O que fazer para a mãe deixar você faltar à escola?

Perguntado por: isales . Última atualização: 18 de maio de 2023
/ 5 10 votos

Peça a permissão deles.

  1. Escolha uma hora em que eles estejam de bom humor. Caso você peça a eles em um momento ruim, eles podem pensar que não é uma boa ideia. ...
  2. Esteja preparado para ouvir um "não". A menos que você tenha uma boa razão para ficar em casa, seus pais não vão querer que você falte à aula.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

Ligue para a escola informando que vai se atrasar ou faltar.
Diga que tem uma consulta médica ou um evento de família para ir e por isso terá que se ausentar. Não tente imitar a voz de seu pai ou mãe, a equipe da escola não é idiota. O ideal é que outra pessoa dê cobertura para você.

7 desculpas mais utilizadas para faltar ao serviço

  • Não estou passando bem.
  • Meu filho ou familiar ficou doente e não tem ninguém para cuidar.
  • O médico me encaixou em uma consulta de última hora.
  • Sofri um acidente.
  • Tive em contato com pessoa com Covid.
  • Meu carro/moto estragou.
  • Doação de sangue.

Peça a permissão deles.

  1. Escolha uma hora em que eles estejam de bom humor. Caso você peça a eles em um momento ruim, eles podem pensar que não é uma boa ideia. ...
  2. Esteja preparado para ouvir um "não". A menos que você tenha uma boa razão para ficar em casa, seus pais não vão querer que você falte à aula.

Faça sempre a lição de casa, termine todas as tarefas domésticas e leve os estudos a sério para receber as melhores notas possíveis. Faça tudo o que seus pais pedirem, sem reclamar, e mantenha uma atitude positiva. Talvez soe como trabalho demais, mas lembre-se de que você quer receber algo em troca.

O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença).

O que diz a lei? Diz que o aluno tem obrigação de frequentar 75% , então, ele pode faltar 25% do total da carga horária. Se a escola tiver 1.000 horas, o aluno poderá faltar 250 horas, o que dá mais ou menos 50 dias letivos.

Segundo entendimentos recentes e uniformes do Tribunal Regional Federal 1ª Região- Brasília-DF, reprovar um aluno por faltas, mesmo que estas tenham sido justificadas com atestado médico, é uma prática ilegal, abusiva e desproporcional, ainda mais se o aluno obtém média para aprovação na disciplina.

Quanto a frequência a LDBEN é bem clara, a reprovação ocorre quando o aluno ultrapassar os 25% de faltas das 800horas / aula dadas no ano letivo.

A Lei 9.394 Proíbe A Reprovação.

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB - Lei 9.394, de 1996) estabelece que um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo, que deve ter 200 dias letivos.

As faltas inviabilizam o planejamento da aula e os agrupamentos produtivos, além de impedir que o professor possa trabalhar as dificuldades específicas do aluno.

A notificação de faltas escolares de alunos dos ensinos fundamental ou médio ao conselho tutelar será obrigatória quando superiores a 30% do percentual de faltas permitido pela lei, que atualmente é de 25%.

Nesse contexto, o Projeto Quem Falta Faz Falta, visa ampliar as garantias do direito à educação para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá, articulando o envolvimento necessário de todas as Unidades Educacionais.