O que fazer da vida aos 65 anos?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Ou seja, praticando atividades como dança de salão, estudar outra língua, praticar aulas de arte etc. Apesar de não haver evidências seguras de que práticas como palavras cruzadas, xadrez, sudoku ou caça-palavras ajudem o cérebro do idoso, podem ser ótimas opções para a distração e muito agradáveis de fazer.

Afaste-se dos estigmas da sociedade: “sou velho, não consigo”. Busque, dentro de si, as motivações para viver e esteja certo de que redescobrirá a vida. Estar receptivo, com a mente aberta e espírito sereno, leva você a ter boas ideias, a ser mais criativo e a recomeçar sob outro ponto de vista.

Conhecer os vizinhos, praticar esportes e fazer conexões pelas redes sociais são formas de manter a vida social agitada. Fazer amigos após os 60 nem sempre é fácil, principalmente durante a aposentadoria ou quando pessoas próximas também envelheceram ou já não estão entre nós.

De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos.

Uma boa alimentação, sem excessos, ajuda a ter saúde e disposição. E isso ajuda a ser feliz na terceira idade. Praticar exercício físico regulamente tem o mesmo sentido da alimentação saudável. Um idoso ativo tem muito mais condições de ser feliz na terceira idade.

Para ajudar a fortalecer os músculos dos idosos, existem alguns alimentos ricos em proteínas que não podem faltar: carnes magras, aves, peixes, ovos, vegetais, frutas, gorduras saudáveis, leite e derivados. Além de fontes de nutrientes como vitaminas, cálcio, potássio e ferro.

5 dicas para viver bem na terceira idade²

  1. Interagir socialmente. Fonte: Envato – Foto de Wave Break Media. ...
  2. Buscar o bem-estar mental do idoso. ...
  3. Praticar exercícios na terceira idade. ...
  4. Alimentação saudável para mais qualidade de vida do idoso³ ...
  5. Cuidar da higiene pessoal na terceira idade.

Tenha um "hobby", dedique parte do seu tempo a ele. Procure fazer o que você gosta; Exercite um pouco a sua mente todos os dias: leituras, filmes, estudo, escritas, jogos, palavras cruzadas, conversar e interagir com outras pessoas; Tome muito cuidado com a ociosidade que costuma vir junto com a aposentadoria.

Dicas essenciais para se reinventar após os 60 anos

  1. Mentalidade. ...
  2. Muitas pessoas decidem voltar a estudar e/ou mudar de carreira e começar uma nova ocupação. ...
  3. Crie hábitos saudáveis. ...
  4. Procure “parceiros no crime”, que compartilhem suas paixões. ...
  5. Organize para abrir espaço (e dinheiro!)

“O corpo muda muito após os 60 anos. Na parte cardíaca, as células do coração vão se tornando mais rígidas, então a tendência é aparecerem doenças, como a hipertensão, arritmias, taquicardias, que as pessoas chamam de batedeira. O sistema nervoso é afetado, a capacidade cognitiva.

7 dicas para cuidar da saúde mental de idosos

  1. Incentive hobbies. ...
  2. Tenha um tempo de qualidade com o idoso. ...
  3. Procure proporcionar uma boa noite de sono. ...
  4. Cuidar do corpo também ajuda a cuidar da mente. ...
  5. Crie uma rotina saudável. ...
  6. Acompanhamento psicológico é essencial. ...
  7. Inclua atividades para trabalhar a autonomia no dia a dia.

Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece. Só que isso não minimiza a necessidade de cuidados e hábitos capazes de cooperar na diminuição desse desgaste.

São muitos os fatores que fazem com que nossa pele tenha um aspecto murcho com o passar do tempo: exposição ao sol, predisposição genética, consumo de álcool e tabaco, poluição e também a alimentação.

É comum ver idosos com aparência triste, apática, desatentos e desmotivados. Longe de parecer normal, esse quadro pode revelar uma doença devastadora: a depressão.

Os 65 anos é uma idade considerada relativamente avançada. A partir desse período, a pessoa passa a ser considerada idosa. Por isso, existem muitas opções de aposentadoria para quem já possui 65 anos de idade.

Meia-idade: 45 a 59 anos; Idoso(a): 60 a 74 anos; Ancião: 75 a 90 anos; Velhice extrema: 90 anos em diante.

A ampliação do período de validade foi promovida pela PMSJ, por meio da Secretaria Municipal da Receita (SMR), mediante a alteração da Lei de Isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), sancionada em julho. O benefício fiscal passa a valer a partir de 2021.