O que fazer para a geladeira consumir menos energia?

Perguntado por: iAvila6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Como economizar energia com a sua geladeira

  1. Evite o abre e fecha desnecessário da porta. ...
  2. Não coloque alimentos ainda quentes no interior da geladeira. ...
  3. Fique de olho na borracha de vedação. ...
  4. Deixe a geladeira trabalhar na temperatura ideal. ...
  5. Na sua cozinha, escolha o melhor lugar para a geladeira. ...
  6. Vai comprar uma geladeira?

Embora algumas pessoas acreditem que desligar geladeira à noite economiza energia, o resultado acaba sendo o contrário. Ao religar o aparelho pela manhã, ele precisa fazer um esforço energético muito maior durante o dia para restabelecer a temperatura ideal.

“Eu nunca mudo o termostato, deixo sempre no número dois. O número um é mais para quando faz uma viagem”, diz ela. A especialista orienta. “Deixar em um número menor é o melhor em caso de viagem, pois economiza mais energia e não tem necessidade que alguém abra muito a porta.

Dessa forma, o horário em que a energia é mais barata é fora do horário de pico, ou seja, entre 21h e 17h do próximo dia. A explicação é que nesse intervalo, a demanda de consumo é muito menor e o valor cobrado pela distribuidora fica abaixo da tarifa convencional.

Nunca desligue a geladeira
Mesmo que ninguém abra a sua geladeira durante a noite, o fato de ficar desligada acarreta o descongelamento do congelador, o que demanda um esforço energético dobrado durante o dia para a geladeira restabelecer a temperatura ideal.

Mito 1: Geladeira desligada estraga!
Essa afirmação tem certo sentido, afinal, as geladeiras não foram feitas para serem ligadas e desligadas a todo momento. Fazer isso com frequência pode, de fato, estragar seu eletrodoméstico. É melhor desligá-las apenas quando necessário!

O bom uso desse recurso possibilita economia de energia e conservação dos alimentos. Veja como funciona o termostato da sua geladeira e como mantê-lo regulado para pleno funcionamento. O termostato é o sensor que controla a temperatura das geladeiras, refrigeradores e outros eletrodomésticos.

Para regular a temperatura da geladeira doméstica e freezer, é necessário ativar entre 4 a 5 º C.Um cuidado importante é procurar deixar livre um caminho para circulação do ar internamente no congelador. Desta forma, garante que todos os alimentos fiquem à mesma temperatura.

Em média, o gasto energético das geladeiras antigas é 197% maior que o das novas.

Ventilador
Para que tenhamos uma ideia, um ventilador pequeno em funcionamento durante 8 horas diárias, consome em média 15,6 KW mensais, enquanto um ventilador de teto utiliza em média 28,8 KW durante esse mesmo período.

Chuveiro elétrico
Considerando potência e tempo de uso, o chuveiro elétrico se torna o campeão na nossa lista de eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. Para economizar, evite o usar o chuveiro no modo inverno e reduza o tempo de banho.

A lavadora de roupas e o ferro de passar também podem ser utilizados de forma racional para evitar desperdício de energia elétrica. Uma dica importante: Evite usar aparelhos elétricos no horário de pico de consumo, ou seja, no início da noite, de segunda a sexta-feira, especialmente no horário das 18h às 21h.

Evite tomar banho quente nos horários de maior consumo (de pico): entre 18h e 19h30min e, no horário de verão, entre 19h e 20h30. Para economizar o consumo de água, corrigir prováveis vazamentos já ajuda, e muito.

Em geral, uma TV OLED de 55 polegadas tem consumo de 98 W por hora ao dia, enquanto um modelo LED desse mesmo tamanho consome apenas 57 W.