O que fazer para a chapinha durar mais tempo?

Perguntado por: rrebelo . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos
  1. Hidratação caprichada. Cabelo nutrido e com as cutículas seladas adere melhor ao efeito da chapinha e ainda facilita o deslizar do aparelho. ...
  2. Produtos específicos para lisos. ...
  3. Blinde a oleosidade. ...
  4. Protetor térmico sempre! ...
  5. Separe em mechas pequenas. ...
  6. Finalização com antifrizz. ...
  7. Fuja da umidade. ...
  8. Com as pontas em dia.

Coque baixo
Não é todo penteado que compromete a chapinha depois de dormir. O coque, dependendo de como é feito, pode ajudar a manter os fios lisos e sem marcas. Basta pentear bem as madeixas e torcer o cabelo rente a nuca, em seguida prender com molas, algodão ou grampos para que ele não se desfaça.

- A oleosidade é um problema para a durabilidade da chapinha. É muito importante que o cabelo esteja bem limpo antes do processo. De acordo com Nunes, mesmo que o cabelo seja levemente ondulado, é aconselhável fazer escova antes de passar a chapa, para evitar o desgaste do fio pela temperatura.

  1. Hidratação caprichada. Cabelo nutrido e com as cutículas seladas adere melhor ao efeito da chapinha e ainda facilita o deslizar do aparelho. ...
  2. Produtos específicos para lisos. ...
  3. Blinde a oleosidade. ...
  4. Protetor térmico sempre! ...
  5. Separe em mechas pequenas. ...
  6. Finalização com antifrizz. ...
  7. Fuja da umidade. ...
  8. Com as pontas em dia.

Produtos com proteção térmica são os ideias antes de passar chapinha. Isso mesmo, diva, só o que você precisa fazer é usar um produtinho que tenha proteção térmica na fórmula! Essa ação é responsável por proteger o cabelo, reduzindo os danos do calor da chapinha.

Um dos truques de profissionais para minimizar o frizz depois da chapinha é finalizar o processo passando o ar frio do secador sobre os cabelos. Isso faz com que os fios esfriem mais rápido e não absorvam a umidade do ambiente, o que confere mais brilho e ainda prolonga a durabilidade do efeito liso e alinhado.

Ao contrário da escova, não existe exceção quanto ao uso diário da chapinha. Ela deve ser usada, no máximo, duas vezes por semana.

Se a escova progressiva não está durando como esperado, é muito provável que seu cabelo esteja muito ressecado e poroso. Quando a fibra capilar está com as escamas abertas, os fios não conseguem reter nutrientes, hidratações e, consequentemente, químicas como progressivas e tinturas.

"Pode lavar assim que você fizer, se o cabelo ficar muito pesado; pode lavar no dia seguinte e, assim, sucessivamente. Mas eu, particularmente, recomendo aguardar, pelo menos, um dia, porque a progressiva ainda estará fazendo efeito", explica.

Top 5 Melhores Protetores Térmicos para Cabelo de 2023: Guia de compra

  • Leave-In Nutritive Nectar Thermique Kerastase.
  • Óleo Elixir Utime L'huile Originale Kérastase.
  • Hair Protector Truss.
  • Leave-in Uniq One Lotus Flower Revlon Profissional.
  • 25 Benefits One United All-In-One Redken.

Pode parecer inofensivo, mas passar a chapinha nos fios sujos, sem lavar ou com resíduos de cremes e óleos tem o poder de “fritar” os fios e até causar a quebra. Por isso, sempre lave e seque os cabelos antes de passar a chapinha, ok?

Não passe nenhum tipo de produto que contenha óleo mineral antes de usar a chapinha, pois, estimulado pelo calor, o ingrediente atinge temperaturas altíssimas que literalmente "fritam" o cabelo. O excesso de calor muda muito a cor dos fios, então quem pinta o cabelo deve ter cuidado redobrado.

Passar a chapinha várias vezes na mesma mecha
Para alisar o cabelo, é necessário passar 3 ou 4 vezes a chapinha nos fios.

A resposta é sim. Os Cremes para Pentear de DaBelle possuem ativos de proteção térmica para ferramentas de calor. O ideal é que você aplique o Creme Para Pentear Liso Arrasador antes de utilizar a chapinha, secador ou babyliss. Utilizando os produtos certos você conquista aquele cabelo liso, hidratado e brilhante.

Uma das receitas de protetor térmico caseiro que mais se destaca é feita com a mistura de creme de pentear, água termal, óleo de argan e soro fisiológico. Essa misturinha é usada em um borrifador, tem validade de um mês e deve ser armazenada na geladeira durante esse período.

Óleo pode ser protetor térmico e finalizador
Para um resultado mais duradouro, os termoprotetores devem ser aplicados nos cabelos limpos e ainda úmidos e depois secos ao natural ou com secador para depois usar a chapinha.

Ao terminar a escova ou a chapinha, o cuidado final será usar um leave-in para selar as cutículas e dar mais brilho e maciez aos fios lisos. O ideal é que esse produto seja bem leve e que não pese, para conseguir ser absorvido completamente pelo cabelo e, assim, entregar mais movimento aos cabelos.

Cabelos secos e opacos tendem a ficar pior com a chapinha, com aspecto de mais seco ainda. Por isso evite o excesso!