O que fazer para a grama crescer mais rápido?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

A poda do gramado é um dos principais fatores para manter a vitalidade do gramado. Nos períodos chuvosos, a grama cresce mais rápido e pode exigir cortes a cada 15 dias.

Na saída do inverno, os gramados costumam estar secos e com falhas, gerados por falta de água, pisoteio e baixo crescimento, a melhor maneira de reavivar o seu gramado é repondo nutrientes ao solo, utilizando adubos químicos, orgânicos e aproveitando para corrigir falhas e pequenas bacias onde acumula água.

Germinação: de 14 a 28 dias. Número aproximado de sementes por grama: 2.200 sementes. Ciclo: em condições ideais, o gramado estará pronto em 45 dias no verão e em 75 dias no inverno. Modo de plantio: preparar bem o solo, deixando-o bem nivelado e eliminando todo e qualquer tipo de planta invasora.

O melhor adubo para gramas é o adubo orgânico. Neste caso, o adubo para gramas tem em sua composição: esterco, restos de plantas e húmus de minhoca. Segundo os especialistas, o ideal é aplicar 2 kg de adubo para gramas por metro quadrado.

A areia (ou outros tipos de preenchimentos) é necessária para fornecer apoio às longas folhas de grama, impedindo que elas deitem. Areia é ideal porque é limpa, natural e pesada. Não só torna mais pesada a grama artificial, de modo que não se mova ou levante, mas também protege o gramado e proporciona estabilidade.

Vamos lá.

  1. Irrigação: A irrigação deve ser feita diariamente e uniformemente, preferencialmente na parte da manhã. ...
  2. Corte: Para ter um gramado sempre bonito, é fundamental realizar o corte regularmente. ...
  3. Adubação: Para um gramado nutrido durante as quatro estações do ano, é fundamental realizar a adubação periodicamente.

Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.

A partir disso, deve ser estabelecida uma rotina para a adubação do gramado de duas a três vezes ao ano, espaçando as aplicações conforme as estações e a natureza do produto. O ideal é adubar mais em épocas de chuva e calor, pois a planta fará uma absorção melhor dos nutrientes, sem muito desperdício.

Sem água a planta perde eficiência e não cresce direito, podendo inclusive secar e morrer. Um gramado sem irrigação tem um crescimento muito mais lento, com muito mais palha seca e muito mais falhas. Uma grama pouco irrigada aguenta menos o pisoteio e o sombreamento.

O início da manhã é o momento ideal para irrigar a maioria dos gramados. A grama terá um dia inteiro para secar e a água não se evapora de uma vez, pois o sol não teve tempo para aquecer o gramado. No entanto, a opção menos dispendiosa é irrigar o gramado durante a noite.

O melhor horário para molhar seu gramado é de manhã até as 9h. Isso porque o sol está mais fraco a dará tempo para que a grama seque ao longo do dia. Não se deve molhar a grama ao meio dia tão pouco a noite. 12h – a planta está absorvendo menos água, se protegendo do calor, e evitando perder água para o meio externo.

Cynodon dactylon

Grama Bermudas (Cynodon dactylon)
A grama Bermudas tem, entre suas principais características, folhas elegantemente estreitas e uma tonalidade de verde bem intensa. Um ponto importante para você saber: ela cresce rápido. Ela também resiste a pisadas, e tem um poder de regeneração impressionante.

Grama São Carlos
A grama São Carlos tem suas folhas mais largas e é bem popular nos jardins do Brasil. Por ter crescimento rápido, ela deve ser podada pelo menos duas vezes ao mês ou a cada dez dias.

A grama leva em média 30 dias para começar a enraizar. Sugiro aguardar pelo menos 60 dias antes de correr ou praticar esportes no gramado. Sem raízes suficientes, as placas escorregam e a terra afunda.

Minhocas também são as melhores amigas da sua grama verde, o humus produzido por elas é um fertilizante natural que influencia diretamente no crescimento e fortalecimento do solo e do gramado.