O que fazer em pequenos cortes?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Primeiros socorros em cortes superficiais

  1. A primeira coisa a ser feita é ter certeza de que a ferida não é grave. ...
  2. Lave a ferida com muito cuidado com água e sabão. ...
  3. Aplique um anti-séptico e seque o local em volta da ferida;
  4. De acordo com a lesão, coloque uma gaze ou pano limpo para cobrir o ferimento.

Cortes escancarados com bordas irregulares normalmente requerem pontos. Cortes no rosto, pálpebras, lábios, palmas das mãos ou dedos podem exigir pontos, mesmo quando o corte parece pequeno. A pele nessas partes do corpo é tão esticada que é difícil se unir e se curar sozinha.

Alguns cicatrizantes naturais, como a ligadura de mel, o cataplasma de chá de calêndula ou as compressas de camomila, possuem substâncias com propriedades anti-inflamatórias, calmantes e/ou hidratantes, que ajudam a diminuir a inflamação e estimulam a regeneração da pele, acelerando a cicatrização.

Corte superficial: onde há menos sangramento e a tendência é que o sangue estanque rapidamente. Aqui, apenas as partes mais superficiais da pele é que sofrem algum dano. Corte profundo: Já o corte profundo pode causar até hemorragia.

De acordo com a lesão, coloque uma gaze ou pano limpo para cobrir o ferimento. Não use algodão, pois as fibras do material podem colar na ferida, provocando novamente sangramento ao retirar o curativo; 5. Mantenha o corte limpo e seco para facilitar a cicatrização.

Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.

Embora você possa tratar algumas feridas em casa, você deve consultar um médico se:

  1. uma ferida aberta é mais profunda que 1/2 polegada.
  2. sangramento não para com pressão direta.
  3. sangramento dura mais de 20 minutos.
  4. sangramento é o resultado de um acidente grave.

Se o corte não for muito grave, lave-o, com cuidado, com água e sabão neutro, aplique um antisséptico e em seguida coloque uma gaze. Não use algodão para não grudar na ferida. Mantenha o ferimento sempre limpo e seco para facilitar a cicatrização.

Fio ou gume:
Essa é a parte “afiável”, a principal região responsável pelo corte. Se estende do ricasso à ponta. Pode existir dos dois lados ou apenas de um dos lados da lâmina.

“Com o ponto, a cicatriz fica sempre menor.” O ponto une as bordas do ferimento, o que facilita a cicatrização e a regeneração dos tecidos. “Se deixar cicatrizar sozinho, o corte permanece aberto e isso pode ocasionar uma fibrose exacerbada no tecido, conhecida como queloide, que deixa a cicatriz muito maior”, explica.

Pomadas cicatrizantes mais conhecidas

  1. 1 – Hipoglós. As pomadas que contêm zinco são excelentes pomadas cicatrizantes para ferimentos como cortes e escoriações, além de serem ótimas para assaduras e irritações na pele. ...
  2. 2 – Kelo-Cote. ...
  3. 3 – Nebacetin. ...
  4. 4 – Bepantol. ...
  5. 5 – Aloe vera.

Ponha metade da atadura em um lado do corte e então puxe-a para o outro lado. Pegue o ponto falso e tire a parte de trás para expor a parte adesiva; pressione uma metade contra um dos lados do machucado, levando o curativo por cima dele até o outro lado, e pressione contra a pele.

3- Aplicar camada espessa de um creme cicatrizante (com dexpantenol, por exemplo) ou vaselina sólida e cobrir a ferida com gaze (se houver necessidade) e esparadrapo do tipo micropore. Esses curativos devem ser trocados pelo menos 1 x ao dia.

Três excelente remédios caseiros para eliminar ou atenuar cicatrizes de feridas recentes na pele são a babosa e o própolis, pois possuem propriedades que ajudam a fechar a ferida e a deixar a pele mais uniforme. Já para reduzir a casquinha e a coceira da cicatriz, o mel é um ótimo remédio natural.

Açúcar em ferimentos ajuda a estancar o sangue e.