O que fazer depois da meditação?

Perguntado por: omarinho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

5 dicas práticas para quem quer começar a meditar

  1. Reserve um momento para você Se é importante, está na sua agenda! ...
  2. Encontre um local calmo. ...
  3. Escolha uma postura confortável. ...
  4. Fique atento à sua respiração. ...
  5. Foco e concentração.

Clareza de Pensamento
Isto acontece tanto durante, como depois de meditar. Chegamos à conclusão que não somos nós (como ser físico) que criamos os pensamentos, mas que RECEBEMOS os pensamentos! Tudo vem do nosso estado de recetividade. Depois da meditação, estamos num estado de receber!

Durante a meditação, o nosso corpo fica tão leve e relaxado, que muitas vezes temos a sensação que estamos flutuando ou de que saímos do corpo.

Também é desaconselhada a prática excessiva, principalmente para iniciantes. “O ideal é meditar no máximo umas duas vezes por dia”, diz. Roberto ainda afirma que meditar deve ser um exercício constante, leve e sem expectativas.

A princípio, saiba que você pode meditar deitado a qualquer momento livre na sua agenda. O que realmente faz a diferença nas posturas de meditação são as posições que proporcionam conforto ao seu corpo durante períodos extensos de prática.

Instantaneamente, a meditação é capaz de alterar o funcionamento cerebral, refletindo-se em mudanças nos exames de eletroencefalograma. É também possível notar alterações cardiovasculares, com alterações benéficas na pressão arterial e na frequência cardíaca.

"Não existe hora certa para meditar. A melhor hora é a que cabe na sua rotina. De manhã, a mente ainda recebeu poucos estímulos e está mais limpa, tornando mais fácil se conectar com o estado de presença. À noite, a vantagem é que você consegue promover uma limpeza mental depois de um dia cheio", explica.

Funciona como um ansiolítico natural
Apenas alguns minutos de meditação podem reduzir o estresse e diminuir os efeitos da depressão. Um estudo realizado pela John Hopkins University, em 2014, mostrou que existe uma relação entre a meditação e a capacidade de reduzir os sintomas de depressão, ansiedade e dor.

Você vê cores diferentes durante várias meditações porque cada cor tem um significado próprio. O seu ser interior quer ser alimentado a toda hora com alimentos diferentes. Assim como existe a comida terrena, também há a comida Celestial. Essa comida é cor, luz e etc.

Evitar seguir automaticamente os impulsos do corpo durante a meditação nos permite conhecer melhor tanto corpo quanto mente. Possivelmente você até ficará mais tenso diante da perspectiva de não se mexer, e precisará aprender o equilíbrio entre estar relaxado porém manter uma firmeza de propósito.

Se preferirem, praticantes podem executar uma meditação sentados em sua poltrona favorita, mas sem necessariamente dobrar as pernas conforme posição “padrão”. Não há uma regra específica que obrigue a uma única forma de se posicionar, ou seja, deitar-se para meditar pode muito bem ser uma variação de postura.

Escolha um horário que funcione melhor para você e faça o teste:

  1. Encontre uma posição confortável.
  2. Faça uma respiração consciente.
  3. Escolha algo para focar a mente.
  4. Sinta o estado de relaxamento puro.

Pode ser na cadeira, no sofá, na poltrona. Ainda que seja possível meditar em outras posições, ao permanecer sentado, com a coluna ereta - tanto em uma cadeira quanto no chão, com as pernas cruzadas - é mais fácil manter a mente alerta, o estado que ela deve permanecer durante toda a prática.

A meditação é uma prática milenar, e a Ciência já trouxe indícios de que o relaxamento promove a redução da pressão arterial, frequência cardíaca e atividade cerebral e, assim, traz efeitos positivos para o sono.

Para meditar, procure um lugar tranquilo, se desligue de outros pensamentos e busque uma verdadeira conexão com Deus. Leia a Bíblia com atenção e calma e mostre disposição para ouvir o que Deus tem a dizer para você naquele dia.

várias vezes ao longo do seu dia é importante não passar de um minuto apenas o minutinhos e você pode fazer a cada hora do seu dia. três vezes ao dia ou. duas vezes ao dia você escolhe Mas você já vai ter a sua prática formal.

Medite antes das refeições (de preferência)
O oposto também deve ser evitado: se estiver com muita fome, pode acabar pensando em comida o tempo todo. Coma algo leve antes da meditação, como uma fruta, por exemplo. Estar atenta às sensações do seu corpo ajuda a se concentrar melhor e a se sentir mais confortável.

Os principais benefícios da meditação para ansiedade por meio do mindfulness são: evitar pensamentos negativos e preocupações, agir diretamente contra o burnout e aumentar o foco nas tarefas do presente. Além disso, pode ser utilizada para evitar crises de ansiedade.

O uso adequado da música para meditar pode trazer muitos benefícios para a concentração de iniciantes na prática da meditação. Em práticas tradicionais a música não é utilizada, pois o silêncio absoluto é o mais recomendado.