O que fazer depois de espremer um cravo?

Perguntado por: uximenes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Depois do escorregão inicial, controle-se e faça um esforço para não continuar mexendo na região. “Limpe a área com um algodão úmido e lave o rosto em seguida”, instrui Claudio Wulkan, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

"Quem tem a pele mais oleosa e não recebe tratamento adequado pode fazer uma limpeza a cada 15 dias. Já uma pele mais bem cuidada pode ficar até quatro meses sem se preocupar em fazer uma limpeza profunda", acrescenta Carolina.

Cravos pretos – São os comedões abertos, ou seja, quando o poro não está coberto por pele, apenas por sebo. A aparência escurecida se dá por conta da oxidação que acontece quando o material (sebo, queratina e células mortas) acumulado no poro dilatado entra em contato com o ar.

Aplique retinol para dar firmeza à pele e aos poros.
Ele pode deixar os poros mais firmes e deixar os buracos causados por cravos menos aparentes. Compre o retinol em uma farmácia e aplique no rosto para ver se ele funciona no seu caso. É melhor aplicá-lo antes de ir dormir. O retinol pode irritar ou ressecar sua pele.

Quando aplicamos cubos ou bolsas de gelo nas espinhas, ajudam a fechar os poros para que bactérias não obstruem, além de ajudar a reduzir o tamanho da acne e entorpecer muito a dor. Se estiver altamente inflamado, aplicar gelo ajudará a diminuir muito a inflamação e a vermelhidão.

Colocar gelo no rosto depois da limpeza de pele ou de espremer uma espinha pode dar a falsa sensação de uniformização do tom da pele, já que ele diminui a circulação sanguínea na região. Mas, cuidado: o gelo pode queimar a área ferida e, por causa da vasodilatação, deixar a pele ainda mais avermelhada.

“Então, não. Quando você pega uma pasta de dente, que é para a mucosa, e usa na pele, você pode conseguir uma dermatite de contato, uma irritação e até uma hipercromia pós-residual, ou seja, uma hipercromia pela ação da pasta de dente, que é também pode dar reação peribucal”.

De modo geral, os cravos são assintomáticos e incomodam apenas por sua aparência. Mas, dependendo do tipo de cravo ou quando não tratados adequadamente, eles podem evoluir para um quadro de acne e vir a causar dor e sensibilidade na região.

Dica #2: Vapor
Aquecer água em uma tigela, deixar produzir vapor suficiente e colocar o rosto onde não há risco de se queimar, mas que chegue vapor suficiente. Ficar alguns minutos e retirar-se, apertando imediatamente a área onde houver cravos. Graças ao calor, a pele abre seus poros e facilita a limpeza.

Dicas para reduzir o surgimento de cravos na pele

  1. Mantenha a pele limpa. ...
  2. Faça esfoliação na pele. ...
  3. Use produtos para o seu tipo de pele. ...
  4. Aposte numa rotina de skincare diária. ...
  5. Tenha uma rotina saudável. ...
  6. Consulte um dermatologista. ...
  7. Nunca esprema a pele.

Furar ou espremer os cravos para extraí-los é tentador, mas os dermatologistas aconselham a não tocá-los. Quando cutucamos a pele, corremos germes e bactérias presentes nos dedos e, dessa forma, provocar uma infecção, que transformará o cravo em cisto, podendo inclusive deixar uma cicatriz.

Esfolie o rosto
A esfoliação, que ocorre basicamente a partir do leve atrito de pequenas partículas com a pele, ajuda bastante nessa remoção das células mortas e resíduos que ficam no rosto. Para fazê-la, você pode utilizar um esfoliante suave, que é um cosmético específica para esse fim.

O primeiro deles é não espremer em casa. “Para extração completa, o ideal é fazer uma limpeza de pele com um profissional especializado por períodos determinados pelo seu dermatologista”, explicou. Além disso, a profissional revela que o uso de alguns ácidos pode melhorar o aspecto da acne e do cravo.

O processo consiste em aquecer um pouco de água, colocá-la em uma tigela, deixar o rosto próximo ao líquido - mas sem encostar - e ficar ali por alguns minutos até que os poros se abram e fique mais fácil remover os cravos. Aqui, portanto, é importante tomar o devidos cuidados na hora de "espremer" os pontinhos pretos.

São de difícil remoção e não devem ser removidos em casa, já que podem lesionar a pele e causar a formação de espinhas ou cicatrizes. Cravos pretos: já os cravos pretos, são aqueles comedões abertos, que são aqueles que os poros não são protegidos pela pele, somente sendo revestidos pelo sebo.

“O motivo disso ocorrer ainda é incerto, mas uma possível explicação para este fenômeno é o fato de existir neste local de constante incidência de cravos um aglomerado de glândulas sebáceas, ou até mesmo bactérias, que constantemente causem uma inflamação”, explica.

Saiba como cuidar da pele com cravos e espinhas
Espremer cravos e espinhas é um costume de muitas pessoas, mas é justamente o que nós, dermatologistas, não recomendamos! Nunca esprema ou cutuque cravos e espinhas ou qualquer outra coisa que apareça na pele.

A glândula sebácea pode se romper, por causa do acúmulo de sebo e outras substâncias – muito comum na acne - e isso pode originar um cisto epidérmico.

Uma compressa de água quente, em um algodão ou toalha, pode ajudar no tratamento das espinhas internas. Para isso, basta deixar a compressa sobre a espinha por alguns minutos, repetindo o processo até notar sua atenuação.

De acordo com Dra. Luciana, os maiores benefícios da água fria para a pele é que ela ativa a circulação sanguínea e colabora para a absorção dos ativos presentes nos produtos de skincare. “Ela também protege a pele contra a entrada de bactérias, fungos e impurezas, que é o maior órgão do corpo”, diz a dermatologista.

“Se você espremeu a espinha utilize produtos que ajudem a acelerar o processo de regeneração da pele para evitar potenciais marcas e cicatrizes. Procure no rótulo ativos como ácido glicólico, ácido salicílico, acneol SR e retinol, que ajudam a esfoliar a superfície da pele e estimula, a regeneração celular.