O que fazer depois de vomitar a bile?

Perguntado por: rgoulart8 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Se você está em jejum prolongado e vomitando bile, procure ingerir líquidos como água, água de coco e sucos. Tente também comer alimentos leves como frutas e faça repouso. Bebidas como refrigerantes devem ser evitados, pois, podem irritar a parede do estômago.

O que posso fazer? Evite comer em excesso e aguardo por pelo menos 30 minutos para se deitar, após a alimentação. Se os sintomas persistirem, procure o médico de família ou gastroenterologista para avaliar e se preciso, iniciar medicação. São exemplos de tratamento, a domperidona, omeprazol ou pantoprazol.

Beba uma pequena quantidade de água.
Lembre-se de que você deve tomar água em pequenos goles: se tomar um copo grande de uma vez, pode expandir o seu estômago irritado e acabar vomitando de novo. Tome pequenos goles de água a cada 15 minutos depois de ter vomitado. Faça isso por três ou quatro horas para se hidratar.

Experimente tomar uma sopa de legumes ou canja de galinha (pegue leve nos temperos e não consuma muito quente), beba isotônicos, água mineral, água de coco, soro caseiro e até mesmo gelatina para ajudar o seu organismo a se manter hidratado e repor o líquido perdido com os vômitos.

A bile é um líquido amarelo esverdeado, espesso e pegajoso. Ela é composta por sais biliares, eletrólitos (partículas carregadas e dissolvidas, como o sódio e o bicarbonato), pigmentos biliares, colesterol e outras gorduras (lipídios).

A vesícula biliar costuma apresentar problemas se algo estiver bloqueando o fluxo de bile. Geralmente, isso é causado pela presença de pequenas pedras, conhecidas como cálculos biliares, mas outras causas também podem estar envolvidas.

O vômito que ocorre de maneira violenta, no qual o fluxo é lançado a uma grande distância da boca, chamado de vômito em jato, é preocupante e o médico deve ser procurado imediatamente.

Depois de vomitar, mesmo quando for vômito amarelo, deve-se estar atento à alimentação e dar preferência aos alimentos ricos em amido para absorver o suco gástrico. Os alimentos mais indicados são, portanto, pão e massa. A criança também pode comer banana.

Experimente comer alimentos leves, macios e amiláceos oito horas depois de parar de vomitar.

  • A dieta BRAT (banana, arroz, papa de maçã e torrada) é recomendada para pessoas com dor de barriga ou problemas no estômago.
  • Chá e iogurte também são fáceis de digerir depois de vomitar.

Vomitar é expulsar conteúdo do estômago para o exterior, através da boca. Provoca principalmente perda de líquidos e sais minerais do organismo e, por isso, pode provocar desidratação. Geralmente os vómitos são precedidos de enjoo, ou náuseas, ou seja, da sensação que se quer vomitar.

Além dos cuidados com o que comer, não se esqueça de manter a hidratação. Isto é muito importante! Você pode beber água, soro caseiro, chás (como os de camomila e hortelã), suco de maçã natural e sem açúcar, água de coco ou isotônicos (tipo Gatorade). Nada de bebidas com gás ou que contêm cafeína ou álcool.

Normalmente, essas sensações estão associadas à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), conhecida também apenas como refluxo gastroesofágico. De forma resumida, a doença é causada pelo retorno involuntário e repetitivo do conteúdo gástrico, que é quando os sucos do estômago sobem para o esôfago.

Depois de vomitar, é essencial tomar bastante água para reidratar o corpo.

Em geral, no paciente previamente saudável, com recuperação de seu estado nauseoso, pode e deve repousar. Caso vomitos persistentes ou outras doenças já estabelecidas, procure seu médico assistente para cuidados preventivos quanto a possíveis complicações do sintoma.

Mito. Na realidade, as bebidas gasosas aumentam a sensação de estômago cheio e estufado, podendo até piorar a náusea.