O que fazer depois de comer uma comida muito salgada?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

A combinação de 1 colher (sopa) de açúcar + 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, quando adicionada ao prato salgado, podem trazer de volta a sua comida saborosa e sem aquele exagero de sal. O vinagre de maçã e o açúcar podem ser grandes aliados na tarefa de dessalgar a comida.

Isso acontece porque no sal tem uma substância que quando fica em excesso no sangue faz muito mal pra gente. Então o hipotálamo sente que tem que diluir o sangue, ou seja, o sangue tem que ganhar mais água para que essa substância se dissolva mais e não prejudique nossas células.

O consumo excessivo de sal está diretamente ligado ao aumento do risco de doenças crônicas como hipertensão, doenças cardiovasculares, dentre outras. A hipertensão é um dos principais fatores que ocasionam infartos, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca.

A presença de níveis baixos de sódio tem muitas causas, inclusive o consumo de um excesso de líquidos, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, cirrose e uso de diuréticos.

O sódio é um dos minerais mais importantes para o bom funcionamento do corpo. Ele é vital para a manutenção de importantes processos do organismo. Por exemplo: o sódio permite a transmissão de informações entre as células nervosas, é o desencadeador da contração muscular e regulador da pressão arterial.

Quando medimos o sódio, através de exame de sangue, e ele está alto, nós temos a hipernatremia. Ela é causada geralmente por um quadro de desidratação (falta de água no nosso organismo), e pode ser identificada pela presença de alguns sintomas, como sonolência, confusão mental e fraqueza.

Exagerar no sódio causa inchaço, arritmia cardíaca, dificuldade para dormir, hipertensão e insuficiência renal”, alerta João Vicente da Silveira, cardiologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

O fato de beber água após comer um doce não tem nenhuma relação com o desenvolvimento da doença, portanto isto não passa de um dito popular. O ideal para manter a saúde é beber muita água independente de comer doces e diminuir a quantidade dos alimentos ricos em açúcar.

Depois de comer, é natural que ocorra maior fluxo sanguíneo para o centro do corpo, onde está o sistema digestório. “Se o indivíduo mergulhar em água fria, pode ocorrer choque térmico, o que ocasiona maior requisição de fluxo de sangue para a pele, a fim de corrigir o choque.

O consumo exagerado de sal, no entanto, assim como muitas outras substâncias, faz mal à saúde, e a principal causa é a desidratação. Quando o organismo recebe muito sódio, os rins, responsáveis por filtrar os resíduos do sangue, retêm mais água.

A ingestão aguda de sal pode provocar um acúmulo de líquido enorme, aumentando subitamente pressão arterial. "Rim e coração até tentam se reorganizar, mas isso tem um limite, que varia de pessoa para pessoa. Umas podem ter vômitos, tontura.

"O excesso de açúcar em uma dieta pode levar à diabetes, mas antes disso, a problemas circulatórios, oculares, deficiência de cicatrização, perda de sensibilidade nas extremidades e lesões em órgãos, como rins e cérebro, olhos (retina).

O sal de cozinha é um ALIMENTO utilizado na culinária para agregar sabor, composto de sódio, cloro e fortificado com iodo. Já o sódio é um NUTRIENTE essencial ao organismo, que corresponde a 40% da composição do sal de cozinha, ou seja, em 1.000 mg (1 g) de sal temos 400 mg de sódio.

A principal abordagem terapêutica para o tratamento da hiponatremia é a administração de sódio por via intravenosa na quantidade necessária até chegar à normalização. Portanto, essa é uma forma de solucionar o problema e os efeitos colaterais que podem existir, mas se faz necessário entender a causa do problema.

A indústria teve uma boa ideia ao inventar um salgante sem sódio, que contém apenas potássio. O sal sem sódio tem a capacidade de salgar os alimentos sem o acréscimo do elemento que aumenta a pressão arterial de muitos.

O que é? O exame de sódio no sangue é usado para detectar concentrações anormais de sódio, denominadas hiponatremia (baixo sódio) e hipernatremia(sódio elevado). O médico pode solicitar o exame em conjunto com outroseletrolitos para identificar um desequilíbrio eletrolítico.

A relação entre o sal e a hipertensão
Quando há excesso de sódio na corrente sanguínea, há um estímulo para que haja aumento da quantidade de água dentro dos vasos sanguíneos. Com um volume maior de sangue fluindo através de seus vasos sanguíneos, a pressão arterial aumenta.

A maior parte dos pacientes com hiperpotassemia não apresenta sintomas, e tal a condição é detectada por exames de sangue de rotina. Quando há sintomas, eles geralmente são inespecíficos, como palpitações cardíacas, náuseas, fadiga muscular, fraqueza e formigamento.