O que acontece se amamentar depois de tomar cabergolina?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO? Não use cabergolina caso deseje amamentar seus filhos, pois o uso do medicamento previne a lactação (amamentação). Em caso de falha da inibição ou da supressão da produção de leite não amamente o seu bebê.

A dose da cabergolina é de 0,5 mg, 2 comprimidos, dose única, imediatamente após o parto. Quando a lactação já está estabelecida, administra-se cabergolina 0,25 mg, duas vezes ao dia, por 2 dias ou ainda a bromocriptina 2,5 mg, duas vezes ao dia, por 14 dias.

Quantos dias pra seca o leite materno tomando dostinex? O uso desse medicamento para mulheres que estavam amamentando inibe a produção de leite na maioria dos casos num período menor que 4 dias. Variações de tempo para a supressão geralmente são normais. É importante evitar a estimulação da mama neste período.

Não use cabergolina caso deseje amamentar seus filhos, pois o uso do medicamento previne a lactação (amamentação). Em caso de falha da inibição ou da supressão da produção de leite não amamente o seu bebê.

Também não é recomendado o uso com medicações que tenham atividade como antagonista da dopamina (como as fenotiazinas, butirofenonas, tioxantinas, metoclopramida), pois esses podem diminuir o efeito redutor de prolactina da cabergolina.

Durante um período de três meses depois do desmame, o volume de leite diminui para aproximadamente 67%, 40% e 20% do nível de base. Durante este tempo, a concentração de proteínas, sódio e ferro aumenta em entre 100% e 200%, ao passo que a concentração de lactose diminui.

Dostinex® (cabergolina) é indicado para:
Inibição da lactação fisiológica (interrupção da produção de leite em mães que não amamentaram), imediatamente após o parto; Supressão da lactação (interrupção da produção de leite em mães que já iniciaram a a mamentação) já estabelecida.

Os autores concluíram que a exposição fetal à cabergolina no início da gestação não induz a qualquer risco de aborto, parto prematuro ou malformação fetal.

Durante quanto tempo pode conservar o seu leite materno extraído

Local de conservaçãoTemperatura ambiente 16 °C a 25 °C (60 °F a 77 °F)
Tempo de conservação seguraAté 4 horas, de preferência Até 6 horas, para leite extraído em condições de muita higiene*

Como diminuir a produção de leite

  1. Tente amamentar em posição reclinada. Amamentar em posição reclinada ou deitada pode ajudar, porque dá mais controle ao bebê. ...
  2. Alivie a pressão. ...
  3. Experimente usar protetores de seio. ...
  4. Evite os chás e suplementos de aleitamento.

Nas seguintes situações o aleitamento materno não deve ser recomendado: Mães infectadas pelo HIV; Mães infectadas pelo HTLV1 e HTLV2; Uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  • Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  • Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  • Desidratação.

Secar o Leite Materno Naturalmente

  1. Compressa Gelada. Compressa Gelada: realizar o procedimento por 15 minutos algumas vezes ao dia, sugere-se de 3 a 6 vezes ao dia. ...
  2. Apertar os Seios com Faixa. ...
  3. Chás Que Ajudam a Secar o Leite Materno.

Os chás de menta e sálvia são excelentes opções para as mulheres que querem secar o leite materno. O consumo dessas bebidas é uma forma natural e muito eficiente de estancar o líquido, sem precisar se submeter ao uso de medicamentos.

Como secar o leite materno de forma simples e eficiente

  1. 1 Hora de parar de estimular a produção de leite.
  2. 2 O uso de medicamentos para inibir a produção de prolactina.
  3. 3 Interromper o uso da sua bombinha elétrica.
  4. 4 Procure um médico especialista e faça um acompanhamento.

A cabergolina é contraindicada para pacientes com alguns tipos de problemas cardíacos e/ou respiratórios (vide resposta do item 3). Informe ao seu médico se você tem ou teve sinais e/ou sintomas de problemas cardíacos ou respiratórios.