O que fazer em caso de intoxicação por cheiro de tinta?

Perguntado por: rpilar7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

As medidas a serem tomadas nesse caso seriam chamar o SAMU (192) imediatamente. Enquanto a ambulância não chega, lembre-se de afastar o agente tóxico do paciente. Para ajudar ainda mais no socorro à vítima de envenenamento, procure mais informações sobre a substância causadora dessa emergência.

A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.

Inalação: Pode causar irritação das vias respiratórias, além de dores de cabeça, tontura, falta de ar, desmaio e náuseas.

O carvão vegetal é um remédio para eliminar as toxinas presentes no organismo, diminuindo os sintomas de intoxicação. Além disso, o carvão também ajuda a reduzir os gases intestinais. Para que ele tenha efeito na intoxicação alimentar, é recomendado que seja tomada 1 cápsula de carvão vegetal por 2 dias!

Tente descobrir a fonte da intoxicação (em caso de remédios e produtos químicos a bula pode ter instruções de como agir), não faça respiração boca a boca. Provoque o vômito na vítima e encaminhe para atendimento médico.

Intoxicação alimentar grave
Nos casos mais agudos da doença, além de sangue nas fezes e no vômito, podem ocorrer também febre acima de 38º, visão dupla, e sintomas de desidratação (sede excessiva, boca seca, fraqueza e tonturas).

O leite é uma substância de pH neutro, bem mais alto que o pH do estômago. Se o seu pet ingerir um veneno ácido, o leite irá neutralizar e retardar a absorção. Mas, se o veneno for de caráter básico, o leite irá potencializar o efeito e acelerar a absorção, podendo matar o animal rapidamente.

Mas caso o desconforto seja decorrente da inalação, deve-se ir para um local bem ventilado, como próximo a uma janela, varanda ou quintal, respirar e aguardar alguns minutos. Se não houver melhora, é preciso buscar ajuda médica.

No entanto, ninguém gosta do cheiro de tinta fresca. Para os quartos, a questão vai muito além do gostar ou não do cheiro, já que é extremamente perigoso dormir em um quarto recém-pintado. Quem já passou por essa situação sabe muito bem que o cheiro de tinta pode demorar dias para sair.

Bicarbonato de sódio, limão e água e vinagre
Limão e água: encha um balde com água e coloque, no interior, vários limões partidos a meio ou às rodelas. A água vai absorver o solvente presente no ar e os limões libertarão o seu aroma fresco e agradável.

Erva-cidreira e chá de Boldo para combater intoxicação alimentar.

Um ótimo remédio caseiro para intoxicação alimentar é beber o chá de amoreira e camomila, pois possui ação antidiarreica, reguladora intestinal, bactericida e calmante, ajudando a eliminar os microrganismos responsáveis pela intoxicação alimentar e a aliviar os episódios de diarreia.

Orientações gerais sobre intoxicação por produtos químicos

  • Em caso de contato com a pele: Lavar o local afetado com água corrente e abundante. ...
  • Em caso de contato com os olhos: lavar com água corrente durante 15 minutos.
  • Em caso de inalação: remover a vítima para local arejado.
  • Em caso de ingestão: não provocar o vômito.
  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Excreção.

Deve-se manter as vias respiratórias, respiração e circulação em pacientes com suspeita de intoxicação sistêmica. Os pacientes sem pulso ou sem pressão arterial precisam de reanimação cardiopulmonar.

Clínica da intoxicação aguda: absorção de dose excessiva está usualmente associada com sedação, sonolência, fala arrastada, diplopia, disartria, ataxia e confusão mental. Podem ocorrer depressão respiratória e hipotensão arterial.

Excesso de peso e dificuldades para perdê-lo; Alterações no sono; Espasmos musculares; Pele seca ou eczema.

Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.

Bebidas mornas também são grandes aliadas da garganta inflamada, sabia? Por isso, uma boa dica é preparar chás anti-inflamatórios. Uma boa opção é a combinação limão + gengibre + mel, que resulta em um chá desintoxicante e antibacteriano. O gengibre, em especial, tem um grande potencial anti-inflamatório.

Uma dose diária de leite para os pintores: Este costumava ser o melhor e o mais importante conselho da Segurança no Trabalho. As empresas ofereciam aos colaboradores uma dose diária de leite e assim consideravam o dever de segurança ocupacional cumprido.