O que fazer para a carne não grudar no congelador?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

O ideal é retirar as carnes do freezer e deixar na geladeira por cerca de 24 horas, ou seja, ela vai descongelar em refrigeração, e não sobre a pia, como costumamos fazer. Esse processo evitará uma contaminação. Além disso, ao descongelar devagar (um dia todo) e dentro da geladeira, a carne manterá sua textura intacta.

Para congelar a carne fresca, também recomendamos que ela seja cortada em pequenas porções, pois os pedaços maiores levam mais tempo para congelar, criando cristais de gelo no seu interior que ao descongelarem irão alterar um pouco o sabor da carne e levarão nutrientes embora.

Como congelar a carne marinada
Para conservar por mais tempo a carne você pode congelar no freezer e descongelar somente quando precisar. Quando for congelar basta que se coloque a quantidade de marinada indicada acima, e a quantidade de carne dentro de um saco ziplock. Coloque no freezer e pronto!

O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor.

"Colocar na água é um processo que acelera bastante o descongelamento das carnes", diz Bruno. "Porém, ao acelerar esse processo de descongelamento se perdem muitas vitaminas do alimento e, na grande maioria das vezes, também o sabor, pois a comida fica com um aspecto feio."

Bovina: É possível deixá-la guardada de 4 a 12 meses; Suína: Se for crua, pode ficar armazenada por 6 meses.

Tempo de congelamento
O tempo varia de acordo com o tipo de carne. Por exemplo: a carne bovina fresca pode ficar até 12 meses, já a processada não pode passar de dois meses, assim como linguiças, salsichas e bacon. Carne moída e hambúrgueres devem ser mantidos congelados por até três meses.

Independentemente do corte, a carne já pronta pode ser armazenada no freezer por no máximo 3 meses. As carnes assadas podem ser congeladas inteiras ou fatiadas, mas devem ser separadas do molho.

Como congelar e descongelar corretamente? O principal segredo é a maneira oposta para cada uma das técnicas: o congelamento deve ser rápido e o descongelamento precisa ser lento. E o mais importante, a carne resfriada deve sempre ficar no refrigerador, e a congelada no congelador, como os próprios nomes sugerem.

Comida descongelada pode voltar ao freezer? Congelar alimentos aumenta a vida útil deles e desacelera a proliferação de micro-organismos, mas, ao contrário do que muitos acreditam, a baixa temperatura não esteriliza os produtos - e, por isso, retornar ao congelador o que já foi descongelado oferece riscos à saúde.

Se a carne estiver esverdeada é porque teve proliferação de bactérias. Se estiver vermelho escuro, mais amarronzada, é porque a carne ficou exposta a uma temperatura menor do que deveria e não é recomendada para o consumo.

A primeira dica é: você não deve temperar a carne antes de congelá-la. Isso porque alguns temperos, como alho, cebola e pimenta, podem alterar o sabor da carne durante o processo de congelamento.

Método da água fria
Mergulhe a embalagem (de preferência, um saco hermético com zip) em um recipiente com água fria e deixe-a descansar. A dica: acrescente à água algumas gotas de vinagre para acelerar o processo.

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira.

Limão endurece a carne – Sim. O limão é ácido e faz com que a carne perca água.

Entre os toques especiais na hora de preparar a carne está o limão. Pingue algumas gotas de suco de limão sobre ela. Essa atitude além de ajudar a eliminar as bactérias da carne ainda traz sabor ao prato deixando ela mais suculenta.

Como descongelar carne rápido

  1. Coloque a carne em um saco plástico hermético com zíper. Remova o ar e feche o saco;
  2. Adicione a carne em uma tigela e cubra-a por completo com água fria;
  3. Troque a água a cada meia hora até que a carne esteja descongelada.