O que fazer depois de ir ao cemitério?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

Para solicitar a exumação é necessário entrar em contato com o cemitério onde o ente querido foi sepultado. O pedido de exumação deve ser feito pelo cônjuge ou filhos, sempre maiores de 18 (dezoito) anos. Na falta deles, utilizar a ordem estabelecida pelo artigo 1.829 da Lei Federal nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002.

Banho indicado: Camomila.

Usar roupas discretas e sociais, evitando transparências, decotes, roupas justas e/ou curtas.

Em entrevistas constatei que os orixás que atuam no cemitério são omolu-obaluaê, iansã das almas, nana, ogum mege e ogum de ronda. E as entidades deste campo de força são os pretos velhos (linha das almas) e os exus.

Ou seja, uma moeda é deixada a cada visita para que a família do falecido, saiba que ele ainda é muito querido e que recebeu a homenagem e visita de amigos.

Mulher de resguardo, grávida ou menstruada não pode ir em cemitério.

No caso do umbandista, quando for fazer sua oferenda o mesmo deve entrar no Cemitério vestindo roupas e sapatos brancos, usando pano de cabeça e sua guia no pescoço.

Quem participar de celebrações e rituais no Dia de Finados deve usar máscara, respeitar as medidas de distanciamento social, evitar aglomerações e seguir todas as precauções para evitar a transmissão do coronavírus. Além disso, é recomendado que as visitas sejam breves, sem apertos de mão e contato físico.

Depois de enterrado, o corpo humano vai passando por um processo gradativo que vai se acentuando com o passar das semanas. Desta forma, existem 7 estágios diferentes de decomposição. Assim, ocorre a putrefação do corpo até a esqueletização. Neste momento é quando só podemos ver os ossos do corpo humano.

Esta poderosa especiaria é conhecida por ser afrodisíaca - o que pode aumentar muito o poder de atração. Contudo, o ritual do banho de Canela com Açúcar pode melhorar o desânimo e a tristeza, já que possui energias para animar qualquer ambiente e corpo, além de aumentar a proteção física e a atração financeira.

Depois de organizar o ambiente e fazer a preparação acima, é hora de tomar o banho de sal grosso e sair de lá livre das energias negativas. “Os melhores dias para fazer isso são sexta, sábado e domingo, de preferência à noite, antes de dormir”, recomenda Aline.

Isso quer dizer que roupas justas, brilho, estampas chamativas, maquiagem excessiva, camisetas, bermudas e bonés devem ser evitados. O preto não é regra, mas cores discretas em tons escuros como azul, marrom, verde e cinza são as mais indicadas.

No Brasil, o hábito de vestir peças de roupas na cor branca está sendo cada vez mais utilizada, principalmente em casos de mortes decorrentes de atos violentos. A cor branca usada pelos orientais como forma de luto pode transmitir a necessidade de estar em silêncio, buscar a reflexão e paz em momentos difíceis.

cor preta

A cor preta, como símbolo de luto, vai representar a falta de luz, a tristeza, o sofrimento e a introspeção de sentimentos de perda pelos entes amados.

Grande e imponentes, os Cruzeiros são as enormes cruzes construídas nos cemitérios. Está localizado na entrada da necrópole e mede mais de 5 metros de altura.

pomba gira maria padilha rainha do cemitério.

Exu é um orixá guardião da comunicação, que faz parte das religiões originárias da África, como Candomblé e da Umbanda. É uma das entidades mais conhecidas e cultuadas pelos adeptos dessas religiões no Brasil.

Ainda de acordo com Leda, esse tipo de oferenda é feita quando alguma alma passa a perturbar um familiar ou qualquer outra pessoa a qual o morto teve vínculo. “Neste caso, a pessoa perturbada procura um terreiro de umbanda e o mentor da Casa pede esse tipo de oferenda para encerrar o trabalho”, explica.

Quem é o dono do cemitério? Resposta: O Seu Pultura.

Uma das superstições manda enterrar moedas e pingar gotas de uma vela na terra, para que ela se fortifique. A velha simpatia diz que, em todo dia 29 do mês, deve-se colocar uma nota de dinheiro embaixo do prato de nhoque.

No que diz respeito à saúde dos pequenos, vale lembrar que os pais devem evitar levar os bebês a velórios durante o primeiro ano de vida assim como a qualquer outro local com aglomeração, como shoppings, por exemplo. Isso porque um ambiente fechado, com muitas pessoas, é propício para vírus e bactérias.