O que fazer depois que o benefício do INSS é concedido?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Ao receber a carta de benefício concedido, verifique no documento a agência bancária em que o depósito de pagamento será realizado. Depois, vá até a agência com documento de identidade com foto e número do benefício para ter acesso aos valores.

45 dias

Pois é, na verdade, de acordo com o Regulamento da Previdência Social (Decreto 3.048/1999), os 45 dias se referem ao tempo estipulado para a implantação do benefício. Isto é, após a concessão do seu pedido, o INSS tem até 45 dias para iniciar o pagamento.

Quanto tempo demora para receber a carta de concessão? Após a liberação do seguro pelo INSS, os Correios têm até 30 dias para entregar o documento em sua residência.

Benefício concedido é o termo que aparece na carta de concessão do INSS e significa que o contribuinte teve o benefício aprovado. Ou seja, que já é possível receber os valores do benefício.

Como consultar a situação do meu benefício INSS
App CAIXA Trabalhador; Central de atendimento CAIXA ao Cidadão, 111, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

Documentação para conseguir o auxílio-doença

  1. Documento de identificação com foto (RG, CNH etc.)
  2. CPF;
  3. Comprovante de residência (conta de luz, água, internet etc.);
  4. Extrato Previdenciário CNIS;
  5. Carteira de trabalho;
  6. Declaração do último dia de trabalho;
  7. Documentação médica atualizada.

Qual é o valor do auxílio doença? Pela nova regra da Reforma da Previdência, o valor do auxílio doença corresponde a 91% do salário de benefício, que, por sua vez, consiste na média aritmética simples de todos os salários de contribuição.

A mais comum é de 12 meses (ou 12 pagamentos), ou seja: é preciso que o trabalhador tenha feito pelo menos 12 contribuições ao INSS para ter direito ao Auxílio-Doença. Então, se uma pessoa começou a contribuir em 01/03/2018 e continuou contribuindo por 12 meses, já cumpriu a carência em 01/02/2019.

Para receber o auxílio doença após a perícia, é preciso que ele seja aprovado e você receba uma carta de concessão do benefício.
...
Os documentos necessários para solicitar o pagamento são:

  1. documento de identificação com foto;
  2. comprovante de residência;
  3. histórico de crédito emitido no MEU INSS.

Têm direito aos atrasados neste lote os segurados que processaram o INSS e ganharam a ação, e cuja data da ordem de pagamento do juiz seja de outubro de 2022. É preciso que o processo seja de até 60 salários mínimos.

Benefícios reajustados pelo novo salário mínimo começam a ser pagos em 25 de janeiro. Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem conferir as datas de pagamento dos próximos meses para planejar os gastos de 2023.

A carta de concessão é emitida automaticamente e enviada para o endereço cadastrado do beneficiário quando a solicitação do benefício é deferida no INSS. Para saber se seu pedido foi aprovado, basta acompanhar o processo pelo portal Meu INSS.

Estas são as principais informações que você vai encontrar na carta de concessão do INSS: Tipo de benefício (aposentadoria por idade, auxílio-doença, pensão por morte, etc.) Número do processo que resultou na concessão do benefício. Relação de valores salariais que serviram de base para o cálculo do INSS.

5) Como consultar a carta de concessão do INSS

  1. indo até uma das agências do INSS (lembrando que é necessário agendar previamente a visita, através do MEU INSS);
  2. acessando o site ou aplicativo do MEU INSS;
  3. ligando para o telefone 135 e solicitando o envio de uma 2ª via pelos Correios.

Veja como fazer a consulta

  1. Entre no site Meu INSS ou aplicativo (disponível para Android e iOS). ...
  2. Informe o CPF e a senha cadastrada. ...
  3. Na página inicial, escolha “Extrato de Pagamento” ...
  4. O sistema mostrará quanto o segurado irá receber e qual a data do depósito.

3 – CONCLUIDO
Significa que já houve uma decisão no seu pedido. Logo abaixo dessa informação consta qual o tipo de conclusão: DEFERIDO (ou CONCEDIDO): É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS.