O que fazer com um gato de rua?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Como ajudar gatos abandonados?

  1. Leve-o ao veterinário.
  2. Castre o animal.
  3. Leve o animal para a adoção.
  4. Alimentação de gatos de rua.
  5. Casas para os gatos abandonados.
  6. Prepare sua casa.
  7. Atenção e cuidado nos primeiros dias.

A responsabilidade desses animais abandonados fica sob o poder executivo municipal. Conforme a lei nº 1607, de 29 de janeiro de 2015, aprovada pela Câmara Municipal, a prefeitura é responsável pelo controle populacional de cães e gatos.

Não importa a origem, esses gatos normalmente temem a interação humana e são mais propensos a arranharem ou morderem do que a sentarem no seu colo. Por conta do medo, a domesticação de um gato de rua pode ser difícil X Fonte de pesquisa , mas ela é possível, desde que você tenha tempo e paciência.

Feiras de adoção e ONGs:
Uma boa solução é levar em feiras de adoção ou pedir ajuda de ONGs para encontrar um novo dono. A maioria não pode ficar com o animal, mas você pode encontrar feiras perto de você (ver abaixo na seção "Links úteis") e para passar o dia lá com seu cão ou gato.

Facebook – Instagram: procure grupos em seu bairro/região usando palavras chave como “doar animal”; “amigos dos animais”; “Lar Temporário”, etc. E ainda Twitter; blogs; sites de protetores independentes; ONGs.

No caso de gatos de rua, se ele apareceu na sua porta e não foi mais embora, então ele te escolheu como dono. Outro sinal que confirma como o gato escolhe o dono é pelo comportamento. Se ele ronrona perto de você e te pede carinho, saiba que ele confia e gosta de você.

Como saber se o gato que você encontrou tem um dono que o procura? Se o bichano não tem identificação visível, pergunte aos moradores da região onde o encontrou se eles sabem se o gatinho tem dono. Verifique também nessa região se não há cartazes com a foto do animal.

Verifique também se há cartazes de busca pela região e procure nas redes sociais avisos sobre o bichano. Se nada der certo, comece uma campanha para encontrar os verdadeiros tutores. Tire uma foto boa, informe onde e quando o achou, seu nome e seu contato. Distribua cartazes pelas ruas, estabelecimentos e abrigos.

O abandono de animais é considerado crime de maus-tratos no Brasil, pela Constituição Federal e pela Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9.605/98. Além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime.

Os cheiros cítricos costumam afastar os bichanos, por isso, cascas de laranja, limão ou tangerina no acesso ao quintal podem ajudar a mantê-lo longe.

Os animais não podem permanecer sozinhos na via pública sem cuidados por parte de um guia. É consenso no Direito brasileiro que o dono ou detentor do animal responderá pelos danos causados por este, pois é sua obrigação cuidar do animal de modo que ele não possa causar nenhum tipo de problema a terceiros.

Então, quanto tempo um gato leva para se adaptar à casa nova? De maneira geral, para um felino que não tenha traumas e que não tenha tido problemas de socialização, uma semana ou uma semana e meia serão mais que suficientes para que se sinta completamente à vontade em sua nova casa.

Como? Sempre que ele se aproximar, faça carinho, brinque com ele e ofereça pequenas recompensas. Assim, ele vai passar a associar a sua imagem a um momento de felicidade e confiança. Uma excelente forma de fazer isso é por meio dos petiscos e/ou sachês para gatos.

A solicitação do recolhimento do cão abandonado é realizada pelo munícipe por telefone ou presencialmente no Centro de Controle de Zoonoses - CCZ. A equipe do recolhimento percorre a região em busca da identificação do animal descrito. Estes são encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses - CCZ.

IBAMA. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 61 8080 (gratuitamente) ou pelo email para linhaverde.sede@ibama.gov.br. O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) as encaminhará para a delegacia mais próxima do local da agressão.

A AMPARA é uma OSCIP sem fins lucrativos. Somos protetores de animais abandonados e vítimas de maus-tratos. Lutamos para que os mais de 30 milhões de animais de rua tenham uma vida com respeito e amor. Conheça o jeito AMPARA de acolher e cuidar.