O que fazer em caso de um furacão?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Mantenha-se distante de janelas e procure um abrigo numa área mais interna e mais baixa para se proteger de ventos fortes. Em caso de enchente vá para uma área de maior altitude. Chame 9-1-1 caso se encontre em situações de risco de vida.

Além da proximidade com a Linha do Equador, as águas oceânicas do Brasil, mesmo as do litoral nordestino, não chegam à temperatura média de 26ºC. E é por isso que não temos furacão no Brasil.

O ar seco, por fim, também pode contribuir para o desaparecimento de um furacão, uma vez que as tempestades precisam de ar quente e úmido para sobreviver. O ar seco por tempo e distância prolongados litralmente sufoca o furacão.

A única tempestade tropical oficialmente registrada no Brasil foi o furacão Catarina, que atingiu especialmente o estado de Santa Catarina na região Sul do país, no ano de 2004.

A pior parte de um furacão é a região que envolve o olho, chamada de parede do olho. Na parede do olho são observados os ventos e chuvas mais intensas do sistema.

Segundo meteorologistas ouvidos pela BBC News Brasil, as chances de que isso aconteça por aqui são mínimas - a explicação é que a formação de um furacão depende de uma série de fatores que só foi registrada uma vez no país.

O olho é uma região localizada no centro de ciclones tropicais fortes onde as condições climáticas são amenas. O olho de uma tempestade é uma região grosseiramente circular e geralmente com 30 a 60 km (20 a 30 milhas) de diâmetro.

Se estiver dentro de casa, evitar ficar perto de janelas ou portas de vidro (podem explodir devido a pressão). Locais mais seguros são o banheiro, porão ou corredor. Se morar em prédio, procure o andar mais baixo. Importante também ficar debaixo de mesas ou objetos robustos.

Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia. Se estiver fora de casa, procure locais onde possa se abrigar, como lojas e outros locais cobertos que podem ser uma opção na hora de se proteger durante uma tempestade.

Do ponto de vista econômico, o Furacão Katrina, que atingiu os EUA em 2005, lidera a lista. Quando se trata do número de mortos, contudo, um furacão que atingiu o Mar do Caribe em 1780 e ceifou 22 mil vidas, fica em primeiro lugar.

No início de 2023, as previsões eram de uma temporada de furacões abaixo da média, devido ao surgimento do El Niño -- que é um fenômeno natural que aquece as águas do pacífico e traz fortes ventos de alta altitude sobre o Atlântico tropical.

Eles formam-se em águas quentes dos oceanos, aquelas que possuem temperaturas médias de aproximadamente 26ºC. Seu tempo médio de duração é de dois ou três dias.

Provérbios 1:27 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) quando a calamidade lhes sobrevier como a tempestade, e a desgraça os envolver como o furacão, e a angústia e a aflição os dominarem.

Muitos furacões perdem força ao atingir áreas com águas frias e não chegam a ter contato com o continente. Aqueles que encontram a costa tendem a perder velocidade à medida que se deslocam para o interior.

Estados Unidos

Os Estados Unidos são o país com maior exposição aos desastres naturais, segundo a Maplecroft, sendo classificado como de “risco extremo”. A temporada de furacão americana de 2011 foi uma das mais intensas da história dos EUA, com 1.154 tornados registrados.

Um furacão considerado categoria 1 é o mais fraco, e causa pequenos danos materiais, e o de categoria 5, o mais forte, com ventos que ultrapassam os 249 km/h, pode destruir tudo o que estiver pelo seu caminho.

Um ciclone passa a ser classificado como um furacão quando atinge velocidades superiores a 150 km/h, quando é considerado um tufão forte, mas também podendo superar os 195 km/h no que é considerado um tufão violento. Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube?