O que fazer em caso de intoxicação por produtos químicos?

Perguntado por: rnovais . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Chame o serviço médico de emergência. Primeiramente, identificar a fonte de intoxicação. No caso de ingestão de ácidos, bases e produtos químicos derivados do petróleo (querosene, óleo diesel, gasolina, benzina etc), NÃO provoque o vômito. NÃO faça respiração boca a boca.

Sinais evidentes, na boca ou na pele, de que a vítima tenha mastigado, engolido, aspirado ou estado em contato com substâncias tóxicas, como por exemplo: salivação, aumento ou diminuição das pupilas dos olhos, sudorese excessiva, respiração alterada e inconsciência.

Seja água sanitária ou outro produto de limpeza, em caso de ingestão, recomenda-se ir imediatamente ao pronto-socorro. Se possível, leve a embalagem do produto ingerido — isso facilita o atendimento médico. Apesar do que diz a crendice popular, não tente provocar vômito, ingerir água ou leite.

Devido ao risco de SDRA, todo paciente com sintomas do trato respiratório após inalação tóxica deve permanecer em observação por 24 h.

O que é bom para tratar Intoxicação Alimentar
As soluções mais simples estão em consumir uma dieta líquida e alimentos leves e com pouca gordura. Os alimentos, por sua vez, devem ser ricos em nutrientes e de fácil digestão, como: Carnes magras e cozidas.

Erva-cidreira e chá de Boldo para combater intoxicação alimentar.

Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias.

Chás de hortelã, funcho, camomila e gengibre também são opções que auxiliam no tratamento e redução dos sintomas.

  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Excreção.

Sinais evidentes na boca ou na pele decorrentes de contato ou ingestão de substâncias químicas ou plantas tóxicas; Lesões, queimaduras ou vermelhidão na pele, boca e lábios; Cheiro característico de algum produto na pele, roupa, piso ou objetos ao redor; Alterações súbitas do comportamento ou estado de consciência.

Assim, nos casos de intoxicação, deve-se:
— induzir a absorção rápida de leite ou leite de magnésia para acelerar a eliminação do produto tóxico via fecal; — iniciar, logo que possível, a reidratação da vítima com soro caseiro; — por fim, encaminhar a vítima para o atendimento especializado.

Envenenamento por inalação

  • Respiração rápida.
  • Tosse.
  • Frequentemente os olhos da vítima aparecerão irritados.
  • Obs.: estes são os sintomas gerais, podem variar de acordo com o veneno inalado.

De forma geral, os principais sintomas são: dores de cabeça; enjoos e vômitos; alergias; tosse; irritação e inflamação nas vias respiratórias ou nos olhos; queimaduras e coceiras na pele.

Quando inalado, em casos mais graves, o cloro pode causar bloqueio das vias respiratórias e morte por asfixia. A inalação por cloro pode acontecer quando se utiliza o produto em ambientes fechados. É a evaporação do produto que pode fazer com que ele volte para o estado de gás e prejudique as vias respiratórias.

Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.