O que fazer com virose na gravidez?

Perguntado por: unovaes3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Durante a gestação os tratamentos de viroses devem ser realizados com os medicamentos específicos para gestantes. No período da recuperação, alimente-se bem, beba muita água e faça repouso. Seguindo as orientações médicas não haverá nenhum risco para você ou para o bebê.

Os principais perigos são a desidratação em primeiro lugar e caso a diarreia se prolongue, poderá haver uma diminuição da absorção de nutrientes e vitaminas que levarão a algumas condições de saúde que poderão ser graves, tal como anemia e consequente cansaço e fraqueza muscular.

Os comprimidos de IMODIUM® Plus não só param a diarreia como também aliviam as cólicas dolorosas, a distensão abdominal e os gases.

Hormônios: os hormônios da gravidez podem afetar o sistema gastrointestinal, chegando a causar inchaço, enjoo, vômitos, prisão de ventre, digestão lenta e diarreia. Apesar do incômodo, a diarreia não é um risco de saúde para a mãe e para o bebê.

Fique atenta se tiver dor de cabeça, visão embaçada, fala arrastada, batimento cardíaco acelerado, falta de ar. Nesses casos, pode indicar quadros mais graves, como pré-eclâmpsia, derrame cerebral, problemas de coração ou pulmão.

A alimentação segura é uma questão bem importante para as mulheres grávidas, por uma boa razão, se a mulher tem intoxicação alimentar na gravidez, pode ser bastante perigoso para o bebê. Nos piores casos, a intoxicação alimentar na gravidez pode causar aborto espontâneo ou parto prematuro.

Uma boa dica, segundo Miriam Stoppard, médica e autora do livro Conception, Pregnancy and Birth, é fazer pequenas refeições de forma frequente. Ou seja, ao invés de comer poucas vezes e uma quantidade grande de alimentos, o ideal é comer várias vezes em pequenas quantidades.

Uma intoxicação alimentar durante a gravidez acontece ao comer algo contaminado com alguma bactéria, vírus ou toxina. É um quadro que pode causar náusea, vômito ou diarreia.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Hidratação
É recomendado que se dê muita água para elas, inclusive picolés de fruta. Estudos mostraram que, para adultos com sintomas leves de diarreia, bebidas esportivas e soluções de reidratação que não precisam de receita médica são igualmente eficazes.

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

Refrigerante. Aditivos, corantes e açúcar em excesso não são nutricionalmente recomendados para ninguém, principalmente para gestantes.

O soro caseiro é uma solução que consiste em 3,5 gramas de sal mais 20 gramas de açúcar diluídos em 1 litro de água filtrada ou previamente fervida. Na prática, isso significa 1 colher de chá de sal mais 1 colher de sopa de açúcar.

Cloreto de Potássio + Cloreto de Sódio + Citrato de Sódio + Glicose - Categoria C de risco gestacional - Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sem orientação médica, ou do cirurgião-dentista.