O que fazer com uma pessoa que tomou muito remédio?

Perguntado por: eperes . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Conheça os primeiros socorros em caso de intoxicação por medicamentos. O primeiro passo é acionar o serviço de emergência imediatamente: o SAMU, pelo telefone 192. Enquanto aguarda o resgate, algumas medidas importantes devem ser tomadas.

Isso acontece por conta das reações químicas que acontecem entre determinados fármacos, que são as substâncias responsáveis pelo efeito do medicamento, e as substâncias presentes no leite, principalmente o cálcio.

Aumente o consumo de folhas verdes: couve, rúcula, agrião, brócolis, espinafre, etc. Aumente o consumo de frutas para no mínimo 5 porções ao dia. As frutas vermelhas são riquíssimas em antioxidantes. Não fique um dia sem uma delas: cereja, amora, framboesa, uva, morango, blueberry, jabuticaba.

Tomados em excesso, analgésicos e anti-inflamatórios podem trazer prejuízo à saúde. No fígado, a hepatoxicidade é o principal efeito, causando desconforto abdominal, náuseas e inclusive icterícia, caracterizada por pele amarelada. Nos casos extremos, pode haver falência hepática fulminante.

O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, conseqüências como: reações alérgicas, dependência e até a morte. Entre os riscos mais freqüentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.

> Desidratação (causa sede excessiva, boca seca, dificuldade para urinar, fraqueza e tontura); > Perda de peso; > Queda de pressão arterial; > Insuficiência dos rins (casos mais raros).

De acordo com o levantamento, dez princípios ativos de medicamentos são identificados como os mais freqüentes nos casos de intoxicação. São eles: fenobarbital, diazepam, haloperidol, carbamazepina, bromazepam, fenilpropanolamina, benzodiazepínicos não identificados, paracetamol, fenilefrina e dipirona.

Álcool, café, abacate: veja o que pode interferir no efeito de remédios.

Tem efeito antisséptico e antibiótico
Vale lembrar, porém, que o limão não deve substituir os medicamentos prescritos pelo médico, e sim ser utilizado como um complemento ao tratamento.

Lembre-se que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, que pode causar agitação e pressão alta. Se estamos falando de um medicamento destinado a produzir um efeito sedativo ou tranquilizante, misturar com café ou qualquer bebida com cafeína vai ser prejudicial porque vai neutralizar os efeitos da droga.

Uma pessoa não morre por overdose, a overdose pode levar a morte por causa do que acontece com o corpo, no entanto, mesmo quando a morte não acontece e a pessoa é salva de alguma forma, poderá ficar com sequelas irreversíveis.

O que acontece se ocorre uma superdosagem? Se alguém ingerir uma quantidade elevada, podem surgir náuseas, vômito, dor abdominal, comprometimento da função renal, vertigem, sonolência, queda brusca da pressão arterial e arritmia cardíaca. “Mas isso só acontece em doses muito altas”, tranquiliza Pereira.

A toxina presente na cocaína tem acesso direto ao nosso cérebro, e lá faz todo tipo de alteração, o que deve ser observado atentamente, pois é nas alterações no cérebro que começamos a observar todos os efeitos da cocaína, sendo então o primeiro local onde ocorre tal feito.

Oito alimentos que ajudam a desintoxicar seu intestino

  1. Alimentos ricos em água. Alguns alimentos podem ajuda nesse processo de desintoxicação, tais como a melancia, melão, alface e pepino. ...
  2. Alimentos ricos em fibras. ...
  3. Brócolis. ...
  4. Chá de hibisco e Chá verde. ...
  5. Frutas cítricas. ...
  6. Frutas e Legumes Frescos. ...
  7. Gengibre. ...
  8. Hortelã