsicha e carne temperada com pimenta.

Tratamento. Esofagite é uma doença que pode ser curada. O tratamento está diretamente correlacionado com a causa específica da enfermidade e inclui o uso de medicamentos (antiácidos, antibióticos, antifúngicos) e mudanças no estilo de vida. Casos mais graves podem exigir intervenção cirúrgica..

Tome chá de camomila, hortelã ou feno-grego
Esses chás ajudam a reduzir sintomas de refluxo, pois tem efeito calmante para o estômago.

Coma sem pressa. Segundo o gastroenterologista Joaquim, quando uma pessoa come rápido, ela engole ar junto com a comida. O ar ingerido aumenta a pressão dentro do estômago e faz com que o esfíncter se abra sem necessidade. Por isso, o ideal é mastigar bem os alimentos e comer sem pressa.

Os espasmos esofágicos são contrações dolorosas no músculo do esófago. Os espasmos esofágicos podem ser sentidos como uma dor torácica repentina que pode durar uns minutos ou umas horas.

Os principais sintomas são: engasgos, dificuldade de engolir (disfagia) ou a deglutição dolorosa (odinofagia). Em alguns casos, a estenose causa acúmulo de líquidos e alimentos, que podem causar mau hálito e regurgitação.

Esofagite é uma inflamação no esôfago, que causa frequentemente dor, dificuldade para engolir e dores no peito.
...
Quais são os sintomas de Esofagite?

  • Dificuldade para engolir;
  • Dor no peito;
  • Náuseas e vômito;
  • Dor abdominal;
  • Tosse;
  • Perda de apetite.

Não há proibição de leite e outros produtos lácteos, mas ao comer queijo, selecione opções mais suaves e menos gordurosas, como cream cheese, brie e ricota. O iogurte também pode ser uma boa opção. É possível tomar sorvete com pouca gordura.

A domperidona é um medicamento que torna mais rápida a movimentação do alimento através do esôfago, estômago e intestinos, de tal maneira que o alimento não fique parado por muito tempo em um mesmo local, ou haja refluxo do mesmo. O controle dos sintomas é observado progressivamente com o decorrer do tratamento.

Um novo tratamento para o refluxo gastroesofágico (DRGE) foi aprovado no Brasil, trata-se do Esophyx, dispositivo implantado entre o esôfago e o estômago através de um procedimento endoscópico chamado Transoral Incisionless Funduplication (TIF).

Para combater a má digestão deve-se tomar chás e sucos que facilitam o processo digestivo dos alimentos e, quando necessário, tomar remédios para proteger o estômago e acelerar o trânsito intestinal, fazendo que diminua a sensação de estômago cheio.