O que fazer para a planta não morrer?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

6 FORMAS DE REANIMAR UMA PLANTA QUE ESTÁ MORRENDO

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. As plantas também precisam de alimentos saudáveis. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

Água demais, água de menos, sol em excesso, falta de adubo e de podas. Identificamos os erros mais comuns de jardinagem e apresentamos soluções práticas para você contornar cada um deles. Confira!

As plantas murchas podem ser um indicativo de energia pesada no cômodo. A energia negativa em um ambiente pode ser tão poderosa ao ponto de deixar as plantas murchas. Por isso, fique atenta à saúde e comportamento das suas plantinhas, elas podem indicar mais do que você pensa.

O uso da borra de café nas plantas é uma excelente forma de fornecer nutrientes, já que ela é rica em nitrogênio, carbono e matéria orgânica. Além disso, ela é levemente ácida, o que ajuda no fortalecimento do solo.

Use água para deixar as folhagens verdes
A água é o recurso mais comum para deixar as plantas mais saudáveis e consequentemente mais verdes. Faça a rega de acordo com a plantinha. Existem aquelas que precisam de água diariamente e outras que vivem bem com a rega apenas 1 vez por semana.

Não existe recomendação sobre a frequência da rega, mas dependendo das mudanças climáticas há mais ou menos perda de água. Confira suas plantas a cada dois dias. Se você colocar os dedos na terra e ela estiver seca, molhe novamente. Não é necessário molhar as folhas, pois a umidade pode ocasionar doenças.

Dicas de como cuidar das plantas em casa

  1. Escolha a espécie adequada. Não é qualquer tipo de planta que vai se ambientar à sua casa. ...
  2. Regue na hora certa. As plantas tem seu próprio tempo e demonstram quando precisam de água, é só ficar atento. ...
  3. Troque os vasos sempre que necessário. ...
  4. Higienize suas plantas.

Já o excesso de água pode ser percebido se as pontas das folhas e brotações estiverem queimadas, se os talos ficarem enrugados e sem brilho, com a superfície da terra nos vasos brilhando e queda de folhas verdes. Se as paredes dos vasos estiverem com excessiva formação de limo, também fique atento.

Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora rápido demais e elas não conseguem absorver a quantidade necessária para se manterem fortes. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção também é menor, o que pode deixar as folhas molhadas por mais tempo.

O início da manhã e o final da tarde são os melhores horários. Evite a nas horas mais quentes do dia, pois a água acaba evaporando sem chegar em quantidade suficiente às raízes das plantas e flores.

Em casos leves, você pode simplesmente parar de regar nas próximas semanas e esperar que ela se recupere. “Não regue até que o solo esteja completamente seco no nível da raiz, que está no fundo do vaso”, instrui Mast.

No ambiente, a Avenca tem a capacidade de absorver energias negativas e na presença de inveja suas pequeninas folhas murcham.

Dessa vez não é de tristeza. Essa liberação de água pelas folhas é chamada de gutação. Normalmente a gente percebe esse processo logo ao amanhacer e não acontece com todas as plantas. A gutação ocorre quando há uma alta disponibilidade de água no solo e alta umidade relativa do ar.

Comigo-ninguém-pode

Comigo-ninguém-pode. Seu nome popular já diz muito sobre o poder dessa planta, conhecida por absorver as energias ruins e afastar o mau-olhado. Essa folhagem se destaca com suas folhas bem verdes com manchas brancas, e é ótima para ser cultivada dentro de casa.