O que fazer depois de ser corna?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Pensar na separação como a única alternativa, não olhando para a situação como uma oportunidade para melhorar a qualidade e a satisfação da relação de casal. Centrar-se apenas na terceira pessoa. Focar-se numa possível vingança, como forma de retaliar (por exemplo, pensar em trair também o parceiro).

É impossível dizer quanto tempo demora para superar uma traição ou perdoar o cônjuge. Para não se equivocar, evite tomar decisões definitivas antes de fazer uma reflexão sobre a situação.

A pessoa traída costuma se sentir um lixo. Isso afeta toda sua vida, pois desconstrói todo um passado vivido. Detona todo a expectativa de futuro e dias melhores, mesmo que a relação siga em frente. Toda essa desconstrução causada pela traição dói exacerbadamente.

Quando é saudável perdoar a traição? Antes de qualquer coisa, Camila reitera que perdoar é um processo, e não uma simples escolha. “Receber a notícia de uma traição pode nos fazer encarar a relação como algo potencialmente tóxico.

Intenção, expectativas, fantasias sexuais e arrependimento (em alguns casos) são fatores que diferenciam homens de animais, já que a motivação para trair é comum para ambos.” Os motivos que levam as pessoas a traírem são complexos e variados, mas os pesquisadores já chegaram a algumas conclusões.

Além disso, as crenças da pessoa traída em relação aos relacionamentos podem sofrer mudanças radicais. Ela pode passar a desacreditar no amor, não ver mais sentido no casamento ou em relacionamentos longos, ou crer que é impossível confiar em alguém de verdade.

De fato, perdoar é um ato nobre do ser humano. Contudo, perdoar uma traição não significa de forma alguma que se queira retomar o relacionamento com a pessoa que traiu. Para algumas pessoas, realmente traição é algo imperdoável, principalmente quando o ato aconteceu diversas vezes e com várias pessoas.

A saúde mental de quem sofreu a traição
Algumas das reações mais normais são: raiva, tristeza profunda, sentimento de insuficiência, traumas emocionais e até mesmo negação do ocorrido.

O traidor também pode sofrer, algumas vezes sofre mais do que a pessoa que foi traída. O traidor pode avaliar como um ato improdutivo e pode se reavaliar mediante o ocorrido.

Encare o perdão como algo benéfico para você, e não somente para a pessoa que te traiu. Quando a pessoa que traiu está realmente arrependida, o perdão pode proporcionar a renovação da relação e fortalecer ainda mais o relacionamento, e este fato passa a ser apenas uma crise na vida do casal.

Entenda que a traição pode ocorrer por vários motivos. Pode ser que o seu parceiro não estava feliz com a relação, pode ser que ele tenha se deixado levar por emoções e depois percebeu que tinha cometido um grande erro, pode ser que ele estava sob influência de espíritos ruins ou inveja, entre outras coisas.

Definitivamente, não é porque uma pessoa é infiel com a outra que ela não a ama. Porém, esse é um ato de falta de respeito com a pessoa que está sendo traída. Outra dúvida comum relacionada a esse assunto é se a pessoa que ama trai mais de uma vez. Na verdade, isso vai depender muito de cada situação.

Cerca de 47% dos usuários afirmaram que a traição se inicia quando um dos parceiros envia uma mensagem de texto, um e-mail ou um recado virtual (em uma rede social, por exemplo) sem o conhecimento do outro. Esse tipo de definição foi o mais citado pelos entrevistados. Em segundo lugar, ficam as relações sexuais.

A pessoa que trai não está preocupada em atender ou renovar a sua relação com você e entrega-se a essa nova aventura, sem remorsos. Sobrevém o tédio, a perda de interesse, a comunicação falha, a solidão etc.

1. Infidelidade na relação costuma ser um dos erros que as mulheres mais têm dificuldade de perdoar e superar. 2. Contar mentiras para fugir de situações sérias e esconder problemas e fatos que podem afetar a relação no futuro também é difícil de ser perdoado.

Veja 8 passos para fortalecer o casamento após uma traição

  1. Terminar o caso imediatamente. Gentilmente, completamente, totalmente. ...
  2. Repensar o relacionamento. ...
  3. Nada de segredos. ...
  4. Parar de correr e enfrentar a dor. ...
  5. Caminhar sobre brasas. ...
  6. Assumir a responsabilidade. ...
  7. Perdão. ...
  8. Tempo.

A traição pode até ser boa para o casal, mas apenas se o outro não souber do que aconteceu. Se você está disposta a investir 100% de você mesma no seu casamento ou namoro, então esqueça o que aconteceu, não conte nada e se dedique de verdade para fazer o relacionamento dar certo.