O que fazer para a laje não trincar?

Perguntado por: oaragao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Pois é, isto é realmente importante. Durante este processo de cura, perder água muito rapidamente pode causar retração e consequentemente o surgimento de fissuras e trincas na laje. Exatamente por isto é sempre necessário manter a superfície de sua laje úmida logo após sua concretagem.

Se não tratadas, as trincas, fissuras e rachaduras podem comprometer a estrutura do imóvel, com riscos até de desabamentos parciais ou colapso da construção, em casos mais graves.

As trincas aparecem no concreto quando existe algum tipo de tensão superior ao que o material suporta e isso faz ele se abrir para aliviar essa força, formando trincas, fissuras ou rachaduras. No caso das rachaduras, por se tratar de uma questão estrutural, é importante consultar um engenheiro para resolver.

As fissuras acontecem, geralmente, quando as tensões que a superfície precisa resistir são inferiores às deformações. A diferença entre as forças faz com que aconteça alívio no sistema, gerando as pequenas aberturas.

Muitas trincas e fissuras são fáceis de serem reparadas: basta preencher suas aberturas com selantes acrílicos e fazer o acabamento em seguida. No entanto, existem casos avançados que podem até expor a armadura da estrutura, por isso demandam um pouco mais de trabalho.

Entenda melhor que ações precisam ser tomadas para obter um concreto mais resistente e durável.
...
Cura do concreto: 5 dicas para ter um concreto mais resistente

  1. Não retire as formas do concreto antes do tempo. ...
  2. Use uma cobertura impermeável. ...
  3. Hidrate diariamente. ...
  4. Respeite o tempo de cura. ...
  5. Uso de aditivos químicos para cura.

Os melhores impermeabilizantes para laje são a manta asfáltica e a manta líquida. “A manta asfáltica é a mais antiga e a mais tradicional solução do mercado e, antigamente, era a única utilizada na impermeabilização”, afirma Marcos Nakashima. “A manta líquida surgiu posteriormente, e veio para facilitar a aplicação.”

VEDACIT é um aditivo impermeabilizante para concretos e argamassas, que age por hidrofugação do sistema capilar e permite a respiração dos materiais, mantendo os ambientes salubres.

Sabendo que há um vazamento, você precisa agora entender porque está acontecendo, existem alguns motivos mais comuns que levam ao vazamento de água na laje, eles são: Rachaduras causadas por (Tempo ou Má cura da laje) Falta de impermeabilização. Falta de manutenção da impermeabilização.

A laje vai passar a trabalhar com um peso maior do que ela foi projetada, o que pode levar a falhas e até a um eventual colapso da estrutura, dependendo da situação. Simplesmente fazer uma nova impermeabilização, assim como no caso da reforma do piso, também pode gerar um peso extra sobre a estrutura.

Acontecem em qualquer lugar, mas principalmente em paredes, vigas, pilares e lajes e, geralmente, são causadas por tensões não previstas nos projetos. As fissuras, normalmente, são de menor gravidade. Em geral, aparecem mais na superfície da peça estrutural. São estreitas e alongadas, com aberturas com menos de 0,5 mm.

Trinca: vem na sequência da fissura e ocorre quando esta abertura aumenta (entre 1 e 3 mm) a ponto de dividir a estrutura, como as paredes, em duas partes distintas. Rachaduras: são caracterizadas por aberturas (acima de 3 mm) através das quais podem passar o vento e a água das chuvas, por exemplo."

Rachaduras transversais e transpassantes, aquelas que eu vejo o outro lado da parede, e estalos são sinais bem importantes de que a ruína pode ocorrer”, acrescenta o coronel Rossano. Os estalos podem, inclusive, mudar a frequência de acordo com a gravidade da situação.

É comum o uso de lajes como áreas de recreação e lazer, mas muitos moradores deixam de proteger o local com muros ou grades. Outro perigo está no contato com fios elétricos no alto. Lesões por quedas de lajes variam desde escoriações e contusões até a fraturas nos membros, coluna, tórax e crânio.

Veja abaixo os sinais que devem ser observados:

  1. Trinca nas paredes.
  2. Água empoçando no quintal.
  3. Portas e janelas emperrando.
  4. Rachaduras no solo.
  5. Água minando da base do barranco.
  6. Inclinação de poste ou árvores.
  7. Muros e paredes estufados.
  8. Estalos.