O que fazer com policiais corruptos?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

“O empresário deve procurar os órgãos responsáveis pelo funcionário público corruptor e, no caso de serem policiais militares ou civis, a vítima deve procurar a Corregedoria de tais policias”, diz o advogado. Ambos concordam, no entanto, que a via judicial deve ser evitada.

bandido. 1. Indivíduo que pratica atividades criminosas; assaltante, malfeitor.

Polícia Militar de Roraima

A Polícia Militar de Roraima (PM) já foi considerada a menos corrupta do Brasil, conforme pesquisas nacionais.

É possível efetuar denúncia através do site da Secretaria de Segurança Pública no ícone WEB DENÚNCIA, ou através do telefone 181 Disque Denúncia, ou ainda, se dirigir à Delegacia de Polícia mais próxima para obter informações. Lembrando que em casos de emergência ligue para o 190 e acione a Polícia Militar..

Mark há 7 anos. Disque denuncia 181 - O disque denúncia garante o sigilo absoluto do denunciante, que pode delatar todos os tipos criminosos, assim como policiais corruptos.

Quem investiga os crimes cometidos pelos policiais é a Corregedoria, órgão que existe na estrutura de todas as Polícias. O Ministério Público, por meio do exercício de seus poderes investigatórios e do controle externo da atividade policial, também o faz.

Lucci tinha um personagem no elenco fixo de "Pega Pega", Cássio, e seu nome consta nos créditos da abertura. De acordo com o site da novela, "Ex-sócio de Eric. Diferentemente do empresário, é interesseiro, corrupto e o prejudicou em alguns negócios. Só pensa em dinheiro e tem envolvimento com Malagueta e Timóteo.

O crime de corrupção ativa, oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício, é punido com reclusão, de dois a 12 anos de prisão e ainda o pagamento de multa. O crime é citado no artigo 333 do Código Penal Brasileiro.

A Corregedoria da Polícia Militar é responsável pela análise, investigação, solução e/ou encaminhamento de denúncias de crimes e infrações administrativas praticadas por policiais militares.

Trazendo essa concepção para o nosso contexto, é possível verificar que a corrupção policial prejudica a eficiência da Justiça na medida em que utiliza mecanismos informais e ilegais para distribuição privile- giada da informação.

Batalhão de Operações Especiais

O Batalhão de Operações Especiais, mais conhecido como BOPE, é uma tropa de elite da polícia, treinada especialmente para o combate em diversas situações e para o resgate de reféns, está presente em alguns estados brasileiros.

Este serviço centralizado permite que qualquer pessoa forneça à polícia informações sobre delitos e formas de violência, com absoluta garantia de anonimato. As denúncias também podem ser feitas pelo serviço telefônico 181.

a Ouvidoria do MPM pode ser acionada eletronicamente, na página do MPM; pelos telefones 0800 021 7500 (ligação gratuita), (21) 3262-7001 e 3262-7002; pelo e-mail ouvidoria@mpm.mp.br; ou fisicamente, no endereço: Av.

DISQUE-DENÚNCIA 181 Disque-Denúncia 181.

Ministério da Justiça e Segurança Pública

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) é responsável por planejar e executar políticas públicas que propiciem o combate à lavagem de dinheiro e à corrupção no Brasil.

Utilizado pela maioria das Polícias Civis, o nome "Investigador de Polícia" é substituído em alguns estados pela denominação Inspetor de Polícia, Detetive de Polícia, e ainda Agente de Polícia.

A Polícia Civil é responsável pela investigação de crimes e sua autoria, elaboração de Boletins de Ocorrência de qualquer natureza, expedição de cédula de identidade, de atestado de antecedentes criminais e de residência, bem como de registro de porte de arma de fogo e de alvarás de produtos controlados, entre outros.

O policial não pode gritar ou xingar a pessoa que está sendo revistada. Também deve tratar respeitosamente familiares que se aproximam para pedir informação sobre o ocorrido. Caso contrário, o agente pode incorrer em injúria ou abuso de autoridade.

O policial não pode te ameaçar, ser agressivo, gritar ou xingar. Ameaça para que alguém confesse algo tem nome: tortura. Sejam travestis, trans ou cis, a revista em mulheres só pode ser feita por outra mulher.

Desacatar pode ser entendido como faltar com o respeito ou afrontar. O crime de desacato ocorre quando alguém ofende um funcionário público que está exercendo seu trabalho. Esta previsto no artigo 331 do Código Penal e trata-se de crime da competência dos juizados especiais criminais.