O que fazer com uma pessoa que não vai com a sua cara?

Perguntado por: ddorneles2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Reconfigurar o olhar em relação a essa pessoa pode nos ajudar a lidar melhor com situações como essa quando elas voltarem a acontecer e até mesmo a sanar alguns aspectos da nossa relação com aquelas pessoas aos quais o comportamento que nos incomoda nos remete.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

Para contornar essa situação, o mais adequado é:

  1. Analisar a situação e a relação.
  2. Entender se você pode fazer melhor.
  3. Se você fez algo que desagradou a outra pessoa, por exemplo, avalie se pode agir diferente, se deve desculpas ou se pode corrigir de alguma maneira sua ação.

7 SINAIS DE QUE ALGUÉM ESTÁ INTERESSADO EM VOCÊ

  • Inclinação e proximidade.
  • Lembrar-se dos detalhes.
  • Esforço para manter uma conversa.
  • O “Sorriso de Duchenne”
  • Ficar nervoso perto de você
  • Ter curiosidade sobre você
  • Sempre há tempo para se encontrar.
  • LEIA TAMBÉM.

As pessoas tóxicas têm o dom de fazer com que você sinta muita gratidão por elas e aja como um eterno devedor. Mesmo quando te machucam – e elas vão te machucar –, são convincentes ao afirmarem que tudo o que fizeram foi para o seu bem, mas que sua infinita insensibilidade não te deixou perceber.

"Achar que ninguém gosta de você" pode estar relacionado com diferentes quadros clínicos, incluindo quadros de ansiedade, porém você tem duas opções, uma delas é explicar em que situações isso acontece; ou então buscar diretamente um psicólogo para tratar dessas interpretações.

Se sentir mal na presença de outra pessoa é um desconforto que pode ser explicado pela falta de autoconhecimento e pela dificuldade de entender as próprias emoções.

Características de uma pessoa controladora
Falta de limites: por querer interferir no livre-arbítrio alheio, muitas vezes a pessoa controladora deseja tomar decisões que não lhe competem e não pensa nas emoções do outro, extrapolando os limites impostos.

7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias

  1. 1 – Proteger-se. Antes de qualquer coisa, é preciso que você se proteja, para evitar que acabe se magoando pela falta de sentimentos da outra parte. ...
  2. 3 – Ser Empático. ...
  3. 4 – Conversar. ...
  4. 5 – Ser Exemplo. ...
  5. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  6. 7 – Tenha Paciência.

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

Falando que não está interessado para um desconhecido

  • Dizer “Estou lisonjeada, mas não estou interessada, obrigada” é uma forma educada de ser direta.
  • Outra opção seria dizerNão quero me envolver com ninguém neste momento”.
  • A palavra “não” deve ser a parte central de sua resposta.

Pelo olhar
Um olhar pode revelar muita coisa – até mesmo se alguém sente algo por você. Observe se a pessoa alvo do seu interesse a observa com frequência. Durante uma conversa, olhar nos olhos e inclinar o corpo na sua direção é um sinal de que a pessoa está interessada no que está sendo dito.

“O funcionamento deficitário volta à normalidade depois de algum tempo, que varia conforme a pessoa que esteja sofrendo a desafeição”, afirma o psicólogo. Segundo as pesquisas existentes, esse período varia de três meses (Journal of Positive Psychology) a 18 meses (site de encontros Fifties.com).

Para a maioria das pessoas, pode ser porque você está apaixonado por essa pessoa. No entanto, isso nem sempre é o caso. Talvez você se dê bem e pense que ele gosta de você. Ou talvez você simplesmente não consiga parar de se visualizar com ele em sua vida.

Cada pessoa que insiste em manter uma relação que a machuca, o faz por um motivo muito particular, que pode variar desde motivos financeiros, emocionais, pelos filhos, valores, família e, até mesmo, por questões psicológicas.

“Podemos relacionar centenas de tipos de pessoas tóxicas, cada uma com seus níveis de toxicidade. Porém, as mais comuns e mais presentes no nosso dia a dia são as agressivas, manipuladoras, controladoras, invejosas, mentirosas, negativas, pessimistas, as que julgam, as sem caráter e as ciumentas”, destaca.

O fato da pessoa achar que ninguém gosta dela pode ser sinal de baixa estima. Ela pode apresentar crenças e pensamentos que não são realistas, por ex., pode acreditar que as pessoas amadas são lindas, perfeitas, interessantes, populares, etc.

O abuso físico, sexual ou emocional pode ser a causa mais marcante e evidente da baixa autoestima. Ser forçado a uma posição física ou emocional pode ter um grande impacto na forma em que uma pessoa se percebe, associado a um sentimento de invalidação e pouco valor, além de vergonha, rancor e muitos outros sentimentos.

Especialistas acreditam que o complexo de inferioridade seja ocasionado pela repetição de situações que levam uma pessoa a se sentir “menos” que as outras. Isso pode acontecer em diferentes contextos — na escola, na vida profissional ou na própria família, por exemplo.