O que comer depois de um dia de lixo?

Perguntado por: ilima . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Ela recomenda a ingestão de quinoa e outros grãos integrais como cevada, arroz integral, triguilho e aveia após uma refeição lixo, uma vez que todos eles são cheios com fibra, o que evita a inflamação e um pico de açúcar. “Evitar picos de açúcar significa que o açúcar em seu corpo não será armazenado como gordura”.

E o dia do lixo funciona para alguma coisa, além de motivar? Na verdade, sim! Ele previne o famoso “efeito platô”, que seria o seguinte: para quem tem uma rotina muito regrada de alimentação e exercícios, chega um momento em que o organismo se acostuma e a pessoa para de perder peso ou de ganhar massa muscular.

Então, por prejudicar a mudança de mentalidade relacionada à alimentação e por aumentar riscos à saúde pelo excesso de calorias, o dia do lixo é desencorajado pelos nutricionistas.

"A minha sugestão é voltar à rotina de alimentação saudável, hidratação, sono e atividade física regular, porque essas são a chave da saúde e do bem-estar. Voltar a se alimentar com frutas, legumes, verduras e manter a hidratação adequada é fundamental", afirma a profissional.

Por alguns dias, um cardápio mais saudável, beber bastante água, evitar doces e bebidas alcóolicas podem ajudar a desintoxicar o organismo.

Retenção de líquido: 5 dicas para desinchar o corpo

  1. 1 Beba em média 2 litros de água por dia. ...
  2. 2 Descanse as pernas. ...
  3. 3 Pratique atividades físicas. ...
  4. 4 Coma frutas. ...
  5. 5 Faça a automassagem.

5 dicas para voltar à dieta após dias fora do plano alimentar

  1. 1 – Retorne ao seu plano normalmente. ...
  2. 2- Exercite-se além de voltar à dieta! ...
  3. 3 – Avalie a estratégia do jejum intermitente. ...
  4. 4 – Capriche na ingestão de água. ...
  5. 5 – Coma proteínas magras.

Poréns. Contudo, e como já dito anteriormente, abusar das guloseimas e itens calóricos é tão prejudicial para a sua meta quanto ingerir fast-food o tempo todo. É por isso que a especialista recomenda trocar o dia do lixo por uma ou duas refeições livres durante a semana.

Troque o Dia do Lixo por uma Refeição Livre
Em geral, essa refeição livre não atrapalha a perda de peso, pois o organismo consegue voltar rapidamente para a queima de gorduras.

No “dia do lixo” também é preciso ter disciplina quanto à alimentação. “No dia do lixo deve ser acrescentado cerca de 500 a 1000 calorias a mais. Lembrando que, se exagerar, pode consumir o triplo disso facilmente”, explica Talitta Maciel.

Confira algumas delas:

  1. Vá com calma. O dia do lixo deve ser feito com alguns cuidados. ...
  2. Não coloque os demais dias em risco. Alimentos como doces, frituras e gorduras são prejudiciais em qualquer momento de uma dieta. ...
  3. Mantenha a disciplina. ...
  4. Cuidado com os alimentos consumidos.

Técnicas que você pode utilizar no dia seguinte à jacada:

  1. Reduza os carboidratos.
  2. Faça exercícios de cardio.
  3. Não deixe de fazer musculação.
  4. Reduza o consumo de sódio.
  5. Beba muito líquido.

Após sete dias, o corpo começa a se acostumar com as mudanças, entrando numa rotina e reduzindo o desejo por lanches e petiscos. Controlando o consumo de sal, é possível notar um desinchaço e uma folga nas roupas graças à retenção de menos líquidos.

  1. Beba água. Hidratação é tudo! ...
  2. Prefira o consumo de frutas. Dê atenção especial às frutas, sobretudo aquelas com alto teor de água e baixa caloria, como melancia, abacaxi, melão, morango, etc. ...
  3. Evite carnes vermelhas e gordurosas. ...
  4. Coma grãos. ...
  5. Evite o consumo de bebidas alcoólicas.

O que fazer depois de exagerar na comida?

  1. Pare de se culpar. ...
  2. Beba muita água. ...
  3. Faça uma caminhada depois de exagerar na comida. ...
  4. Coma mais fibras na próxima refeição. ...
  5. Faça uma aula de yoga.

O ideal é que na semana seguinte se invista em alimentos que ajuda a desintoxicar o organismo. “O primeiro passo é investir em comidas naturais, frutas como a melancia, melão, laranja, kiwi e maçã devem fazer parte do cardápio.

Especialistas em nutrição também recomendam comer vegetais, cerejas, Beterraba e Linhaça. É importante que todos esses alimentos são consumidos em sua forma mais pura e de estômago vazio.

Confira 6 passos para desintoxicar o organismo

  1. Desembale menos, descasque Mais. Diminua o estoque de alimentos e produtos industrializados no armário. ...
  2. Hidrate-se muito bem. ...
  3. Diminua o açúcar. ...
  4. Inclua frutas vermelhas no cardápio. ...
  5. Consuma Alimentos Termogênicos. ...
  6. Folhas verdes escuras.