O que fazer depois de reiniciar o roteador?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
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Depois de reiniciar, tente acessar o roteador e use a nova senha. Seu aparelho agora tem um novo código de acesso e, caso seja necessário, configure-o para sua rede.

A função do reset no Módulo WiFi é restabelecer os padrões de fábrica e voltar a funcionar com o IP 192.168.0.254.

  1. Selecione Iniciar > configurações > rede & internet > configurações de rede avançadas > rede redefinida.
  2. Na tela Redefinição de rede, selecione Redefinir agora > Sim para confirmar.

A luz “POWER” de ambos devem estar acesas. A luz “PON” da ONU e a luz “LAN” da ONU também. A luz WAN do ROTEADOR deve estar acesa ou piscando.

Esse botão aparece em alguns modelos e facilita o processo de conexão entre o roteador e seu dispositivo dispensando a utilização ou memorização de senhas. Quando você quiser conectar um novo aparelho à sua rede Wi-Fi, basta pressionar o botão WPS para que seu aparelho se conecte ao roteador automaticamente.

Verifique se a luz do sinal wireless do roteador está piscando. Se não estiver, desconecte o equipamento, espere 20 segundos e conecte outra vez. Caso a luz não volte a piscar, você precisará “resetar” o aparelho e ver se o firmware está atualizado.

O botão RESET serve para redefinir todas as configurações do seu modem. É como se você tivesse comprado um roteador novo e ele chegasse zerado em sua residência ou trabalho.

Com o roteador ligado, pressione e segura o botão WPS/RESET (mais do que 10 segundos) até que a LED SYS comece a pisca rápido. Depois solte o botão e espere o roteador restaurar para as configurações de fábrica. Se você estiver na página de gerenciamento, você pode usar a função Factory Defaults (Padrão de Fábrica).

Fique ligado: 5 sinais de que está na hora de trocar o seu...

  1. Rede WiFi lenta. ...
  2. Problemas no alcance de sinal. ...
  3. Vários dispositivos conectados à rede. ...
  4. Falta de segurança. ...
  5. Interferências na rede.

Conecte o roteador ao seu PC pelo cabo
Para começar, tenha um cabo Ethernet em mãos. Conecte uma das extremidades à porta WAN (rede de área ampla) na parte de trás do roteador. Em seguida, espete a outra extremidade à porta Ethernet do seu modem. Com o dispositivo ligado, você estará pronto para se conectar à internet.

Verifique se as luzes estão piscando de uma forma diferente do habitual ou se alguma luz está apagada quando na verdade deveria estar acesa. Esse tipo de comportamento anômalo poder ser uma boa maneira de começar a diagnosticar quase qualquer problema com o roteador.

Já a luz vermelha piscando significa que o nível do sinal da sua internet não se encontra na faixa recomendada. É bem provável que seja defeito no cabeamento responsável por enviar o sinal até o seu modem — ou a fibra, se for o caso.

O que é WPS do roteador? É a sigla para “Wi-Fi Protected Setup” ou Configuração de Wi-Fi Protegido, em tradução livre. Ele serve para agilizar a conexão de dispositivos no roteador, deixando de lado as senhas. Na parte técnica, essa ferramenta grava um código com oito dígitos no modem, para acessar a rede.

Não se assuste se você notar que algumas luzes ficam piscando incansavelmente, pois isso indica que seu roteador está se comunicando com os dispositivos conectados, exceto em alguns modelos onde os Leds ficam estáveis e não piscam, mostrando somente que estão conectados com a internet.

O que fazer quando o roteador fica com a luz vermelha?

  1. Verifique os cabos.
  2. Resetar o roteador.
  3. Atualize o firmware do roteador.
  4. Veja as configurações e instalação.
  5. Verificar a conexão com Internet.

Nota: Para verificar se o seu roteador está habilitado para WPS, procure por um botão marcado como WPS no seu roteador ou ponto de acesso. Se não houver um botão no hardware, pode haver um botão WPS virtual no software para o dispositivo. Consulte a documentação do seu produto de rede para obter detalhes.

Se no seu modem GPON começar a piscar uma luz vermelha, isso quer dizer que houve uma interrupção na emissão da luz, acarretando na perca do sinal da internet, isso geralmente é causado por rompimento de cabo ou quebra/danificação do conector plugado ao seu modem.

Como descobrir o IP do roteador pelo computador
Para isso, pesquise por "cmd" no Menu Iniciar. Então, basta digitar "ipconfig" e dar enter para descobrir o IP do roteador. A informação vai aparecer no campo "Gateway padrão".

As grandes fabricantes recomendam que os roteadores domésticos sejam trocados entre 2 e 3 anos de utilização.

Verde aceso – indica que o modem Wi-Fi está enviando dados à rede. Verde piscando – indica que existe uma atualização de software em andamento. Amarelo aceso – indica que o modem Wi-Fi está enviando dados por duas ou mais frequências (2.4GHz e 5GHz). Desligado – indica que o modem Wi-Fi não tem conexão com a internet.