O que fazer na hora da crise de cólica do bebê?

Perguntado por: lmoreira5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Como aliviar a dor no recém-nascido com cólica?

  1. Faça massagem na barriga. Uma forma de aliviar a dor é acariciando a barriga do bebê com movimentos circulares. ...
  2. Dê um banho morno. Em um ambiente silencioso, prepare a banheira do seu filho com água entre 35°C e 37°C. ...
  3. Faça uma compressa. ...
  4. Deite o bebê de bruços. ...
  5. Ofereça o peito.

Cólicas geralmente aparecem no primeiro mês de vida, alcançam o pico em aproximadamente 6 semanas de idade e cessam, de maneira segura e espontânea, aos 3 a 4 meses. Paroxismos de choro e agitação geralmente ocorrem tanto durante o dia como à noite e continuam por horas sem nenhuma razão aparente.

Ainda de acordo com ela, a mulher deve dar preferência a alimentos orgânicos, comidas feitas em casa e pratos com frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. Já aspartame, álcool, cafeína e alimentos fermentáveis devem ser evitados.

O Colic Calm, além de ser considerado o melhor remédio para cólica de bebês, também ajuda o sistema digestivo do bebê a se ajustar a novos alimentos, alivia soluços e dores de estômago, que muitas vezes são resultado do aumento da produção de saliva durante a dentição.

Como diminuir as cólicas?

  1. Use bolsas de água quente. As cólicas surgem por contrações intensas do útero, que podem ser aliviadas com bolsas de água quente. ...
  2. Tenha uma alimentação balanceada. ...
  3. Pratique exercícios e alongamentos para cólica. ...
  4. Faça atividades prazerosas. ...
  5. Não se automedique.

abraço lateral. O abraço lateral também é uma das posições queridinhas para aliviar a cólica! Para deixar nesta posição, basta ficar de ladinho e passar os braços em volta da barriga.

Geralmente a cólica em recém nascido e bebês desaparece por volta de 1 a 3 meses. Mas não é uma regra, em alguns pequenos as crises de cólica podem durar até os 4 meses, sendo que alguns nem sofrem dessas crises.

Podem durar alguns minutos, porém, o mais comum é que se prolonguem por horas (3 ou mais). Agora que você já sabe quanto tempo dura a cólica no bebê, além de identificar se ele está mesmo sentindo esse incômodo, veja o que fazer para ajudá-lo.

Chamamos de cólicas uma dor aguda na barriga acompanhada de espasmos e desconfortos para o bebê, e tem duração maior que os gases. Eles acontecem naturalmente nas primeiras semanas de vida e é uma dor, seguida pela liberação deles e então o alívio, assim como é nos adultos.

Mexer e movimentar as perninhas dos bebês
O movimento de “bicicleta” nas perninhas do bebê, além da flexão contra o peito, pode ajudar a eliminar os gases e acabar com o desconforto e dores do pequeno.

Apesar da amamentação com leite materno prevenir o surgimento das cólicas, uma vez que as cólicas aparecem, a ingestão de qualquer alimento e o ato de sucção podem piorar a situação ao estimular ainda mais o peristaltismo intestinal. Por isso, recomenda-se não amamentar o bebê antes das cólica melhorarem.

O leite materno, dentre todos os leites de mamíferos, é o que tem maior teor de lactose, um tipo de açúcar que pode causar as cólicas durante o processo de fermentação, especialmente pelo sistema digestivo ainda ser imaturo.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

Portanto, por segurança e para eficácia desta apresentação, a administração deve ser somente pela via oral. Luftal gotas (25 gotas/mL): Crianças – lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia. Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia.

Sem corante e com ação em até 10 minutos, Luftal Infantil alivia de forma segura a dor e a cólica causada pelos gases.