O que fazer em caso de suspeita de broncoaspiração?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 2 votos

A primeira ação deve ser chamar ajuda! Não coloque a mão ou o dedo em forma de pinça na boca do engasgado, na tentativa de retirar o alimento, pois há risco de obstruir ainda mais a via aérea. Não provoque o vômito, pois a obstrução é da via aérea , não da via digestiva.

Os riscos da broncoaspiração são o desenvolvimento de áreas de atelectasia (oclusão dos alvéolos pulmonares), pneumonia, pneumonite, hipóxia e até mesmo morte”.

Os sintomas clínicos para a broncoaspiração são: tosse, dispnéia, voz molhada, engasgos ao se alimentar e podem estar acompanhados de sinais indicativos de disfagia orofaríngea, como: distúrbio de mastigação, dificuldade de deglutição, escape oral e nasal, sialorréia, recusa alimentar ou a diminuição da dieta por via ...

A broncoscopia é feita através da introdução na boca ou no nariz de um tubo, designado broncoscópio que possui na sua extremidade uma câmara de vídeo e uma fonte de luz fria. Como a broncoscopia é um procedimento que usa vídeo é, muitas vezes, referida também como videobroncoscopia.

Alguns dos sintomas que podem estar associados à pneumonia por aspiração são:

  • Dor no peito.
  • Tosse com expetoração purulenta (com pus)
  • Tosse com sangue ou pus.
  • Falta de ar.
  • Respiração ofegante.
  • Febre.
  • Fadiga.
  • Confusão mental.

Aspiração silente define-se pela entrada de material gástrico ou orofaríngeo abaixo das pregas vocais com ausência de tosse, engasgos ou qualquer sinal que demonstre a ocorrência da aspiração 7. Marik PE.

O que fazer em caso de broncoaspiração em idosos
Como a broncoaspiração é paulatina (lenta), e não sendo o caso de um engasto agudo (que pode gerar asfixia imediata), o melhor a fazer é procurar um médico logo que possível.

Resíduos de comida presos nos pulmões podem causar pneumonia ou bronquite, chiado no peito ou fazer com que o órgão murche.

Comida pelo lado errado
Porém, com o envelhecimento, as broncoaspirações tornam-se mais frequentes e podem levar a quadros sérios, como infecções pulmonares e pneumonias, cujo tipo varia conforme a quantidade e a natureza do aspirado.

Estratégias para prevenir a aspiração são importantes para os cuidados e desfechos clínicos gerais. Para pacientes com diminuição no nível de consciência, evitar a ingestão oral de alimentos e fármacos e elevar a cabeceira do leito acima de 30 graus podem ajudar.

Depois de passar por inúmeros especialistas, uma pediatra resolveu solicitar um exame de broncoscopia – um tipo de endoscopia respiratória que permite, através de um aparelho com fibras óticas, a visualização interna do sistema respiratório, desde a laringe até os brônquios.

4 dicas para evitar a broncoaspiração em idosos

  1. 1 – Não dê alimentos (com o paciente) deitado.
  2. 2 – Atenção com os alimentos oferecidos.
  3. 3 – Cuidado com distrações.
  4. 4 – Caso necessário, use espessante.

Os sintomas podem incluir tosse ao comer, asfixia, falta de ar, dor no peito, chiado, cansaço extremo, febre e coloração azul nos lábios, nos dedos e nos pés.

A lavagem pulmonar total é o tratamento mais utilizado na proteinose alveolar primária (autoimune), e é ainda considerado o tratamento padrão. O paciente é anestesiado e litros de soro são injetados e aspirados do pulmão (um de cada vez), o que retira o acúmulo do material depositado nos alvéolos.