O que fazer no primeiro dia como gestor?

Perguntado por: larruda . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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Estas 8 dicas para o seu 1º dia como Líder vão ajudar você a evitar uma série de problemas que podem ocorrer.

  1. Compreenda a sua nova função. ...
  2. Procure um mentor(a) ...
  3. Construa bons relacionamentos. ...
  4. Identifique e comunique objetivos. ...
  5. Seja um modelo. ...
  6. Forneça feedbacks. ...
  7. Delegue tarefas. ...
  8. Mantenha-se flexível.

Como assumir um cargo de liderança: confira 4 dicas

  1. 1 – Conheça sua futura equipe. Nunca se esqueça de que, em uma empresa, ninguém conquista nada sozinho. ...
  2. 2 – Invista em autoconhecimento. ...
  3. 3 – Mostre seus resultados e conquistas. ...
  4. 4 – Invista na capacitação.

Para que alguém possa ser considerado um bom gestor, é preciso que seus resultados, dos seus colaboradores e do negócio como um todo, sejam facilmente mensuráveis. Assim, o trabalho precisa estar atrelado a metas. Para que essa estratégia seja mais facilmente implantada, pode ser interessante identificar metas SMART.

A falta de uma comunicação eficiente é também um dos maiores desafios para gestores. Para que esse aspecto possa ser melhorado, o líder deve atuar cada vez mais no engajamento dos profissionais, conscientizando-os da importância de serem transparentes e comunicarem suas dúvidas e preocupações sempre que surgirem.

Idealmente, você quer que sua equipe tire as três mensagens a seguir: Estou feliz por estar aqui e respeito o trabalho que você faz. Por favor, tenha certeza de que não estou aqui para causar estresse ou dificultar sua vida. Estou aqui para colocar você em primeiro lugar e permitir que você faça bem o seu trabalho.

Adapte a mensagem à realidade dos ouvintes. Atenda sempre às expectativas do público. Use ilustrações e exemplos que contemplem a atividade da plateia. Pequenas mudanças na abordagem do assunto podem provocar o interesse dos ouvintes.

Confira a seguir oito atitudes que surtem efeito negativo na gestão de equipes e, por isso, precisam ser evitadas pelos chefes.

  • Criar um clima de ansiedade e medo.
  • Delegar poucas tarefas e responsabilidades.
  • Dar um feedback pobre aos colaboradores.
  • Ser pouco claro sobre metas e expectativas.

No cargo de Gestor Empresarial se inicia ganhando R$ 2.009,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.307,00. A média salarial para Gestor Empresarial no Brasil é de R$ 3.033,00.

Entre as características de um gestor de sucesso, estão habilidade em comunicação, visão estratégica, orientação para resultados e trabalho em equipe. Tais competências promovem resultados ganha-ganha, beneficiando o time, a empresa e o próprio líder. Por isso, é útil investir no aprendizado e crescimento contínuo.

Você deve, no entanto, ter clareza sobre quais decisões devem ser exclusivamente suas e quais devem ser tomadas em conjunto para que não haja surpresas ou frustrações por parte de todos, incluindo você mesmo. Normalmente, o líder autocrático é orientado para tarefas e o líder participativo é orientado para pessoas.

Como fazer um bom treinamento de liderança?

  1. Promova o autoconhecimento. ...
  2. Foque na administração de conflitos. ...
  3. Treine o líder para que ele desenvolva inteligência emocional. ...
  4. Aprimore habilidades de comunicação. ...
  5. Aperfeiçoe as relações interpessoais. ...
  6. Estimule a escuta ativa. ...
  7. Incentive a resiliência.

Uma característica de como um líder deve agir, nos dias de hoje, é a resiliência. Cada vez mais atingir objetivos requer superar desafios e contratempos. Por isso, se você quer dar um exemplo para sua equipe, a resiliência é uma atitude que precisa ser incentivada.

Pontos negativos

  • Risco de baixa produtividade devido à falta de orientação e controle de qualidade;
  • Falta de direcionamento;
  • Individualismo e falta de respeito à figura de liderança.

Perguntas para fazer ao seu próximo chefe na entrevista de...

  • Qual o escopo dessa vaga?
  • Qual a expectativa da empresa em relação a esse novo profissional?
  • Quais desafios terei ao atuar nessa função?
  • Esse cargo tem expectativa de crescimento no futuro?

Desafiar a equipe de forma positiva
Outra dica importante sobre como liderar uma equipe e ser um bom líder, é entender suas tarefas e criar desafios saudáveis para os colaboradores. Desde uma dinâmica em grupo, ou até uma data limite, sempre lembrando das recompensas ao final para incentivá-los a participar.

O gestor deve ter em mãos a missão, a visão e os valores da empresa, pois é com base nesses itens que as metas serão criadas, depois ele deve fazer uma analise externa, definindo seu público alvo, assim ele saberá qual a melhor forma de atingir diretamente esse público, de maneira eficaz.

Líder é Modelo: Não deve falar que mais tarde vejo isso
Talvez essa seja a frase que mais incomode ou irrite os liderados. Quando o líder quer algo ele quer para ontem e quando o liderado pede algo, o líder diz que vai ver depois. Muitas vezes o líder fica vendo a mais de meses até cair no esquecimento.

Não dar feedbacks
Como cobrar resultados ou até comportamento dos colaboradores se eles não souberem o que há de certo ou errado? Muitos líderes cometem o grave erro de não dizer quais são os pontos fortes e fracos da equipe e o que ele deseja de cada liderado.