O que fazer depois de largar a faculdade?

Perguntado por: greis . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Então veja!

  1. Pense no retorno sobre o investimento.
  2. Estabeleça metas de curto prazo.
  3. Crie uma rotina motivadora de estudos.
  4. Converse com pessoas da área.
  5. Aproveite as oportunidades da faculdade.
  6. Vislumbre a satisfação da conclusão.
  7. Evite superestimar o desânimo.

O processo para destrancar a faculdade é parecido com a transferência interna e externa. Você precisa se dirigir à instituição de ensino e formalizar o pedido. A partir de então, a faculdade analisará a disponibilidade para o semestre atual ou próximo, bem como a possibilidade de aproveitar os créditos já conquistados.

Em alguns casos, o trancamento de matrícula pode fazer com que o aluno continue pagando as mensalidades. Algumas instituições cobram até para que o estudante pague um certo valor para que sua vaga seja mantida. Em outras situações, caso o pagamento tenha sido feito de forma integral, o aluno pode solicitar o reembolso.

Os entendimentos Jurisprudenciais são no sentido de que se o contratante cancelar a matrícula ANTES do início das aulas pagará multa pela desistência no valor de 10 ou 20 % do valor da parcela da mensalidade. Esta multa rescisória, não é considerada abusiva.

O abandono de curso de faculdade não desobriga o aluno de pagar as mensalidades escolares. A desistência ou cancelamento deve ser feita por escrito, como prevê o contrato.

O aluno ou seu responsável tem direito à devolução integral do valor pago pela matrícula quando desistir do curso antes do início das aulas.

Dentre as principais causas apontadas está a falta de vocação em relação à área de estudo escolhida e o pouco preparo do aluno, ainda no ensino médio. Uma outra parcela desiste por motivações financeiras, em especial nas faculdades particulares.

Em muitos casos, a melhor saída é a pós-graduação. Além de ser mais rápido e adequado às necessidades de quem está trabalhando, esse tipo de curso é mais eficaz para quem quer se aprofundar num assunto sem entrar em detalhes muito básicos ou técnicos do assunto.

Como voltar a estudar depois de muito tempo parado

  1. Deixe pra lá as crenças limitantes. ...
  2. Descubra os seus desafios. ...
  3. Estabeleça metas pessoais. ...
  4. Monte uma rotina de estudos. ...
  5. Respeite os seus limites. ...
  6. Escolha uma instituição de qualidade.

Ainda assim, é muito importante não desistir da faculdade, pois ela aumenta as possibilidades para a sua carreira e ajuda no desenvolvimento de habilidades que o acompanharão no futuro.

O discente deverá preencher, imprimir e assinar o requerimento de cancelamento de matrícula, anexando o formulário de justificativa. Os documentos deverão ser protocolados no setor responsável pela matrícula e acompanhamento acadêmico no campus de oferta do curso ou digitalizados e enviados por e-mail.

Em média, as instituições de ensino superior permitem o trancamento por até dois anos. Nesse período, o estudante ainda mantém o vínculo com a instituição. No entanto, no caso de instituições privadas, não precisará pagar a mensalidade ao longo desses meses.

O abandono escolar acontece quando o aluno deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo, ou seja, realiza a matrícula e desiste de continuar os estudos. Já a evasão escolar é quando o aluno não efetua a matrícula para dar continuidade aos estudos no próximo ano letivo, tendo sido aprovado ou reprovado.

A principal solução para regularizar a inadimplência na faculdade, é comparecer pessoalmente até a instituição de ensino, procurar o setor financeiro e tentar um acordo de renegociação. Na maioria dos casos, eles apresentam boas possibilidades de parcelamento da dívida que cabem no seu bolso.

A retenção de documentos que pertencem ao aluno, ainda que inadimplente, caracteriza atitude abusiva e ilegal.

Por que a faculdade pode ser decepcionante? Não pense que você está sozinho: é extremamente comum o sentimento de desânimo em relação ao ensino superior. Aliás, é mais do que natural sentir-se um pouco decepcionado, principalmente se estamos com muitas expectativas.

Inadimplência também cresceu nos últimos dois anos. Os anos de 2020 e 2021 registraram os maiores índices de evasão de alunos do ensino superior privado no Brasil de toda a série histórica. Só neste ano, foram cerca de 3,42 milhões de estudantes que abandonaram as universidades privadas — uma taxa de 36,6% de evasão.

Em 2021, cerca de 3,42 milhões de estudantes abandonaram as universidades privadas, representando uma taxa de abandono de 36,6%, segundo o Semesp, instituto que representa as mantenedoras do ensino superior no Brasil. Além do abandono da universidade, a evasão também aumentou.

A vantagem de ter duas graduações está na possibilidade de desenvolver uma carreira profissional com conhecimentos de diversas áreas, onde uma complementa a outra. A pós-graduação, contudo, gera resultados a curto prazo e alinhados ao momento do mercado de trabalho.

6 meses

Além disso, os cursos de Segunda Graduação tem duração a partir de 6 meses de acordo com a validação de matérias já feitas na sua primeira Graduação.