O que é uma pessoa paranoica no relacionamento?

Perguntado por: imello . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Ciúmes excessivos, medo irracional de perder a pessoa amada e a vontade de controlar o outro indivíduo: esses são sinais típicos da paranoia no relacionamento.

Transtorno de personalidade paranoide é caracterizado por um padrão generalizado de desconfiança e suspeita injustificadas dos outros que envolve interpretar seus motivos como maliciosos.

Paranóia – doença crônica e rara caracterizada por um fluxo de delírios fixo, falta de alucinações deteriorações da personalidade. Os tipo de delírios observados incluíam os persecutórios,de ciúmes,somáticos grandiosos e hipocondríaco.

Pensamentos paranoicos dão origem a crenças falsas que aumentam o temor. Por exemplo, “estou sendo seguido” ou “todos querem me pegar”. Esses padrões de pensamento não têm base na realidade, mas são fervorosamente alimentados pela pessoa paranoica.

Ter uma conversa franca para explicar suas principais inseguranças pode resolver esse problema. Além disso, estabelecer limites e aceitar que você não precisa saber sempre como agir em situações novas são passos importantes.

Além disso, um dos sintomas que podem aparecer no transtorno de personalidade paranóide são os delírios (os mesmos que caracterizam transtornos psicóticos como o transtorno delirante persistente), que são crenças tão fortes que não podem ser modificadas por meio de argumentos racionais.

Há diversos fatores que podem levar a um surto psicótico, entre eles as condições mentais ou psicológicas do indivíduo, problemas médicos e consumo excessivo de álcool e de outras drogas.

Mesmo sendo um exemplo exagerado, pudemos perceber a diferença entre os efeitos da intuição e da paranoia. Enquanto a intuição é um pressentimento mais sutil sobre algo, que nem sempre se concretiza, a paranoia é intensa e aterrorizante e se mantém mesmo que nada de ruim aconteça de fato.

Na paranóia, as alucinações auditivas antecedem às visuais. Entre o pólo da voz e o pólo do corpo, o progresso do delírio na paranóia corresponde ao aumento das alucinações visuais. Inversamente, no caso da esquizofrenia, o progresso do delírio corresponde a um aumento das alucinações auditivas.

Os transtornos de personalidade são padrões persistentes e generalizados no modo de pensar, perceber, reagir e se relacionar que causam sofrimento significativo à pessoa e/ou prejudicam sua capacidade funcional.

Como lidar com a desconfiança?

  1. Use a lógica a seu favor.
  2. Evite fazer suposições.
  3. Torne a comunicação a sua aliada.
  4. Trabalhe a sua autoconfiança.
  5. Procure ajuda de um especialista.
  6. Conte com a ajuda do Coaching.

Pessoas com transtorno paranoide estão no perfil de indivíduos que mais abandonam a psicoterapia. Uma saída pode ser o trabalho com sessões espaçadas, para que o sujeito não se sinta pressionado. Além disso, o terapeuta passa a ser parte do tratamento.

Esquizofrenia paranoide
Os principais sintomas desse tipo de Esquizofrenia são as alucinações, delírios, sensação de perseguição e pensamentos sobre conspirações. Normalmente, as alucinações e os delírios giram em torno do mesmo tema e se mantêm consistentes ao longo do tempo.

Os delírios são o sintoma dominante e podem ser de dois tipos:

  • Bizarros: crenças em coisas irracionais e impossíveis. Por exemplo, sentir-se controlado por uma força exterior.
  • Não bizarros: delírios sobre coisas que poderiam acontecer na vida real.