O que fazer para a barriga parar de fazer barulho?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 1 de março de 2023
4.4 / 5 9 votos

Quando estamos acordados, os intestinos se movem ritmicamente à medida em que as paredes se contraem e relaxam para misturar alimentos com secreções no trato gastrointestinal. Para diminuir esses barulhos, é preciso ingerir alimento a cada três horas, impedindo que o estômago fique vazio.

Tudo começa ao engolirmos ar, movimento chamado de aerofagia, mais comum nos ansiosos. Esse ar chega ao estômago, que se distende e o envia de volta pelo esôfago. A mistura com os gases concentrados por ali dá o cheiro característico dessa reação, que pode retumbar no ambiente.

Sintomas como estufamento, excesso de gases, dor abdominal, inchaço, barulhos na barriga e diarreia são sinais de disbiose. Ela acontece quando há o crescimento exagerado de alguma bactéria ruim no intestino. Suas causas podem ser desde alimentação desbalanceada até o uso prolongado de antibióticos.

CHÁS PARA GASES INTESTINAIS:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

Beber chá de gengibre pode ajudar a reidratar o organismo e reabastecer os líquidos que podem ser perdidos durante uma crise de diarreia. Você pode comê-lo fresco ou usá-lo para fazer chá. Estas são as formas mais seguras de usá-lo como remédio para diarreia.

Beba água. Tomar água de forma lenta pode ajudar a liberar o excesso de gases de duas maneiras: Ajuda a digerir qualquer alimento que possa intensificar o problema de gases. Torna o intestino mais forte para realizar as contrações que ajudam na liberação.

Outras causas de ruídos intestinais hiperativos:

  • Doença de Crohn.
  • Diarreia.
  • Alergias alimentares.
  • Sangramento gastrointestinal.
  • Enterite infecciosa.
  • Colite ulcerosa.

Pode ocorrer ainda quando se ingere ar pela boca, excesso de fibra, carboidratos não digerido pelo estômago, carne e alimentos muito ricos em proteínas. Outros fatores como genética e má alimentação podem também levar à flatulência.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.

A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

A diarreia é a manifestação de diversas alterações no intestino que provocam evacuações frequentes com perda da consistência das fezes, tornando-as aguadas.
...
8 alimentos para comer quando se está com diarreia

  1. Batata. ...
  2. Cenoura. ...
  3. Banana. ...
  4. Maçã (sem casca) ...
  5. Melancia. ...
  6. Carnes brancas. ...
  7. Arroz ou caldo de arroz. ...
  8. Sopa de legumes.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  • Chá de erva-doce. ...
  • Chá de hortelã-pimenta. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de erva-cidreira. ...
  • Chá de camomila. ...
  • Chá da raiz de angélica. ...
  • Chá de louro. ...
  • Exercício para eliminar os gases.

Existem diferentes tipos de posições corporais que podem ser de grande ajuda na eliminação rápida de gases.
...
Entre as seguintes, vais encontrar a melhor posição para ti para eliminares gases:

  • Cobra. Deita-te de barriga para baixo e coloca as mãos no chão por baixo dos ombros. ...
  • Pavanmuktasana. ...
  • Halasana.

O “ronco” do estômago é provocado pela contração muscular desse órgão, que é desencadeada pela produção de ácidos e da enzima digestiva pepsina. Ao se contrair, o estômago move líquidos e o ar contido em seu interior, o que desencadeia os ruídos.

A dor causada pelos gases pode estar acompanhada ainda de arrotos, azia e rigidez abdominal e, geralmente, some em algumas horas ou dias. Em caso de persistência, é importante procurar auxílio médico.

Como saber se estou com gases presos?

  1. Sensação de peso e esticamento da circunferência abdominal;
  2. Estômago alto;
  3. Vontade constante de arrotar;
  4. Azia;
  5. Perda de apetite;
  6. Falta de ar;
  7. Flatulência;
  8. Barriga dura. ¹

Para a sobremesa, ou até mesmo durante a refeição, as frutas laxativas são uma excelente pedida para quem sofre de gases. A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal.

Teníase e cisticercose
A parasitose adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozidas, que contém as larvas, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, gases, diarreia ou constipação. A infecção pode ser identificada pela eliminação espontânea de partes do verme nas fezes.