O que fazer com um funcionário problemático?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 4 de abril de 2023
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Dicas para lidar com funcionários difíceis

  1. Mantenha o foco na equipe. Procure aumentar o comprometimento dos colaboradores, tratando os assuntos em conjunto. ...
  2. Seja transparente. ...
  3. Faça a gestão do tempo. ...
  4. Invista na gamificação.

Como demitir um funcionário de forma diplomática e transparente?

  1. Exponha a razão real da demissão. ...
  2. Forneça feedbacks. ...
  3. Não fique “de conversa fiada” ...
  4. Mantenha a cordialidade. ...
  5. Reconheça as qualidades do funcionário. ...
  6. Mantenha as portas abertas.

O importante é argumentar de forma clara, sem qualquer rodeio.” Conversa - A bronca não deve ser dada na frente dos outros colaboradores. Esta é uma situação constrangedora para todos da equipe, e acaba desmotivando os profissionais. O ideal é escolher um lugar reservado para conversar com o funcionário.

Dicas para conquistar a autoridade da equipe

  1. Mostre paixão pelos objetivos da empresa. ...
  2. Envolva todos integrantes da equipe. ...
  3. Demonstre confiança nos colaboradores. ...
  4. Reconheça as contribuições dos funcionários. ...
  5. Solicite ideias para a equipe. ...
  6. Recompense os funcionários de alto desempenho. ...
  7. Demonstre interesse pela equipe.

As 7 máximas do péssimo funcionário

  1. 1 Comprometimento zero.
  2. 2 Apropriar-se das ideias dos outros.
  3. 3 Não aceitar feedbacks.
  4. 4 Falar mal de lugares e colegas com quem já trabalhou.
  5. 5 Puxar o tapete.
  6. 6 Chegar sempre atrasado.
  7. 7 Descontrole emocional.

Como lidar com pessoas arrogantes no trabalho?

  1. Combata a arrogância com bom humor. O bom humor desarma as pessoas arrogantes. ...
  2. Não leve a arrogância para o lado pessoal. ...
  3. Ignore tentativas de chamar atenção. ...
  4. Seja um bom exemplo. ...
  5. Exercite a empatia. ...
  6. Saiba quais batalhas deve escolher. ...
  7. Seja assertivo.

Falta de reconhecimento
Mais do que apenas conceder o salário, a liderança deve valorizar os empregados, elogiando aspectos positivos e motivando para a melhoria constante. Quando essa relação de valor não existe, o funcionário pode perder o interesse pelo trabalho e ficar descontente com a rotina.

Pessoas que reclamam: como lidar com elas ?

  1. 1) MUDE O ASSUNTO. Não dê guarida para o “RECLAMÃO”. ...
  2. 2) ABRA O JOGO. Diga que você fica incomodado quando uma pessoa reclama o tempo todo contigo, Coloque as cartas na mesa. ...
  3. 3) CONCORDE, DISCORDANDO. ...
  4. 4) REPROGRAME O HÁBITO PARA GRATIDÃO.

Como a reclamação deve ser feita? Segundo o consultor do Grupo Soma, Antenor de Toledo Barros Neto, a reclamação primeiro deve ser feita diretamente ao colega. “O primeiro passo é procurar o colega. Se não houver mudança após a conversa, é indicado conversar com o gestor”, explica.

Dicas para lidar com funcionários difíceis

  1. Mantenha o foco na equipe. Procure aumentar o comprometimento dos colaboradores, tratando os assuntos em conjunto. ...
  2. Seja transparente. ...
  3. Faça a gestão do tempo. ...
  4. Invista na gamificação.

O assédio moral no trabalho pode ser entendido como uma espécie de violência ao empregado, a qual consiste na prática de uma série de situações vexatórias que causem humilhação, constrangimento e ofensa à dignidade do trabalhador.

O ato de indisciplina se configura quando um trabalhador desrespeita as diretrizes internas da empresa, como normas, circulares e regulamentos. Enquanto isso, a insubordinação se refere ao descumprimento de ordens pessoais que são dadas pelo líder a determinada pessoa individualmente ou em grupo.

Confira algumas ferramentas para tornar os desligamentos mais humanizados.

  1. Respeito é a chave de uma demissão humanizada. ...
  2. A notícia do desligamento deve ser dada pela liderança. ...
  3. Prefira reuniões de demissão presenciais. ...
  4. Se possível, ofereça assistência a quem for demitido. ...
  5. Porta-vozes podem humanizar demissões em massa.

O cenário mais adequado é que ela seja agendada com pelo menos 24 h de antecedência, e que sejam realizadas antes das 10 h nessa hipótese. Já a comunicação da dispensa, bem como a reunião, em si, deve ocorrer da mesma forma como as demais.

Chamar a atenção em público
Em primeiro lugar essa atitude denota falta de respeito. O chefe expõe a pessoa a uma situação delicada e às vezes ela não tem como se explicar ou se defender na frente da equipe. Outro aspecto é que o líder está falando a partir do seu olhar diante da situação.

Dê sugestões para resolver o problema
Além de apontar os problemas, é importante que líder e liderado, em conjunto, verifiquem o que podem fazer para solucionar o problema ou ao menos para evitar que ele se repita. Pode ser, por exemplo, que o líder deva dar alguns conselhos sobre conduta profissional.

Líder é Modelo: Não deve falar que mais tarde vejo isso
Talvez essa seja a frase que mais incomode ou irrite os liderados. Quando o líder quer algo ele quer para ontem e quando o liderado pede algo, o líder diz que vai ver depois. Muitas vezes o líder fica vendo a mais de meses até cair no esquecimento.

“Para definir os seus limites, primeiro você precisa ser claro sobre o que deseja alcançar”, afirmou Elena Touroni. “Observe os momentos em que se sente estressado, com raiva ou frustrado no trabalho. Muitas vezes, esses são sinais de que você precisa estabelecer um limite”, complementou a psicóloga.

Boa leitura!

  1. Estimule a mudança de comportamento com benefícios corporativos voltados à qualidade de vida. ...
  2. Promova uma cultura de valorização do colaborador. ...
  3. Ofereça cursos de inteligência emocional. ...
  4. Humanize as relações no trabalho.