O que fazer e não fazer no primeiro emprego?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Dicas de como se comportar no primeiro trabalho

  1. Aprenda tudo que puder. Aproveite o primeiro emprego como uma porta de entrada para o mercado de trabalho. ...
  2. Tenha postura profissional. ...
  3. Construa relacionamentos. ...
  4. Observe tudo. ...
  5. Tome cuidado com sua postura. ...
  6. Saiba receber feedback. ...
  7. Aprenda a pedir ajuda. ...
  8. Tenha uma referência.

Quando estamos inseguros, tendemos a pensar que pouco é mais. No entanto, no contexto do primeiro emprego, isso pode ser um grave erro. Observe a situação por um novo ângulo: é um momento de aprendizado, então por que ter medo de errar?

Ideias para sair do tédio sem recorrer às telas

  1. Leia um bom livro.
  2. Faça uma caminhada na natureza.
  3. Visite museus, cinemas e teatros.
  4. Mão na massa.
  5. Planeje atividades com amigos ou familiares.
  6. Equilíbrio é fundamental.

A desídia, em linguagem coloquial, é o denominado “corpo mole”. Caracteriza-se por aquele empregado que produz aquém do esperado, chega atrasado, falta ao trabalho com frequência sem justificativa plausível, sai do local de trabalho durante a jornada, entre outras faltas.

7 desculpas mais utilizadas para faltar ao serviço

  1. Não estou passando bem. ...
  2. Meu filho ou familiar ficou doente e não tem ninguém para cuidar. ...
  3. O médico me encaixou em uma consulta de última hora. ...
  4. Sofri um acidente. ...
  5. Tive em contato com pessoa com Covid. ...
  6. Meu carro/moto estragou. ...
  7. Doação de sangue.

Sim, o colaborador pode ser desligado da empresa antes do término dos 90 dias de experiência.

– o trabalhador receberá todos os dias trabalhados no mês da rescisão de contrato. Para saber quanto receberá, divida o valor do salário por 30 e multiplique pelo número de dias trabalhados.

Descuidar da higiene, vestir-se de maneira desleixada e deixar de lado algumas regras de etiqueta social, como arrotar em público, são consideradas atitudes grosseiras e prejudiciais para a carreira. Por outro lado, arrumar-se em público também não é recomendado.

Na maioria dos casos a pessoa que tem ergofobia, não são tímidas. A origem do transtorno é psicológica, pode ser causada por um trauma em que algum momento a pessoa foi muito sobrecarregada por tarefas que talvez nem incluíam o emprego/trabalho em si.

É normal ficar nervoso em situações que fogem do que estamos acostumados a vivenciar, mas não se deixe levar pela ansiedade.

Novo emprego: como sobreviver aos primeiros dias (ou meses)

  1. Acorde mais cedo. ...
  2. Converse com as pessoas e se enturme. ...
  3. Saiba como se apresentar. ...
  4. Entenda a cultura da empresa. ...
  5. Converse com seu chefe ou líder. ...
  6. Mostre disposição para novos desafios no trabalho.

O que escrever na carta de apresentação?

  1. Faça um cabeçalho. ...
  2. Comece a carta de apresentação com uma saudação. ...
  3. Fale sobre você e suas experiências acadêmicas e profissionais. ...
  4. Mostre que você pode contribuir para a empresa. ...
  5. Demonstre que pesquisou sobre a empresa. ...
  6. Despedida e assinatura.

7 coisas legais para fazer quando está em casa

  1. Fazer maratona. Todo mundo tem aquela lista de filmes e séries que os amigos recomendaram, que concorreram ao Oscar ou que ouviu falar e achou interessante. ...
  2. Testar tutoriais. ...
  3. Spa Night. ...
  4. Ler muito. ...
  5. Cozinhar coisas gostosas. ...
  6. Colocar o sono em dia. ...
  7. Fazer o que você quiser.

Leia um bom livro ou a edição de domingo do jornal.

  • Você também pode assistir um filme na TV ou no Netflix. Faça uma maratona de filmes, ora bolas!
  • Em um domingo chuvoso, ler um livro é uma ideia ainda melhor. Não há nada como ouvir o barulho de chuva batendo na janela enquanto estamos aconchegados no sofá.

Sim, existem alguns empregadores que se vêem no direito de impedir a entrada do funcionário e o mandar de volta para casa no caso de atrasos injustificados. Contudo, isso é ilegal, e aqueles que tomam isso como prática estão se colocando em risco de processos trabalhistas.

A advertência por falta injustificada é uma medida disciplinar aplicada pelas empresas quando determinado funcionário falta ao trabalho sem uma justificativa válida. No entanto, a aplicação da advertência por falta injustificada deve seguir as normas e procedimentos previstos na legislação trabalhista.

Mas, é importante lembrar que a conduta do colaborador só caracteriza desídia quando ele apresenta esses comportamentos desidiosos repetidas vezes. Por essa razão, a justa causa por falta em função de desídia geralmente só ocorre com 30 dias consecutivos de faltas injustificadas.

Não é aceitável que tenhamos trabalhadores febris, com secreções aéreas intensas, diarreia ou vômito circulando na empresa. Afinal, além de ser proibido por nossas legislações sanitárias para alimentos, é só chegar no ambulatório da empresa ser atendido e liberado pelo médico, ou faltar e apresentar um atestado médico.

Seja simples e educado ao explicar que não se sente bem. Se perguntarem o que você tem, diga que é enxaqueca, gripe, intoxicação alimentar, dor nas costas ou coisa do tipo. Diga ao seu chefe que você tem uma consulta de emergência. Pode ser para você, sua esposa ou seu esposo, seu filho ou até seu bicho de estimação.

Para pedir demissão de forma amigável, você deve primeiro explicar a sua decisão de forma transparente para a sua gestão. Evite assuntos controversos ou opiniões que vão além dos seus motivos individuais de saída. Feito isso, será necessário fazer a carta de demissão, ou pedido formal de desligamento.

De acordo com a CLT, caso o colaborador se demita, rescindindo o contrato antes do término dos 90 dias, o contratante tem direito a uma indenização. Tal indenização tem como valor máximo a metade do salário que o profissional receberia no período remanescente da experiência.