O que fazer depois que o benefício do INSS foi aprovado?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 25 de maio de 2023
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5. O que fazer depois de receber a carta de concessão do INSS? Após receber a carta, confira se os dados estão corretos, verifique a data do primeiro pagamento e em qual a agência bancária o pagamento será realizado. Compareça ao local levando o documento de identidade e o número do benefício.

Existem três formas simples e fáceis para consultar o benefício do INSS por meio do CPF:

  1. Fazendo login no site do Meu INSS;
  2. Acessando o aplicativo Meu INSS;
  3. Entrando em contato pelo telefone de atendimento do INSS 135.

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

5) Como consultar a carta de concessão do INSS

  1. indo até uma das agências do INSS (lembrando que é necessário agendar previamente a visita, através do MEU INSS);
  2. acessando o site ou aplicativo do MEU INSS;
  3. ligando para o telefone 135 e solicitando o envio de uma 2ª via pelos Correios.

Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

A carta de concessão é emitida automaticamente e enviada para o endereço cadastrado do beneficiário quando a solicitação do benefício é deferida no INSS. Para saber se seu pedido foi aprovado, basta acompanhar o processo pelo portal Meu INSS.

Como dito, a carta de concessão é enviada pelos correios para o endereço do segurado. Mas, em caso de perda ou rasura do documento, é possível solicitar um novo documento. A solicitação é gratuita e pode ser feita de duas formas: pela internet ou presencialmente, em uma agência do INSS.

Ao receber a carta de benefício concedido, é preciso verificar no documento a agência bancária em que o depósito de pagamento será realizado. Depois de verificar, vá até a agência com documento de identidade com foto e número do benefício para ter acesso aos valores.

Se você é segurado do INSS e já teve o seu valor dos atrasados liberado pela justiça, pode consultar se vai receber os valores referentes ao precatório. O segurado pode fazer esta consulta no site do Tribunal Regional Federal da Região em que o processo judicial estiver tramitando.

Onde vai receber o auxílio-doença? O auxílio por incapacidade temporária, ou auxílio-doença, é pago em uma das instituições parceiras do INSS: Caixa Econômica e Banco do Brasil. Para conferir em qual conta bancária você vai recebê-lo, confira na carta de concessão do benefício, no portal Meu INSS ou pelo telefone 135.

Trabalho, Emprego e Previdência

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de pagamento”; ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento.

Para receber o auxílio doença após a perícia, é preciso que ele seja aprovado e você receba uma carta de concessão do benefício. Isso porque nela terá todas as informações, valores, datas e local de pagamento.

Faça o login no site do Meu INSS, por meio da conta “gov.br”, para ficar mais fácil de consultar a situação do seu benefício. Assim que entrar no sistema, digite o seguinte termo no campo de busca: “meus benefícios”.

Para saber a data de pagamento, basta verificar o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador após o traço. No caso dos beneficiários com histórico de recebimento, a data de pagamento segue o padrão habitual, considerando o dígito final do cartão.

Assim, fique atento: a data de concessão do benefício nada mais é do que a data que o benefício foi deferido, ou seja, implantado no sistema. Esta data é totalmente irrelevante para fins de cálculo.

O Banco Cetelem está entre os bancos que fazem consignado INSS, com as melhores opções do mercado. A instituição oferece taxas de juros a partir de 1,65% ao mês para os beneficiários do INSS. O empréstimo consignado no Banco Cetelem pode ser feito online e em processo 100% digital.

Preencha o formulário com os seus dados e anexe algum comprovante para mostrar que a conta-corrente pertence a você, pode ser o extrato ou saldo da conta; Declare que leu as informações e avance; Gere o comprovante; Pronto, agora é só acompanhar o seu processo pelo próprio aplicativo ou site do Meu INSS.

Os aposentados e pensionistas também têm o direito de escolher qualquer instituição financeira, desde que conveniada com o INSS, para solicitar empréstimo consignado. Não há necessidade de obter o crédito na instituição que paga o benefício.

Propósito da Carteira do Beneficiário
A Carteira do Beneficiário é um documento de comprovação de recebimento de benefícios do INSS e tem como objetivo facilitar o acesso à dados previdenciários úteis ao dia-a-dia dos segurados.

Assim, com a decisão em favor do cidadão, o requerente irá receber pelos Correios a carta de concessão do benefício auxílio-doença, a carta de concessão da aposentadoria por invalidez ou de qualquer outro pedido de benefício que ele tenha feito.