O que fazer com telefonemas indesejados?

Perguntado por: rsantos5 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Após o prazo de 30 dias, se o consumidor continuar recebendo as ligações, pode procurar os procons em todo o país para realizar a reclamação e exigir o cumprimento da medida. Diversos estados também criaram leis regulando a proibição e defesa dos consumidores em casos de abusos de empresas de telemarketing.

Basta acessar o link denuncia-telemarketing.mj.gov.br.

Caso a vontade do consumidor não seja respeitada, registre a quantidade de vezes e horários em que as ligações acontecem e procure a justiça. “Em casos mais insistentes, o consumidor deve acionar a justiça e entrar com um processo contra a empresa responsável pelo incômodo”, acrescenta Alex Augusto Vaz Rodrigues.

Como fazer cadastro Não me Perturbe

  1. Acesse o site;
  2. Clique em “Solicitar Bloqueio” e faça login;
  3. Informe seu número de telefone, com DDD, e selecione as empresas que deseja bloquear as ligações;
  4. Clique em “Cadastrar Telefone”;
  5. Digite o código recebido por SMS para concluir o cadastro de bloqueio.

Cadastrar no “Não Me Perturbe” da Anatel

  1. Faça seu cadastro. Clique em “Quero me cadastrar”, acima de “Efetuar login”, e informe seus dados pessoais como nome completo, CPF, e-mail e senha; para avançar a tela, toque em “Prosseguir”;
  2. Valide seu e-mail. ...
  3. Faça login. ...
  4. Solicite o bloqueio de ligações. ...
  5. Valide a solicitação.

Muito provavelmente, o que acontece quando seu telefone toca, você atende e, então, desligam na cara, é que seu número está sendo usado por um sistema de telemarketing, feito para atingir a maior quantidade possível de consumidores.

Conhecido como “número de Sadako”, o 090 444 444 44 é dito como amaldiçoado no Japão. A história é que quem ligava para esse número escutava sons estranhos e assustadores e, após uma semana, morriam.

Desde 2019, o bloqueio de ligações indesejadas, seja de operadoras ou instituições financeiras, pode ser feito pela ferramenta Não Me Perturbe, que atua 30 dias após o cadastro.

As ações indenizatórias podem ser ajuizadas quando o telemarketing ultrapassa os limites da livre propaganda e invade a privacidade do consumidor, expondo-o ao ridículo. Quando a empresa começa a insistir e for invasiva, o consumidor tem o direito de recorrer a uma indenização.

As empresas não poderão ligar para a mesma pessoa mais de 3 vezes por dia; Pesquisas e sorteios não poderão ser usadas como pretexto quando a real intenção da ligação for a venda de produtos; Ligações que oferecem um serviço ou produto já cancelado pelo consumidor dentro de um período de 12 meses são proibidas.

1 – Pense no quadro geral
Ter isso em mente pode ajudá-lo a se distanciar da atitude deles e entender melhor a situação. Não leve para o lado pessoal, pois a frustração pode ter um histórico diferente, não relacionado a você de forma alguma.

8 dicas para conquistar clientes por telefone

  1. 1 – Conheça muito bem o perfil do potencial cliente.
  2. 2 – Tenha um script muito bem feito.
  3. 3 – Seja breve, objetivo e assertivo.
  4. 4 – Ofereça vantagens ou benefícios.
  5. 6 – Cuide da comunicação.
  6. 7 – Conheça muito bem a empresa e o produto/serviço oferecido.
  7. 8 – Agende a visita.

Marcar chamadas como spam
Você pode marcar todas as chamadas de um número como spam para não receber mais chamadas dele e denunciar o criador de spams. No dispositivo, abra o app Telefone . Toque na chamada que você quer denunciar como spam. Toque em Bloquear/denunciar spam.

Ao efetuar a chamada de um número bloqueado, a ligação cai direto na caixa postal e não é completada. Porém, se você conseguir ligar para a pessoa que te bloqueou a partir de outro número, isso significa que o telefone dela continua funcionando.

As ligações de cobrança de dívidas são permitidas, mas não podem ser a qualquer hora ou inúmeras vezes ao dia. Portanto, ligações excessivas são proibidas, assim como as chamadas em horário de descanso (à noite ou nos fins de semana).

Segundo o livro bíblico do Apocalipse, 666 é o número do demônio.

O que são essas ligações que não falam nada e desligam na cara? Na maioria dos casos, as ligações insistentes que desligam antes mesmo de você dizer alguma coisa fazem parte de uma estratégia dos call centers que tem como objetivo não deixar os atendentes de telemarketing ociosos.

Opção alternativa

  1. Baixe o Truecaller. No Google Play Store ou App Store, pesquise por Whoscall e baixe no seu celular;
  2. Clique em “Começar” Na tela inicial do app, clique no botão verde “Começar”;
  3. Clique em “Aceitar e continuar” ...
  4. Coloque o app como padrão. ...
  5. Faça login. ...
  6. Defina todas as permissões do app. ...
  7. Insira o seu DDD.