O que fazer com shampoo e condicionador vencido?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 19 votos

Em relação ao descarte de cosméticos, se você não for mais usar um produto dentro da validade, doe-o para uma pessoa que tenha interesse. Mas se não houvernenhuma outra alternativa, descarte-os no lixo comum, sempre os soltando das embalagens plásticas para evitar o consumo por outra pessoa.

Produtos capilares vencidos, assim como outros cosméticos, também devem ser evitados pois degradam e levam a perda de eficácia, podendo ainda desencadear processos alérgicos, até mesmo queda capilar.

Produtos vencidos fazem mal para a pele e para o cabelo? Podem fazer muito mal, sim. Usar cosméticos fora do prazo de validade não só faz com que o produto não garanta mais o mesmo efeito, como também abre precedentes para que ele piore a situação para o qual foi desenvolvido.

“Normalmente, um produto por abrir pode durar três anos e, depois de aberto, um“, explica.

O Projeto de Lei 1386/19 assegura ao consumidor que constatar produto à venda com prazo de validade vencido o direito a receber gratuitamente uma unidade de produto idêntico ou similar dentro da validade.

Segundo o portal Glam, podem ir entre os seis e os 12 meses, mas por vezes até é algo mais alargado.

Logo, o uso do sabonete vencido também pode causar complicações como alergias, manchas, irritações e sensibilização na pele, além de infecções mais sérias”, explica a especialista em Estética e Cosmetologia Isabel Piatti, embaixadora do Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas (CIA) e ...

É possível sim utilizar produtos de diferentes linhas!

Por isso, fique atento aos prazos recomendados de consumo: os alimentos naturais, por exemplo, têm menor data de validade, assim, o prazo depende do armazenamento e perecibilidade do alimento. “No geral, se bem armazenados, dura de 3 a 7 dias (em resfriamento)”, ressalta a nutricionista.

Embora alguns produtos possam ser consumidos após a data de validade, tudo depende da forma como são armazenados. A primeira dica, é confiar nos nossos sentidos: devemos observar o alimento para tentar perceber se o estado em que se encontra é normal e seguro para consumo.

Teoricamente, pode-se comer um produto vencido, porque a validade deles têm uma certa margem de segurança. O consumidor tem um prazo esticado por cerca de 10 dias para consumir o produto, já que, por exemplo, um produto com validade de 30 dias, na verdade, tem validade até 40 dias.

Afinal, se você deseja uma rotina prática para cuidar da sua pele, já deve ter se perguntado “pode passar hidratante corporal no rosto?”. Para facilitar, já adiantamos que a resposta para essa pergunta é sim!

Como fazer o pré-poo
Não tem mistério: basta passar um produto no comprimento dos fios e deixar agir por cerca de 15 minutos antes de higienizar. “O mais comum é usar óleos vegetais 100% naturais, como coco e argan, condicionadores, cremes multifuncionais ou máscaras de hidratação leves”, indica Aline.

Maquiagem e cosmético têm prazo de validade e deve ser respeitado. O uso desses produtos depois da data do vencimento pode causar alergias e até infecções, com o risco de deixar sequelas na pele.

A data de validade determina o tempo que o produto se encontrará em boas condições para consumo ou uso. As datas de validade são colocadas nos produtos indicando dia, mês e ano ou também apenas o mês e o ano. Sendo a data de validade de um produto 09/2017 o 09 desta data indica apenas o mês que o produto vencerá.

Dos que não tem claramente escrito na embalagem, por via de regra a data de validade vem sempre acima e escrita de forma clara a data de vencimento do produto. Como pro exemplo: 20/02/2020. Abaixo, onde não há barras ou pontos separando os numerais, é o lote do produto.

Para alimentos e produtos que duram até três meses, exige-se que o formato de data de validade e fabricação inclua pelo menos dia e mês. Já alimentos que ultrapassem esse prazo podem informar mês e ano.

Prazo de validade, data de vencimento ou consumo preferencial, resumidamente, mede a vida útil de um alimento. Em outras palavras, é uma data aproximada que indica o tempo que transcorre desde o preparo do alimento até sua deterioração, quando torna-se impróprio para consumo.

O recomendado é procurar cooperativas especializadas na coleta deste material. A Dinâmica Ambiental, por exemplo, é uma empresa de engenharia reversa, especializada em soluções para descaracterização e destinação correta de todos os tipos de aerossóis e produtos inservíveis.

QUAIS OS PERIGOS EM SE USAR PERFUME VENCIDO? Eles podem provocar alergias na pele e manchas. Isso pode ser agravado se exposto ao sol, especialmente quando o produto é cítrico. Muitas pessoas costumam apresentar alergias a perfumes que contenham bergamota, por exemplo.