O que fazer depois que se separar?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.4 / 5 6 votos

Logo, para superar uma separação, siga nossas sete dicas:

  1. Afaste-se das redes sociais. É difícil saber como lidar com a separação e os nossos sentimentos logo após o rompimento. ...
  2. Mude o visual. ...
  3. Mantenha-se ocupado. ...
  4. Conheça novas pessoas. ...
  5. Dê tempo aos sentimentos. ...
  6. Acompanhamento psicológico.

O que acontece com um homem depois de uma ruptura depende de quem fez o rompimento. Homens normais, como Seal, também ficam tristes com o fim de um relacionamento e focam na luta contra aquela dor da separação assim como as mulheres. A Cosmopolitan fez uma lista de como os homens tentam superar um rompimento.

Sim, mas mesmo com essas variáveis, pesquisadores afirmam que existe uma média para resolver o assunto, pelo menos na cabeça: 17 meses e 26 dias. O prazo foi estipulado depois que 4 mil divorciados foram ouvidos pelo site de relacionamento Fifties, que realizou a pesquisa.

o luto na separação é mais dolorido, pois aquela pessoa sempre estará ali, se relacionando com outras pessoas, quebrando promessas e sonhos que havia feito junto com você. O luto na separação é um processo doloroso e que não deve ser interrompido ou impedido, ele tem que ser encarado e vivido.

Força para seguir em frente: confira técnicas que podem ajudar

  1. Dê um passo atrás. Pode parecer uma contradição. ...
  2. Defina o problema. É difícil avançar se você não entende por que está preso. ...
  3. Encontre o porquê ...
  4. Desprenda-se do que não funciona. ...
  5. Levante todas as opções possíveis. ...
  6. Frases que vão te ajudar a seguir em frente.

Separações são dolorosas por causa do vínculo entre o casal. O que gera o vínculo é a consumação do amor. Quando duas pessoas resolvem ficar juntas, elas consumam o amor. Mas não é somente "ficar" junto, é ficar junto de coração para coração, mesmo que estejam separados fisicamente, ali começa o vínculo.

Para nos recuperarmos dos sofrimentos trazidos por uma separação precisamos tomar consciência dos nossos sentimentos e dos fatos que estamos vivendo, encarando-os, sem negá-los, escondê–los ou diminuí-los.

saiba mais
Os homens sofrem psicologicamente mais do que as mulheres quando o casamento acaba, segundo um estudo divulgado hoje pelo órgão público Statistics Canada (SC). Homens divorciados entre 20 e 64 anos tinham seis vezes mais possibilidades de ter depressão do que os que permaneciam casados.

Diante do fim de um relacionamento romântico, as mulheres tendem a sofrer mais do que os homens. Esta foi a conclusão de um estudo que ouviu 5.705 pessoas de 96 países.

Também é verdade que o homem é mais inclinado à agressividade e impulsividade; portanto, cuidado se lhe ocorrer um sentimento de raiva da “ex” e vontade de se vingar de forma, física, verbal ou com algumas torturas psicológicas como provocações ou retenção de coisas que pertencem a ela e que estão com você.

Razões que impedem os homens de romper o relacionamento:
Eles gostam de estabilidade. 2. Medo: se afastar dos filhos e da companheira que sempre cuidou de tudo para ele pode ser assustador. Há homens que temem não encontrar outra parceira e deixar a mulher livre para outras aventuras.

As 4 fases (necessárias) da fossa

  • Fase 1: a negação. Você pode não admitir isso e muito menos dizer em voz alta. ...
  • Fase 2: a raiva. Você pode ser a pessoa mais “cuca-fresca” da América Latina e região que não adianta. ...
  • Fase 3: a tristeza. ...
  • Fase 4: aceitação.

De acordo com Alliny, o sofrimento e as fases do luto são vividas tanto pela pessoa que pede o divórcio quanto pela que recebe a notícia da separação. “Alguns especialistas e autores falam de 'passos', mas prefiro trabalhar com fases, catalogadas como: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação”, destaca.

Para esquecer um relacionamento o primeiro passo é o autoconhecimento e buscar compreender o passado. O passado é importante na vida das pessoas porque mostra o trajeto percorrido até aquele momento, dando significado ao presente.

Como superar o fim do relacionamento
Evite perder tempo procurando entender os motivos do fim da relação, pensar no que poderia ter feito diferente ou mesmo se culpar pelo término. Não encare a separação como um fracasso pessoal e tente se manter distante de situações, fotos, lugares e objetos que lembrem o ex.

A única ordem que diz respeito ao divórcio está baseada em Deuteronômio 24.1-4, em que a mulher que se divorciou pela segunda vez (ou caso seu segundo marido tenha falecido) não pode retornar para o primeiro marido. Deus concedeu a possibilidade do divórcio para causa da “dureza de coração” das pessoas.