O que fazer na primeira semana de aula 1o ano?

Perguntado por: ozaganelli3 . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Dinâmicas para a primeira semana de aula!

  1. Dinâmica do nome. O primeiro passo para conhecer seus alunos é pelo nome. ...
  2. Fazendo um auto-retrato. Aqui a ideia é deixar o aluno explorar sua criatividade. ...
  3. Conhecendo os colegas. ...
  4. Trabalhando em grupo. ...
  5. Mensagens de boas-vindas. ...
  6. Montando uma cápsula do tempo. ...
  7. Elogios.

Nesse dia, você deve se apresentar, falar sobre sua formação, onde já trabalhou, por que escolheu dar aula. Também é preciso mostrar satisfação de conhecer a turma e apresentar suas expectativas em relação ao trabalho. É natural que todos queiram se conhecer e saber o que vão estudar.

O objetivo das dinâmicas de acolhimento é tornar o ambiente escolar mais receptivo e trazer a atenção dos alunos para a sala de aula, preparando o caminho que será trilhado ao longo do semestre.

Objetivos: - Socializar as crianças ao novo ambiente; - Interagir por meio de brincadeiras, músicas, histórias, roda de conversa e atividades relacionadas ao seu nome. - Elaborar os combinados da classe.

Dar importância a: brincadeiras, faz de conta, músicas, o desenho e historinhas, bem como a leitura pelo professor.

Como receber os alunos no primeiro dia de aula?

  1. Reúna a equipe e ouça as ideias;
  2. Prepare a escola para o grande dia;
  3. Crie em um espaço "instagramável" para fotos;
  4. Pense em dinâmicas para cada ano e que envolvam os alunos;
  5. Tenha um espaço para tirar as dúvidas das famílias.

Por isso, para promover uma educação criativa:

  1. Incentive o pensamento crítico dos alunos.
  2. Crie situações para que os alunos participem das aulas.
  3. Use a ludicidade para ensinar.
  4. Promova experiências empíricas.
  5. Leve o ensino para além da sala de aula.
  6. Relacione disciplinas práticas com o cotidiano.

Você pode fazer perguntas no primeiro dia de aula para determinar metas específicas dos alunos, tais como seus objetivos de carreira, de educação ou os específicos para sua disciplina. Mantenha suas perguntas razoáveis e adequadas para a faixa etária da turma.

Como dar aula para ensino fundamental: quais os passos importantes para se tornar um profissional habilitado

  1. Reconheça qual é a sua atual situação acadêmica. ...
  2. Escolha bem a instituição em que você vai estudar. ...
  3. Organize suas tarefas. ...
  4. Aproveite ao máximo o seu curso.

Ser simpático e educado é um grande diferencial na hora de arrasar no primeiro dia de aula. Não espere alguém ser assim com você para retribuir. Cumprimentar com ''bom dia'', usar ''por favor'' e ''obrigado'' são gestos simples que causarão uma ótima impressão.

Dinâmicas para a primeira semana de aula!

  1. Dinâmica do nome. O primeiro passo para conhecer seus alunos é pelo nome. ...
  2. Fazendo um auto-retrato. Aqui a ideia é deixar o aluno explorar sua criatividade. ...
  3. Conhecendo os colegas. ...
  4. Trabalhando em grupo. ...
  5. Mensagens de boas-vindas. ...
  6. Montando uma cápsula do tempo. ...
  7. Elogios.

3 ideias para contribuir com o acolhimento escolar

  1. Comece com o acolhimento da linha de frente da escola. ...
  2. Invista na boa comunicação. ...
  3. Repense os espaços como ambientes acolhedores.

4 atividades para Educação Infantil que promovem acolhimento e adaptação

  • Atividade 1: Explorar o ambiente da escola. ...
  • Atividade 2: Promova o convívio social das crianças da turma. ...
  • Atividade 3: Máscaras com enfeites de bichinhos. ...
  • Atividade 4: Contação de histórias.

Nesse momento inicial confira algumas ideias para incluir nas atividades dos primeiros dias de aula. Desenhar, fazer colagens ou escrever sobre as emoções sentidas durante a pandemia. A partir dessas produções, os professores realizam a mediação permitindo que cada aluno tenha tempo de se expressar.

COMO FAZER: Professores e estudantes reúnem-se em rodas de conversa para expressar o que viveram em momentos de distanciamento, quais os sonhos, as mudanças vivenciadas, entre outras possibilidades. Por meio da linguagem e interação, os estudantes e professores podem conhecer outras realidades.

CONTEÚDOS

  1. Inclusão das famílias no processo de adaptação.
  2. Envolvimento das crianças na construção da rotina.
  3. Respeito e valorização das singularidades das crianças.
  4. Mediação das experiências da criança com a cultura.