O que fazer na fase Pródromos?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Pródromos: Os pródromos são como um prenúncio do trabalho de parto, um "ensaio geral" e podem durar desde algumas horas até semanas. Nesse período, ocorre a preparação do colo do útero para o início do parto.

A fase dos pródromos pode começar alguns dias ou até semanas antes do trabalho de parto propriamente dito. Durante o verdadeiro trabalho de parto as contrações são bastante rítmicas. Elas ocorrem a cada 3 ou 4 minutos e duram no mínimo 30 segundos cada uma.

O período no qual a mulher começa a sentir as primeiras contrações é chamado de pródromos, o famoso "alarme falso". Neste período, elas são irregulares - uma a cada 10 ou 20 minutos - e o período de duração é diferente para cada mulher e para cada gestação, podendo durar horas ou até mesmo mais de um dia.

- Muitas mulheres relatam sentir nas costas uma dor intensa que as deixa irritadas e inquietas; - Sentimentos similares aos que você poderia sentir pouco antes da menstruação são comuns nos dias que antecedem o parto, como: irritabilidade, dores de cabeça ou cansaço. Algumas mulheres relatam episódios de diarreia.

Se você tiver menos de 20 contrações por dia, isso é normal, especialmente à noite. Isso porque a atividade do dia estimula o útero, ele está um pouco cansado e com tendência a se contrair.

Você está acostumada a ver as mulheres deitadas nesse momento, mas as posições de cócoras, sentada ou de joelhos são melhores para facilitar a saída do bebê. O canal de parto fica mais curto e a abertura da vagina fica maior, o bebê não aperta a sua barriga e a circulação de oxigênio para ele é melhor.

Agachar-se
Embora não seja fácil manter essa posição, é possível apoiar no parceiro ou usar uma bola ou banco como suporte. Os benefícios de agachar: Amplia sua pélvis, dando ao seu bebê mais espaço para girar e mover. Dá a você a liberdade de redistribuir seu peso.

Apesar de serem contrações dolorosas, os pródromos não têm o mesmo padrão das contrações do parto. “A grande diferença é que, nos pródromos, o repouso ou um banho quentinho já eliminam a sensação dolorosa, e esse útero se acalma. No trabalho de parto, mesmo com repouso, as contrações vão continuar evoluindo”, explica.

Quantas contrações de treinamento são normais por dia? Elas podem acontecer mais de uma vez por dia. E o que muitas mulheres não sabem é que, às vezes, acontecem sem a gestante perceber. Elas duram, em média, de 30 segundos a 2 minutos.

Prodromos são as primeiras contrações uterinas que podem indicar que a hora do parto está chegando. Podem durar apenas algumas horas ou se estender por dias e até semanas, e em cada mulher pode se manifestar de um jeito diferente.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Os primeiros sinais de trabalho de parto: Contrações
No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

Assim, basta alternar mais entre ficar de pé, sentada e deitada, além de dar leves caminhadas em casa para movimentar e relaxar um pouco os músculos. Caso nada disso minimize os incômodos, outra alternativa é tomar um banho morno, que, além de proporcionar relaxamento, promove a redução nas dores.

Um deles é a sonolência que, de acordo com Gondek, está relacionado às alterações hormonais. “Mais para o final da gestação, a mulher fica mais cansada e se sente mais sonolenta, a barriga incomoda mais e a pressão pode cair.

Muitos relatos de parto têm uma característica em comum: a bolsa estoura ou as contrações começam a ficar intensas no meio da noite ou nas primeiras horas da manhã, bem cedinho. Aconteceu com você?