O que fazer para a menstruação não vazar a noite?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Vamos te dar algumas dicas especiais que vão fazer toda a diferença na hora de evitar os vazamentos menstruais noturnos:

  1. Invista no absorvente noturno. Não é à toa que existe esse tipo de absorvente, viu? ...
  2. Coloque o absorvente do jeito certo. ...
  3. Vale dobrar a proteção.

Basicamente, ficar de lado alivia a lombar e a pressão do abdômen, característico das dores. A posição de bruços também pode ajudar no caso das cólicas. Você pode deitar-se apoiando a cabeça no travesseiro e colocar outro entre as pernas ou pressionado na barriga.

Para aplicar o método basta colocar compressas de gelos na região do ventre de 15 em 15 minutos a cada 4 horas. Aos poucos, notará a quantidade de menstruação reduzindo até que finalmente pare. Esse método não vai acabar com a menstruação por completo, mas pode reduzir o fluxo.

Quantos absorventes é normal usar por dia? Bom, considerando que as mulheres usam cerca de 20 absorventes por mês e menstruam em média por 5 dias, podemos constatar ser comum usar no mínimo 4 absorventes descartáveis por dia.

Como mencionado anteriormente, a água não tem essa capacidade de fazer o sangramento desaparecer, ou seja, você continua menstruando.

Use bolsas de água quente. As cólicas surgem por contrações intensas do útero, que podem ser aliviadas com bolsas de água quente. Isso porque a alta temperatura dilata os vasos da região e ativa o fluxo sanguíneo, atenuando os efeitos das prostaglandinas — grupo de lipídios que faz o útero se contrair.

A menstruação na idade adulta geralmente dura até oito dias (9). Ao longo dos dias de sua menstruação, é comum que de 5 a 80 ml (até 6 colheres de sopa) de fluido menstrual deixem seu corpo (10).

Por isso, uma ideia que surge para contornar situações como essa é utilizar ambos os modelos de absorvente, o interno e o externo (para que nenhum imprevisto aconteça). No entanto, esse tipo de comportamento não é necessário. Os dois absorventes juntos não são a melhor solução para o seu fluxo.

4) Deixar de fazer alguma coisa por estar menstruada

  1. Nadar.
  2. Usar calça jeans.
  3. Fazer exercício físico.
  4. Fazer sexo.
  5. Tomar banho de chuveiro e de banheira.
  6. Lavar o cabelo.
  7. Cozinhar.

De bruços. Muitas mulheres também se deitam de bruços quando a dor da cólica aperta. É uma posição que pode ajudar a diminuir as dores menstruais, embora não seja bom recorrer sempre a ela: dormir sempre nessa posição pode fazer a coluna sofrer e trazer outros tipos de dores.

  • 1 Alimentos ricos em sódio e o sal. A retenção de líquido durante essa fase é mais acentuada e os alimentos ricos em sódio e o próprio sal pioram esse cenário.
  • 2 Chocolate. Por ser rico em açúcares, sua ingestão é desaconselhada. ...
  • 3 Cafeína. ...
  • 4 Arroz Branco. ...
  • 5 Batata frita.
  • 6 Álcool.

Um ciclo de menstruação com pedaços pode significar uma limpeza no organismo ou uma mudança hormonal passageira, porém, se você nunca teve um ciclo assim e repentinamente passar a ter, então é melhor conversar com o seu médico para investigar o que pode estar acontecendo por trás de todo esse sangue.

Ibuprofeno: outro método bastante conhecido que pode ajudar a diminuir o sangramento menstrual ou diminuir a menstruação é a ingestão de ibuprofeno a cada 6 ou 8 horas, já que esse medicamento tem a capacidade de diminuir o sangramento no organismo e, consequentemente, a menstruação.

Antigamente, lavar a cabeça era sinônimo de ficar com o cabelo molhado por muito tempo e resfriar o corpo. O frio estreita os vasos sanguíneos e intensifica as contrações uterinas, resultando no aumento da cólica. Entretanto, se o banho for morno e, não há problema algum em lavar a cabeça.

Se você está usando absorvente para fluxo intenso por dias e dias e, ainda por cima, é preciso trocá-lo em um intervalo mais curto do que a cada duas horas, pode ser sinal de hemorragia menstrual.

Não há perigo em ficar por mais de 12 horas com o mesmo absorvente, segundo José Maria Soares Jr., ginecologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Ao ficar por muito tempo com o mesmo absorvente, o que pode ocorrer é uma irritação na pele.