O que fazer no caso de uma gravidez indesejada?

Perguntado por: rjesus9 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

A mulher deve dirigir-se ao Centro de Saúde a que pertence ou ao Hospital da sua área e pedir uma consulta de interrupção de gravidez. Se desejar pode recorrer a uma clínica privada reconhecida oficialmente. Seja qual for o estabelecimento escolhido, seguir-se-á a Consulta Prévia.

Ainda que ocorra esse afastamento, é bom lembrar que ambos têm responsabilidade pela gestação iniciada. Ou seja, a participação do homem na gravidez faz a diferença.

Teste de sangue (Beta HCG)
A dosagem no sangue materno do gonadotrofina coriônica humana (BhCG quantitativo) é a modalidade mais sensível para detecção e acompanhamento no início da gravidez. É possível confirmar a gestação com cerca de 5 dias de atraso menstrual.

Se a futura mamãe gosta de chás, uma boa pedida é consumir aqueles que acalmam e auxiliam na digestão:

  • Erva-doce.
  • Erva-cidreira.
  • Alfazema.
  • Maracujá – Feito com a fruta.
  • Camomila.
  • Capim-limão.

Mulheres grávidas que tomam ibuprofeno nas primeiras 24 semanas de gestação correm risco de prejudicar a fertilidade de bebês do sexo feminino, foi o que revelou estudo publicado no Human Reproduction.

A futura Mamãe na 2ª Semana de Gravidez
O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

Primeira semana de gravidez: sintomas, cuidados e o feto

  1. Pequeno escape de sangramento devido a nidação (implantação do embrião no útero);
  2. Inchaço;
  3. Sono;
  4. Enjoo;
  5. Início da sensibilidade nos seios.

O teste da água sanitária é simples, basta você misturar em um recipiente a urina da mulher com um pouco de água sanitária. Se a solução borbulhar ou mudar de cor, o teste é positivo e indica que você está grávida.

O mais indicado é fazer o teste apenas depois do primeiro dia de atraso menstrual. Porém, os mais específicos, como os de sangue, podem identificar a gravidez a partir do décimo dia da fecundação.

No caso de uma gravidez não planejada, há riscos adicionais em decorrência dos impactos emocionais e alterações na rotina dessa mulher. A falta de planejamento familiar pode interferir na decisão de amamentar, no vínculo com o bebê e aumentar a chance de desenvolvimento de depressão pós-parto3, por exemplo.

O Projeto de Lei 5578/20 inclui no Código Penal o crime de abandono material de gestante, com pena prevista de detenção de um a cinco anos e multa de um a dez salários mínimos.

Mas dependendo de quão apertada está, ela pode causar a compressão do útero, da bexiga e de artérias e veias importantes. Isso pode causar complicações vasculares, inchaço e, em casos extremos, até a morte da mãe.

Os primeiros sinais de gestação só aparecem com cerca de 6 semanas. Por um outro lado, o beta-HCG poderá ficar positivo logo nos primeiros dias de atraso menstrual!

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.