O que fazer com o som alto do vizinho?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Como lidar com os vizinhos barulhentos?

  1. 1) Tente dialogar primeiro. Antes de chamar a Polícia ou mover qualquer tipo de ação judicial, a melhor alternativa é sempre o bom e velho diálogo. ...
  2. 2) Invista em um isolamento acústico. ...
  3. 3) Reclame aos órgãos competentes.

Você também pode pedir que outros condôminos e o próprio síndico assinem a carta para dar mais peso à solicitação. Se o seu condomínio utilizar uma plataforma online, o registro pode ser feito digitalmente. Basta abrir uma comunicação e enviá-la diretamente ao vizinho em questão.

Pois bem, compre caixas de foguete(fogos de artifício) acenda-os e mire em direção ao foco do barulho. A pólvora será ejetada e explodirá assim que entrar em contato com a caixa de som e fará um belo estrago. Também pode ser lançado bombinhas explosivas(treme terra) em conjunto, para dispersar os baderneiros.

A lei estabelece limites diferentes para o período do dia, que vai das 7h até as 22 horas, e o período da noite, onde os limites são menores, indo das 22h até as 7 horas. Nos domingos e feriados, entre as 22h e 8 horas da manhã. Art.

Telefone 181. Ou denuncie pelo site: http://www.ssp.sp.gov.br/SERVICOS/denuncias. O disque denúncia garante o sigilo absoluto do denunciante, que pode delatar todos os tipos criminosos, assim como policiais corruptos.

O cidadão que tiver seu sossego perturbado por estabelecimentos, vizinhos ou mesmo carro na rua, pode ligar na central do Sistema de Operação Integrada (Siop) através do 190 e do 153.

Artigo nº 1277 da Lei 10.406/02
Esse artigo pode englobar várias contravenções, como gritaria, emprego de som alto fora do horário apropriado e até provocar o barulho de animais de estimação. Essa infração é considerada “leve”.

O que fazer com som alto do vizinho? Pode ser formulada denúncia perante o órgão responsável pela política de meio ambiente (Seuma), para análise do nível de ruído, se está dentro dos limites permitidos. Caso não, o órgão notificará o infrator, com aplicação de multa.

Já a Norma Brasileira (NBR) 10151:2019, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece que a emissão de ruídos em zonas residenciais não deve ultrapassar os 55 decibéis no período diurno (entre 7h e 20h) e 50 decibéis no período noturno (das 20h às 7h).

Perturbar o sossego alheio (mediante gritaria, algazarra, abuso de instrumentos musicais, sinais acústicos, dentre outras situações) é crime, nos moldes do artigo 42 do Decreto-Lei Nº 3.688/41, passível de prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.

  1. POLÍCIA MILITAR. 190.
  2. BOMBEIROS. 193.
  3. POLÍCIA CIVIL. 197.
  4. DISQUE DENÚCIA. 181.

Lei do Silêncio: Como lidar com vizinhos barulhentos
Na capital paulista e em Curitiba, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 156.

50 dB – Conversação normal.

O Disque Silêncio é um serviço de atendimento às denúncias de poluição sonora. O cidadão que se sentir incomodado pelo excesso de barulho, pode fazer sua denúncia e aguardar a visita dos agentes de fiscalização.

A perturbação do sossego é o barulho excessivo realizado por vizinhos e que incomoda outras pessoas. Existem leis que evitam essa situação e garantem que a perturbação de sossego seja um crime. Se tem um assunto que causa conflito entre os vizinhos, é a perturbação do sossego.