O que fazer com pessoas ingratas e mal agradecidas?

Perguntado por: oramos . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Pessoas ingratas: o que fazer para lidar com elas?

  1. Tente colocar-se no lugar do outro. ...
  2. Mantenha o equilíbrio emocional. ...
  3. Converse com a pessoa sobre os seus sentimentos. ...
  4. Estabeleça limites. ...
  5. Corte relações com quem se recusa a melhorar. ...
  6. Dê o exemplo e estimule uma cultura de gratidão.

Jamais seja mal agradecido, porque uma hora você pode ser o lado que experimenta a ingratidão. O bem é algo tão escasso hoje em dia. Então, seja sempre grato por todos os gestos de bondade, por menor que sejam. É sempre assim: eu me dedico, me esforço pelos outros para no final não receber nem ao menos um "obrigado".

Quem não agradece (por não querer ou não saber como) acaba por invalidar os esforços e gestos positivos dos outros. E algo assim cria um impacto, sublinha o mesmo especialista acrescentando que, aos poucos, essas pessoas acabam por colher desconfiança e hostilidade por parte dos demais.

A pessoa ingrata não valoriza as bênçãos que recebeu nem agradece. Em vez disso, vê sempre os problemas e as coisas que não recebeu. A pessoa ingrata nunca está satisfeita. A Bíblia diz que devemos ser sempre gratos a Deus.

O ingrato não reconhece que sem ajuda, não chegaria a lugar nenhum. Esquece com muita facilidade as coisas boas que lhe fizeram. Vive no “seu mundo”, busca apenas os seus próprios interesses. É um tipo de pessoa que se torna cega para o amor (e doação) de quem está ao lado.

Pessoas ingratas: o que fazer para lidar com elas?

  • Tente colocar-se no lugar do outro. ...
  • Mantenha o equilíbrio emocional. ...
  • Converse com a pessoa sobre os seus sentimentos. ...
  • Estabeleça limites. ...
  • Corte relações com quem se recusa a melhorar. ...
  • Dê o exemplo e estimule uma cultura de gratidão.

A dor da ingratidão é medida pela intensidade que você ama quem a praticou. A ingratidão é uma doença da alma e só existem dois tipos de tratamento para a cura: um é muito amor, o outro muita dor. O ingrato é quem decide qual remédio irá tomar. Não ame as pessoas ingratas, pois o amor não é digno de tanta ingratidão.

Retribuir com amor, num mundo de provas e expiações, é sempre mais poderoso, pois você emanará sentimentos positivos onde quer que vá. Mesmo que, muitas vezes, Deus permita a ingratidão na sua vida, saiba que tudo ocorre para o bem maior. Diante das provas e expiações, mostre sua perseverança em fazer o bem.

Pode ser muito frustrante lidar com uma pessoa ingrata, mas é algo que todo mundo tem que fazer às vezes.
...
Tenha uma conversa honesta sobre seus sentimentos.

  1. Tente usar frases com “eu” ao invés de culpar. ...
  2. Seu tom deve ser firme, mas aberto. ...
  3. Lembre-se de que ninguém é obrigado a pedir desculpas.

1 Que ou aquele que não reconhece e não dá o merecido valor aos favores ou benefícios que lhe foram dados. 2 Que ou aquele que não recompensa devidamente o trabalho que lhe é prestado.

Por isso, a ingratidão está frequentemente associada a um sentimento de superioridade em relação ao outro. Além disso, os ingratos tendem a ser pessoas egoístas e vaidosas que, por nunca fazerem nada de bom em relação ao outro, também são incapazes de reconhecer quando alguém faz algo positivo em sua direção.

Significado de Mal-agradecido
adjetivo Que não agradece nem expressa agradecimento em relação às pessoas que o ajudaram, ou em relação às coisas que recebeu: menino mal-agradecido! Nunca me disse obrigado!

Agradecer pode acalmar a mente, estimular o autoconhecimento e fazer com que a pessoa valorize o que já tem, em vez de nutrir a ansiedade por aquilo que deseja ter. É uma sensação prazerosa que realmente causa transformações no estilo de vida.

SALMO 136 – A ingratidão de um filho dói no coração de um pai tanto quanto a nossa ingratidão dói no coração de Deus. A indiferença de um filho parte em pedaços o coração de um pai como nossa indiferença deixa triste o coração de nosso Criador, Mantenedor e Salvador.

Quantas e quantas vezes, tanto na vida pessoal como na profissional, não ficamos indignados ao nos facearmos com a ingratidão de alguém a quem ajudamos, ou que tenhamos nos dedicarmos de alguma forma, sem ao menos receber um simples OBRIGADO.