O que fazer para a depressão não voltar?

Perguntado por: udomingues . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Fazer o tratamento durante o período indicado pelo psiquiatra, praticar atividade física, buscar ambientes leves no trabalho, dormir bem, cuidar da alimentação e cuidar da saúde física e mental de modo geral, são alguns cuidados indicados e necessários para ajudar a evitar recaída da depressão”, conclui Camila.

«E, embora as pessoas não mudem de personalidade, podem ter alguns ajustamentos, ficam mais vulneráveis, menos confiantes e com um olhar pessimista perante a vida e, nesses casos, a depressão pode arrastar-se durante vários meses e, até, tornar-se crónica», alerta o especialista.

Brigas frequentes em casa ou a obrigação de ter que fazer algo que não gosta diminui ainda mais a autoestima do portador da depressão, piorando o quadro da doença. Ao mesmo tempo, a ajuda médica jamais deve ser esquecida.

Portanto, a depressão tem cura e com o tratamento adequado o paciente pode voltar a ter uma vida normal e feliz. Quem já teve uma crise depressiva, no entanto, sempre deve estar atento a possíveis novos episódios da doença, por isso o acompanhamento psicoterapêutico é indicado mesmo quando a pessoa já é está curada.

A Bíblia nos mostra que os gigantes da fé também ficaram deprimidos, a exemplo de Jeremias, Elias, Jó, Jonas, Paulo e o próprio Jesus. Portanto, cristãos também podem ser atingidos por essa doença. Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Algumas opções de remédios caseiros para depressão são:

  1. Chá de hipericão. ...
  2. Vitamina de banana com nozes. ...
  3. Chá de açafrão. ...
  4. Suco de concentrado de uva. ...
  5. Chá de damiana. ...
  6. Chá de raiz de valeriana. ...
  7. Infusão de aveia.

Agora, veja 8 alimentos antidepressivos que você pode incluir nas suas refeições e lanches a fim de combater os sinais do desânimo.
...
Quais são os principais antidepressivos naturais?

  1. Banana. ...
  2. Carne, peixe, leite e ovos. ...
  3. Erva-de-são-joão. ...
  4. Salmão e sardinha. ...
  5. Oleaginosas. ...
  6. Carboidratos complexos. ...
  7. Cacau. ...
  8. Soja.

A depressão é uma doença que pode ser ocasionada por uma disfunção bioquímica no cérebro devido a alterações nos neurotransmissores. Os principais são a serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis por proporcionar sensação de bem-estar aos indivíduos.

A depressão pode durar "a vida toda" caso não seja tratada da maneira correta. Porém hoje temos uma série de ferramentas que estão a nossa disposição para ter uma melhora significativa destes quadros.

Não existe um tempo pré-definido para o tratamento da depressão, assim, algumas pessoas melhoram após alguns meses, já outras precisam tratar durante anos. Isso normalmente depende da causa e da gravidade da doença, além da possibilidade e vontade da pessoa em seguir o tratamento corretamente.

Em geral, pessoas depressivas são mais autocríticas e pensam coisas horríveis de si mesmos. Reflexões de baixa autoestima, como “eu sou inútil” ou “eu sou um fracasso”, são bem frequentes. Além disso, pensamentos de culpa, desesperança e pessimismo costumam fazer parte deste quadro.

A pessoa depressiva precisa de compreensão, paciência e muito cuidado. No estado emocional confuso em que se encontra, ela não consegue enxergar a intensidade de seus comportamentos. É preciso tratar a situação com delicadeza.

Alimentos com gordura trans, café e álcool são os vilões. A alimentação pode ser uma aliada para evitar o desenvolvimento de um quadro de depressão ou para minimizar os efeitos, caso o paciente já tenha a doença.

Higiene pessoal. A maioria das pessoas com depressão profunda deixa de cuidar do próprio corpo. Não têm a energia ou a motivação para tomar banho regularmente, escovar dentes, pentear o cabelo, lavar a sua roupa ou até mesmo mudar de roupa. Podem aparecer no trabalho com a mesma roupa durante vários dias seguidos.

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

"A luz está diminuindo, a produção de melatonina no corpo está aumentando e nosso corpo está nos dizendo para descansar", diz ela.

Geralmente, os antidepressivos têm um prazo de até três semanas para causar o efeito desejado. Então é comum que você ainda se sinta deprimido durante esse período.

Jesus, peço-te que voltes comigo até o momento em que esta depressão me atacou e me libertes das raízes deste mal. Cura todas as minhas lembranças dolorosas. Enche-me com o Teu amor, a tua paz, a tua alegria. Peço-Te que restaure em mim a alegria da minha salvação.

Salmo 94:18-19 – Quando eu disse: Os meus pés escorregaram, o teu amor leal, SENHOR, me amparou! Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.