O que fazer com os bichinhos do feijão?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

O primeiro passo é o descarte de todos os alimentos que estiverem infestados por carunchos. Em caso de grandes infestações não há como reutilizar estes alimentos, pois os bichos depositam seus ovos dentro dos grãos, de modo que não se pode reutilizá-los, devendo ser feito o descarte.

De acordo com as mensagens veiculadas em épocas passadas, nem mesmo água fervente poderia eliminar o microrganismo e só seria possível fazê-lo deixando o feijão submerso em água com meio copo de vinagre durante 15 minutos. Algumas mensagens recomendavam em 2015 o uso de dois copos de vinagre.

Ele alerta ainda que, quando deixado de molho, o feijão que não está bom para consumo costuma flutuar, já que “o inseto acaba consumindo a matéria do feijão e o deixa mais aerado”. Desta forma, a atitude a se ter é simples: selecione o feijão antes do consumo e fique atento, se algum flutuar, pode descartar.

Evite que os produtos fiquem em armários totalmente fechados, abra as portas dos móveis pelo menos duas vezes por semana. Todas as embalagens já abertas devem ser colocadas em potes hermeticamente fechados. Se notar a presença dos carunchos, jogue imediatamente o alimento fora e lave os potes com água e sabão.

Antes de fechar, corte um pedaço pequeno de pão francês e empurre até meio do recipiente. Isso evita a presença de insetos. Essa dica é válida para quem quer gosta de congelar o feijão já cozido para comer durante a semana.

Os carunchos, também chamados de gorgulhos, são pequenos besouros que costumam colocar os ovos diretamente no alimento e para isso acabam perfurando as embalagens, podendo também infestar uma ampla gama de produtos.

Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas. Dessa maneira, o fitato se dissolverá na água e sua digestão será muito melhor.

A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

O caruncho é um inseto que destrói alimentos e outros materiais, como o papel e a madeira, e pode ser encontrado, por exemplo, em pacotes de feijão, arroz, macarrão, entre outros. Ele pertence a duas classes de insetos: os fitófagos, responsáveis pelo ataque às comidas, e os xilófagos, que deterioram madeira e papel.

COMO EVITAR:Depois de abertos, guarde os alimentos hermeticamente fechados, coloque uma folha de louro dentro do pote para afastar caruncho/gorgulho/brocas. Mantenha os armários da despensa sempre limpos, sem alimentos derramados nas prateleiras.

“Após a fêmea colocar os ovos sobre ou dentro dos grãos, dependendo da espécie, as larvas se alimentam da parte interna dos grãos deixando galerias e, muitas vezes, dependendo da quantidade de larvas, não sobra quase nada.

Os inseticidas mais indicados para o controle dessas duas espécies de caruncho são pirimiphos-methyl e fenitrothion. Alguns países utilizam pós derivados de plantas ou seus extratos para o combate a estes insetos.

Carunchos são favorecidos por ambientes úmidos. Portanto, sempre que possível, mantenha por um período as portas dos armários abertas para que o espaço fique arejado. É válido também se certificar de que não há problemas de vazamentos no cômodo.

Os carunchos são bichinhos que podem ser encontrados dentro dos armários da cozinha alimentando-se de produtos como arroz, feijão, farinha, grãos, macarrão, entre outros.

Exemplo de uso da palavra Caruncho-do-feijão:
Bichinhos brancos que aparece depois que se cozinha o feijão.